O título veio em um dia repleto de desafios. A prova foi marcada pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no fim de semana, o que tornou as condições da especial ainda mais adversas. “Enfrentamos um grande temporal no sábado, que deixou todo o trajeto com muita lama e bastante escorregadio. Mesmo assim conseguimos terminar o dia na liderança”, explica o piloto.
Para Ulysses, o bom trabalho de Marcelo foi essencial para o desempenho do dia. “Mesmo com pouca visibilidade e muito barro na pista, ele conseguiu transmitir muita confiança e não errou nenhuma referência. Foi uma prova praticamente perfeita”, elogia.
Com a liderança no primeiro dia de provas, a dupla usou uma tática mais conservadora e administrou a vantagem durante todo o domingo, terminando a etapa em segundo lugar, resultado que garantiu o título na geral de 2014.
“Enfrentamos as mais diversas condições de pista durante o campeonato, e o Lancer Evolution X foi o melhor carro que podíamos esperar. Além de rápido, o sistema eletrônico de controle de tração sempre nos deixou em vantagem. Pudemos ter a prova definitiva disso na última etapa”, ressalta Ulysses.
Ainda este ano, Ulysses e Marcelo enfrentarão a última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade e também a final do Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade. “Mesmo após o título, vamos continuar buscando as primeiras colocações. Temos confiança em nosso trabalho e também no carro”, afirma o piloto.
Ulysses e a Mitsubishi
A história de Ulysses com a Mitsubishi teve início em 1996, quando foi lançada a Copa Colt junto ao Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Em seu primeiro ano com a marca, o piloto já saiu vitorioso, o que estreitou ainda mais a parceria e culminou na vitória, em 1998, no Rally dos Sertões com a primeira L200 cabine dupla para competições.
“Depois dessas vitórias, comecei a correr com o Lancer Evo. Fui campeão em todos os anos que competi com esse carro, inclusive o inédito título de Campeão Sul-Americano de Rally de Velocidade para carros de produção (grupo N4), em 1998. Sou o único brasileiro até hoje a conquistar esse título”, lembra Ulysses.
Em 2013, a parceria conseguiu mais dois títulos: o Campeonato Brasileiro e o Gaúcho de Rally de Velocidade. “Estamos muito honrados em repetir essa parceria entre o Lancer Evo, com quatro títulos do WRC e onze do P-WRC, e o Ulysses, que tem uma longa história de sucesso com a Mitsubishi. Será mais um teste para a dupla”, afirma Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi.
Calendário do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
6 de dezembro – Curitiba (PR)
Calendário do Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade
22 de novembro – Lavalleja /Uruguai
Thiago Padovanni
Carolina Vasconcellos
Fernando Menezes
Fernando Solano – Gerente de Comunicação
Foto: Divulgação/Mitsubishi