Rally Erechim

Brasileiro de Rally chega a Santa Catarina e promete show de velocidade

Cidade de Tijucas recebe a prova que valerá pontuação também para os regionais do PR e SC além da terceira etapa do Nacional
tijucas-show

 
Mais de 25 carros no grid e o resgate da prova de Tijucas no calendário nacional de rallys prometem ser ingredientes que vão marcar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, a ser disputada neste final de semana, entre os dias 8 e 10 de agosto. A cidade de Tijucas, que fica próxima ao litoral catarinense, entre as cidades de Balneário Camboriú e Florianópolis, será a sede do show de velocidade.

Competidores de vários estados brasileiros estarão na disputa que valerá pontuação para o Nacional, mas também para os regionais do Paraná e Santa Catarina. Líder do Catarinense e vice-líder no Brasileiro, o piloto de Blumenau, Toninho Genoin, da equipe Na Duvida Acelera Racing promete empenho para deixar a vitória na categoria CBR3 em casa. “Vencemos em Pomerode, na primeira etapa, e vínhamos muito bem em Erechim, na última prova. Infelizmente um furo de pneu e alguns problemas mecânicos tiraram a chance de a gente se manter na liderança da categoria. Porém, estamos bem próximos dos líderes e vamos para Tijucas em busca de mais um bom resultado e tentar sair de lá líderes do Campeonato”, aponta o piloto que compete ao lado do navegador Maicol de Souza.

Seus adversários diretos nesta briga são os gaúchos Evandro Carbonera/Eduardo Tonial, da Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Lussani/Copare/Lorenci/Sinai Agroinsumos e Máquinas) e os paranaenses Marco Malucelli/Vinicius Anziliero, da equipe Pro Macchina Motorsports (JMalucelli/Paraná Banco/Coepar/Mercury). Carbonera e Tonial são os atuais líderes da categoria. “Temos como meta e objetivo principal terminar essa etapa como líder da nossa categoria. Essa etapa é totalmente nova para nós, um piso diferente, mas ao mesmo tempo empolgante”, explica o navegador Tonial.

“Nossa expectativa é primeiro completar a prova. Desta maneira conquistaremos pontos importantes para o Campeonato”, destaca o piloto Marco Malucelli, que também andará na região pela primeira vez.

Ainda na categoria CBR3, outra dupla gaúcha quer bom desempenho. Será a primeira vez que Cassandro Maloz e Luis Felipe Trentin, da ART Rally (Da Terra Agronegocios , Morgan Sementes, Griebler Materiais de Construção e Pré Moldados, Trentin Automóveis), competirão fora do RS. “A prova em Tijucas será nossa primeira prova fora do Rio Grande do Sul, mas conhecemos o local e o tipo de piso, precisamos controlar a ansiedade para termos um bom desempenho”, destaca o piloto Cassandro Maloz.

Quem também virá do RS para esta briga na CBR3, é a dupla dos irmãos Fernando e Felipe Solimann, da Solimann Racing (Solimann Empreendimentos/Bolicho do Tio Chico). “Nesta prova inédita para nós, temos que procurar ficar atento a todos os detalhes do terreno e fazer um levantamento minucioso, para não ter surpresa desagradáveis, levar o padrão do levantamento a risca e não arriscar em graduação de curvas”, aponta o piloto.

Liderança na CBR1

A categoria mais forte do Brasileiro não tem competidores de SC. A dupla paranaense Ricardo Malucelli/Giovani Bordin, da UB Rally Rally (JMalucelli, Esthétic Cars Details, Rádio Transamérica – apoio Ogio, Paraná Banco, Citra Bar) é a atual líder da categoria, após duas etapas.

“Com certeza foi uma grata surpresa a liderança do campeonato. Para Tijucas vamos continuar andando num ritmo seguro para conhecer o carro e sempre pensando em pontuar”, aponta o piloto, que compete na categoria pela primeira vez.

O rally de Tijucas

A programação do Rally Rota SC começa na sexta-feira, 8, com a montagem dos boxes das equipes, junto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, localizada na avenida Hercilio Luz, 400, no centro da cidade.

No mesmo local ficará toda a estrutura do parque de apoio e também acontecerá a premiação aos vencedores, no domingo. Na sexta-feira os competidores fazem o reconhecimento das especiais do rally. Serão três trechos diferentes, um com 27,8 quilômetros de comprimento, outro com 6,5 e um terceiro com 18,3 quilômetros.

No total serão 140 quilômetros de trechos cronometrados em oito especiais, entre o sábado e domingo. Ainda na sexta haverá o shakedown, o treino final de ajuste dos carros. Estes será realizado em uma pista a cerca de 400 metros após a ponte de Tijucas, a direita no sentido Sul da BR 101.

O público poderá acompanhar a largada promocional a partir das 20h, que acontecerá em frente a Concha Acústica, na avenida Hercilio Luz.

A corrida acontece no sábado e domingo. O acesso ao parque de apoio, shakedown

PROGRAMA DO RALI ROTA SC – Tijucas

Quinta-feira – 7 de agosto de 2014

9h – Abertura do Parque de Apoio (junto a Secretaria Municipal de Agricultura)
Sexta-feira – 8 de agosto de 2014
8h – Início do reconhecimento das especiais
8h30 à 11h30 – Verificações técnicas dos carros
16h – Shakedown
18h30 – Divulgação da Ordem de Largada
20h – Largada Promocional

Sábado – 9 de agosto de 2014

9h13 – Largada na Especial 1
9h14 – Largada na Especial 2
11h49 – Largada na Especial 3
12h22 – Largada na Especial 4
14h25 – Largada na Especial 5
14h58 – Largada na Especial 6

Domingo – 10 de agosto de 2014

8h13 – Largada na Especial 7
10h01 – Largada na Especial 8
12h – Divulgação dos resultados e premiação
 
Texto e foto: Edson Castro