Já na primeira especial Tedesco e Raphael tiveram um pneu furado e continuaram até o final do trecho para trocar a roda. Mesmo com este problema, a dupla não desanimou e acelerou nas especiais seguintes para terminar o primeiro dia na liderança do Campeonato Sul-americano, mas por terem deixado a roda trocada no local para um colega levá-la ao apoio mecânico da equipe, a dupla foi desclassificada da competição continental. “O regulamento do Sul-americano é diferente do Brasileiro e exige trazer as peças trocadas. Mas como a roda estava muito danificada não tinha como amarrar e por motivo de segurança resolvemos deixar para um amigo trazer. Pra mim o importante é que na corrida nós ganhamos”, declarou Tedesco, único piloto a competir em todas as 17 edições do tradicional rally da cidade gaúcha.
Com a desclassificação no Sul-americano, Tedesco e Raphael concentraram as energias para a corrida de domingo (1/6) no Campeonato Brasileiro e tiraram a diferença dos adversários nos tempos acumulados a cada trecho cronometrado. “Hoje (domingo) as especiais estavam mais lisas do que no sábado, mas tínhamos que buscar os tempos e arriscar um pouco mais. A estratégia que combinou o pé no acelerador com a cautela deu certo e em uma das especiais recuperamos um minuto”, comemorou Tedesco, que acumula 16 títulos Brasileiros e sete Sul-americanos de Rally de Velocidade nos 30 anos de carreira completados em 2013. “Este ano não estamos disputando nenhum campeonato, mas como sou o único piloto a competir em todas as edições de Erechim e tenho um carinho muito grande pela cidade, não poderia deixar de prestigiar. Bom é saber que os títulos dos últimos anos, assim como a vitória deste final de semana, confirmam o quanto somos competitivo”, concluiu Tedesco, que pretende volta a disputar campeonatos em 2015.
A equipe TedRacing Sport conta com os apoios da Água Mineral Natural Santa Rita, Formacco Cezarium, Yokohama, Sparco e Mormaii.
Texto e Foto: Marcilênio Arruda