Search
Close this search box.

Paranaense Marco Malucelli busca liderança do Brasileiro de Rally

Piloto disputa prova em santa Catarina no próximo final de semana em corrida que valerá pontuação também para os campeonatos Paranaense e Catarinense

 
O piloto paranaense Marco Malucelli vai encarar um desafio triplo neste final de semana na cidade catarinense de Tijucas, que fica próxima ao litoral, entre as cidades de Balneário Camboriú e Florianópolis. Ao lado do navegador Vinicius Anziliero, ele quer levar a equipe Pro Macchina Motorsports (JMalucelli/Paraná Banco/Coepar/Mercury) à liderança do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, na categoria CBR3. São apenas 12 pontos de diferença para os líderes, mas o campeonato está recém chegando a sua terceira etapa, o meio da temporada.

Além do Nacional, Marco também está inscrito nas provas dos campeonatos Paranaense e Catarinense. No estadual do Paraná, ele é o atual líder tendo vencido as primeiras duas etapas realizadas. A prova em Tijucas tem disputa simultânea pelas três competições.

“Nossa expectativa é primeiro completar a prova. Desta maneira conquistaremos pontos importantes para o Campeonato”, destaca o piloto Marco Malucelli, que andará na região pela primeira vez.

Se a prova é desconhecida para Malucelli, para Vinicius Anziliero não. “Embora já tenha participado deste rally, não revisei levantamentos e onbord, pois estamos buscando uma evolução em dupla e queremos fazer uma avaliação em conjunto da prova, isso faz parte do nosso crescimento como equipe”, aponta o navegador.

Marco explica que a meta é fazer com que haja uma sintonia muito boa entre piloto e navegador. “Isso nos ajudará a manter uma regularidade e conquistar pontos. Também é preciso que a equipe deixe o carro impecável para que possamos acelerar o máximo possível”, aponta ele.

O piloto salienta ainda que a equipe vem conseguindo conquistar os objetivos traçados no início do ano. “Estamos próximos de alcançar as conquistas, mas o foco é o fim do campeonato”, lembra Marco.

Ele diz que o campeonato tem se mostrado extremante competitivo nesta temporada. “Há uma disputa muito competitiva e acirrada. Tem muitos competidores competentes e experientes, acredito que eu sendo o mais novato, entre os líderes”, frisa.

O VW Gol da dupla está pronto. “Haverão poucas mudanças, alguns itens de segurança foram atualizados e um ajuste fino na eletrônica do carro será feito um dia antes da prova. Por estarmos no nível do mar, teremos diferença de acerto”, diz Marco Malucelli.

Reconhecimento será na sexta-feira

O Rally de Tijucas será composto de oito especiais, sendo seis no sábado e outras duas no domingo, totalizando mais de 140 quilômetros de trechos cronometrados. Nesta sexta-feira, dia 8, haverá o reconhecimento das especiais pelos competidores, trabalho que Marco julga de suma importância. “ O levantamento (reconhecimento) é a questão mais importante, do qual a dupla , vem se aperfeiçoando cada vez mais, pois o navegador tem muita experiência em rally”, diz o piloto.

Marco salienta que esta prova promete ter um nível técnico e competitivo bastante elevado. “Após esta, passaremos para as provas finais, e todos querem pontuar”, frisa. Quanto a etapa do Paranaense, sendo disputada no mesmo final de semana e na mesma corrida, Marco frisa que o importante será manter o foco na prova como um todo. “Estaremos concentrados na disputa do Brasileiro, pois a colocação pelo Paranaense será consequência do desempenho na prova do Nacional”, conclui Marco.

O rally de Tijucas

A programação do Rally Rota SC começa na sexta-feira, 8, com a montagem dos boxes das equipes, junto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, localizada na avenida Hercilio Luz, 400, no centro da cidade.

No mesmo local ficará toda a estrutura do parque de apoio e também acontecerá a premiação aos vencedores, no domingo. Na sexta-feira os competidores fazem o reconhecimento das especiais do rally. Serão três trechos diferentes, um com 27,8 quilômetros de comprimento, outro com 6,5 e um terceiro com 18,3 quilômetros.

No total serão 140 quilômetros de trechos cronometrados em oito especiais, entre o sábado e domingo. Ainda na sexta haverá o shakedown, o treino final de ajuste dos carros. Estes será realizado em uma pista a cerca de 400 metros após a ponte de Tijucas, a direita no sentido Sul da BR 101.

O público poderá acompanhar a largada promocional a partir das 20h, que acontecerá em frente a Concha Acústica, na avenida Hercilio Luz.

A corrida acontece no sábado e domingo. O acesso ao parque de apoio, shakedown

PROGRAMA DO RALI ROTA SC – Tijucas

Quinta-feira – 7 de agosto de 2014

9h – Abertura do Parque de Apoio (junto a Secretaria Municipal de Agricultura)
Sexta-feira – 8 de agosto de 2014
8h – Início do reconhecimento das especiais
8h30 à 11h30 – Verificações técnicas dos carros
16h – Shakedown
18h30 – Divulgação da Ordem de Largada
20h – Largada Promocional

Sábado – 9 de agosto de 2014

9h13 – Largada na Especial 1
9h14 – Largada na Especial 2
11h49 – Largada na Especial 3
12h22 – Largada na Especial 4
14h25 – Largada na Especial 5
14h58 – Largada na Especial 6

Domingo – 10 de agosto de 2014

8h13 – Largada na Especial 7
10h01 – Largada na Especial 8
12h – Divulgação dos resultados e premiação

Texto e foto: Edson Castro