Rally Erechim

Cavaletti Rally Racing defende liderança do Brasileiro em Santa Catarina

Dupla disputa no próximo final de semana o Rally Rota SC que marca a terceira etapa do nacional de rally de velocidade
tijucas-cavaletti-defende

 
A cidade de Tijucas, no litoral de Santa Catarina, vai viver clima de alta velocidade no próximo final de semana. Vem ai a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, o Rally Rota SC, entre os dias 8 e 10 de agosto. No grid, mais de 20 carros vão disputar a prova que retorna ao calendário nacional após cinco temporadas.

O rally de velocidade nacional se renovou bastante nos últimos anos, por isso, várias duplas estarão competindo pela primeira vez na cidade catarinense, que fica próxima a Balneário Camboriú. É o caso dos gaúchos Evandro Carbonera e Eduardo Tonial, da equipe Cavaletti Rally Team (Cavaletti/Lussani/Copare/Lorenci/Sinai Agroinsumos e Máquinas).

A dupla chega em Tijucas na liderança do Campeonato, na categoria CBR3 e motivada também pela liderança que ocupa ainda no Campeonato Gaúcho. “Estar liderando o campeonato para nós é muito importante, porém, a competição ainda não chegou a sua metade e tudo pode acontecer. Estamos ansiosos por esta etapa, é nova para a dupla e isso também é um novo desafio”, aponta o piloto Carbonera.

“Temos como meta e objetivo principal terminar essa etapa como líder da nossa categoria. Essa etapa é totalmente nova para nós, um piso diferente, mas ao mesmo tempo empolgante”, acrescenta o navegador Tonial.

Evandro Carbonera comenta que a meta agora é completar a prova e somar o máximo possível de pontos. A equipe RT One também trabalha para deixar o Peugeot 207 pronto para a disputa. “Devido ao problema que tivemos na etapa de Estação, pelo Gaúcho, teremos vários reparos a serem feitos até a prova de Tijucas”, destaca Carbonera.

O navegador, Eduardo Tonial, salienta que a equipe terá de manter a seriedade e profissionalismo que se comprometeu no início da temporada e procurar evoluir a cada etapa.

Este ano a dupla já disputou quatro provas de rally, vencendo duas, resultados que os colocam na liderança dos campeonatos Brasileiro (CBR3) e Gaúcho (RC4).

Rally novo x disputa pelo título

Para Evandro e Eduardo o Rally Rota SC será totalmente novo. “Nunca andei esta prova e isso é realmente um ponto emblemático, o levantamento é a parte mais importante para fazer um bom rally, então vamos nos esforçar ao máximo para fazer o melhor”, frisa o piloto. “Estaremos atentos em tudo no levantamento para não cometer erros. Conforme informações buscadas, o rally em Tijucas é muito rápido e um piso diferente de todos os outros disputados até agora”, explica Eduardo Tonial.

Se este é um novo desafio, ele também pode ser importante para quem está na disputa direta pelo título da temporada, caso da Cavaletti Rally Racing que lidera a categoria CBR3. “Esta prova pode ser definitiva para o campeonato, ou pelo menos para encaminhar uma boa colocação. Estamos chegando na metade da disputa e pontos importantes estão em jogo”, enfatiza Evandro Carbonera.

Para Tonial, esta promete ser uma das mais importantes etapas da competição para quem almeja chegar ao título. “Acredito que ao final dessa etapa poderemos ver quem chegará com chances de título, por isso da importância dela. Vamos vir com tudo para essa etapa em busca do melhor resultado possível”, diz o navegador.

O rally de Tijucas

A programação do Rally Rota SC começa na sexta-feira, 8, com a montagem dos boxes das equipes, junto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, localizada na avenida Hercilio Luz, 400, no centro da cidade.

No mesmo local ficará toda a estrutura do parque de apoio e também acontecerá a premiação aos vencedores, no domingo. Na sexta-feira os competidores fazem o reconhecimento das especiais do rally. Serão três trechos diferentes, um com 27,8 quilômetros de comprimento, outro com 6,5 e um terceiro com 18,3 quilômetros.

No total serão 140 quilômetros de trechos cronometrados em oito especiais, entre o sábado e domingo. Ainda na sexta haverá o shakedown, o treino final de ajuste dos carros. Estes será realizado em uma pista a cerca de 400 metros após a ponte de Tijucas, a direita no sentido Sul da BR 101.

O público poderá acompanhar a largada promocional a partir das 20h, que acontecerá em frente a Concha Acústica, na avenida Hercilio Luz.

A corrida acontece no sábado e domingo. O acesso ao parque de apoio, shakedown

PROGRAMA DO RALI ROTA SC – Tijucas

Quinta-feira – 7 de agosto de 2014

9h – Abertura do Parque de Apoio (junto a Secretaria Municipal de Agricultura)

Sexta-feira – 8 de agosto de 2014

8h – Início do reconhecimento das especiais
8h30 à 11h30 – Verificações técnicas dos carros
16h – Shakedown
18h30 – Divulgação da Ordem de Largada
20h – Largada Promocional

Sábado – 9 de agosto de 2014

9h13 – Largada na Especial 1
9h14 – Largada na Especial 2
11h49 – Largada na Especial 3
12h22 – Largada na Especial 4
14h25 – Largada na Especial 5
14h58 – Largada na Especial 6

Domingo – 10 de agosto de 2014

8h13 – Largada na Especial 7
10h01 – Largada na Especial 8
12h – Divulgação dos resultados e premiação

Texto e foto: Edson Castro