Fernando também voltará a ter a companhia de Natasha Pedot como navegador neste rally. “Nossa principal expectativa é terminar um prova sem problemas, em todas as etapas este ano tivemos algum percalço, o menor deles foi um pneu furado. E mesmo com este problemas tivemos um terceiro lugar na primeira etapa do campeonato, então com a evolução que tivemos acredito poder fazer uma boa prova e lutar pelas primeiras colocações no campeonato Gaúcho, sendo esta a penúltima etapa ou talvez a última, seria para fechar a participação com chave de ouro para nós, um lugar ao pódio”, aponta o piloto.
Fernando e Natasha devem competir em categorias diferentes nos dois campeonatos. Pelo Nacional, a dupla mantém a disputa na categoria CBR2, enquanto no regional terá pontuação valendo para a categoria RC5. Ambas são para carros de tração 4×2, porém a CBR2 possui um padrão mais forte de preparação.
O piloto, da equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos Imobiliários/Bolicho do Tio Chico), explica o porque das mudanças para este rally. “Iremos voltar a competir com o Ford KA, pois temos muitos problemas com o Peugeot 206, e não há tempo hábil para resolver. Enfrentei uma prova duríssima em Ponta Grossa, a qual tive bastantes avarias no carro que não há tempo para arrumar e resolvemos voltar para o Ford Ka. Vamos terminar o ano com o carro e preparar o Peugeot para o ano que vem ou quem sabe alguma novidade”, explica Fernando.
A equipe fez um treino com o Ford KA no último sábado, já mirando a preparação final para a etapa de Panambi.
Voltando ao palco da estreia
O rally de Panambi é especial para o piloto Fernando Solimann. Foi lá que ele fez sua estreia no rally de velocidade, andando ao lado do pai, Laurindo, na oportunidade como navegador. “Foi também o último ano que teve prova lá na cidade de Panambi, mas como faz três anos que não há mais provas lá já vieram me perguntar sobre como é andar na região e a minha recordação é de um piso bastante compacto na maior parte dos trechos, com alguns pontos de alta velocidade e outros curtos, com bastante cascalho, onde inclusive teve um acidente com um competidor em um destes pontos, porém não terminamos aquele ano pois tivemos uma pane elétrica no carro. Mas no geral é um lugar bom de andar e com toda a certeza será uma prova com alta velocidade”, enfatiza Fernando.
Desta vez, Fernando será piloto e volta a andar com Natasha como navegadora. “Esta será a quarta prova do ano que vamos andar juntos, quase não íamos conseguir andar de novo, mas agora já resolvemos e vamos para a prova. Isso trás uma confiança um pouco maior para acelerar, pois acabei andando com quatro navegadores diferentes este ano e nenhum deles fez mais de uma prova, somente a Natasha, então isso acaba trazendo um pouco mais de confiança, para brigar por posição melhor e mais a frente no grid”, diz Fernando.
O piloto cita ainda que a principal meta é poder completar a corrida. “Com a evolução que tivemos, esperamos fazer uma prova sem problemas, chegar ao final pela primeira vez no ano sem algo a ser lamentado e tentar conseguir um lugar no pódio no campeonato Gaúcho, como foi conseguido na primeira etapa deste ano, para dar um retorno aos patrocinadores e assim ter um incentivo maior para o resto do campeonato”, completa o piloto Fernando Solimann.
O rally de Panambi
A prova em Panambi começará sua programação ainda na sexta-feira, dia 17. Neste dia os competidores farão o reconhecimento das especiais, o treino final de ajuste dos carros e também participarão de uma largada promocional, na apresentação oficial ao público.
Já no sábado e domingo, dias 17 e 18, o rally será composto pela disputa de seis especiais no primeiro dia, e outras cinco no segundo dia.
A prova pelo Campeonato Gaúcho vale apenas nas especiais de sábado. Já quem optar por competir também no Brasileiro, terá de competir nos dois dias.
O parque de apoio do rally, onde ficarão montados os boxes das equipes, estará localizado junto ao Parque Municipal de Panambi. O acesso ao parque, assim como nas especiais da prova, será gratuito ao público.
PROGRAMA DO RALI DE PANAMBI
Sexta-Feira – 17 de Outubro de 2014
07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal
08h00 Abertura da Sala de Imprensa – Parque Municipal
08h00 Inicio do reconhecimento das Provas Especiais
08h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR1
09h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR2
10h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR3
11h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. Convidados
14h00 Inicio da 2ª Vistoria Técnica – todas as categorias brasileiro (com multa)
14h30 Inicio da Vistoria Técnica do Gaúcho
15h00 Encerramento da 2ª Vistoria Técnica do Brasileiro
15h00 Inicio do SHAKEDOWN (todas as categorias)
17h00 Encerramento do Credenciamento de Imprensa
17h00 Encerramento do SHAKEDOWN
18h00 Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
18h00 Encerramento da Vistoria Técnica do Gaúcho
19h00 Largada Promocional (participação obrigatória de pilotos e navegadores)
21h00 Divulgação da Ordem de Largada
Sábado – 18 de Outubro de 2014
09h23 Largada do primeiro carro na PE-1
09h41 Largada do primeiro carro na PE-2
11h44 Largada do primeiro carro na PE-3
12h03 Largada do primeiro carro na PE-4
14h02 Largada do primeiro carro na PE-5
14h20 Largada do primeiro carro na PE-6
18h00 Divulgação da Ordem de Largada de Domingo
Domingo – 19 de Outubro de 2014
08h43 Largada do primeiro carro na PE-7
09h21 Largada do primeiro carro na PE-8
09h54 Largada do primeiro carro na PE-9
11h47 Largada do primeiro carro na PE-10
12h20 Largada do primeiro carro na PE-11
14h00 Divulgação dos resultados / Premiação
Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro