A dupla competirá a bordo do VW Gol, na categoria CBR3, pela equipe ART Rally (Da Terra Agronegocios , Morgan Sementes, Griebler Materiais de Construção e Pré Moldados, Trentin Automóveis). A expectativa agora é pela prova, nem tão desconhecida da dupla. “A prova em Tijucas será nossa primeira prova fora do Rio Grande do Sul, mas conhecemos o local e o tipo de piso, precisamos controlar a ansiedade para termos um bom desempenho”, destaca o piloto Cassandro Maloz.
Ele salienta ainda que será importante começar bem a corrida. “O diferencial deste rally é o primeiro dia, embora apenas duas especiais, a prova com três passagens por cada especial o torna longo. A melhor forma de buscar um bom resultado é acabar bem colocado no final de sábado para administrar no domingo”, acrescenta.
O navegador Luis Felipe salienta ainda que Tijucas é uma cidade muito importante no desenvolvimento do rally brasileiro. “Embora nunca tenhamos andado nesta região, a conhecemos bem, vendo vídeos de outros concorrentes podemos imaginar o que nos espera”, aponta ele.
A intenção da ART Rally é de participar de todas as etapas do Brasileiro neste ano. “Na primeira prova não podemos competir devido a uma batida que nos obrigou a refazer o carro, em Erechim abandonamos na penúltima especial do domingo e assim não pontuamos, mas vamos andar o restante das etapas e procurar pontuar o máximo”, frisa Cassandro.
O piloto frisa que a avaliação da atual temporada é que esta tem sido de aprendizado. “Nossa meta é correr o máximo de provas e fazer muita quilometragem para que eventuais problemas surjam e sejam solucionados, e é lógico buscando bons resultados”, completa.
O VW Gol está pronto e a principal mudança está no sistema de alimentação, pois a equipe vai andar em local ao nível do mar e as condições de pressão são muito diferentes das encontradas em regiões como Erechim.
O rally de Tijucas
A programação do Rally Rota SC começa na sexta-feira, 8, com a montagem dos boxes das equipes, junto a Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, localizada na avenida Hercilio Luz, 400, no centro da cidade.
No mesmo local ficará toda a estrutura do parque de apoio e também acontecerá a premiação aos vencedores, no domingo. Na sexta-feira os competidores fazem o reconhecimento das especiais do rally. Serão três trechos diferentes, um com 27,8 quilômetros de comprimento, outro com 6,5 e um terceiro com 18,3 quilômetros.
No total serão 140 quilômetros de trechos cronometrados em oito especiais, entre o sábado e domingo. Ainda na sexta haverá o shakedown, o treino final de ajuste dos carros. Estes será realizado em uma pista a cerca de 400 metros após a ponte de Tijucas, a direita no sentido Sul da BR 101.
O público poderá acompanhar a largada promocional a partir das 20h, que acontecerá em frente a Concha Acústica, na avenida Hercilio Luz.
A corrida acontece no sábado e domingo. O acesso ao parque de apoio, shakedown
PROGRAMA DO RALI ROTA SC – Tijucas
Quinta-feira – 7 de agosto de 2014
9h – Abertura do Parque de Apoio (junto a Secretaria Municipal de Agricultura)
Sexta-feira – 8 de agosto de 2014
8h – Início do reconhecimento das especiais
8h30 à 11h30 – Verificações técnicas dos carros
16h – Shakedown
18h30 – Divulgação da Ordem de Largada
20h – Largada Promocional
Sábado – 9 de agosto de 2014
9h13 – Largada na Especial 1
9h14 – Largada na Especial 2
11h49 – Largada na Especial 3
12h22 – Largada na Especial 4
14h25 – Largada na Especial 5
14h58 – Largada na Especial 6
Domingo – 10 de agosto de 2014
8h13 – Largada na Especial 7
10h01 – Largada na Especial 8
12h – Divulgação dos resultados e premiação
Texto e foto: Edson Castro