logo-erb-brancoverm

Carminatti e Giacomel esperam bom rally em Erechim

Dupla estará competindo em três frentes na maior prova do ano no Brasil
erechim-carminatti

 
Está chegando a hora. A partir do dia 28 de maio, até 1º de junho, Erechim viverá as emoções do 17º Rally Internacional. A prova receberá competidores de vários países para a disputa simultânea da terceira etapa do Campeonato Sul-americano, e segundas provas dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade. A equipe Astrus In Heaven Heaven (Cercena S/A/Copare/Triel-HT/Giftpalce/Winexpress/Sponchiado), da dupla Carminatti e Robson Giacomel estará competindo nas três frentes.

Pelos campeonatos Sul-americano e Brasileiro, competirá na categoria RC5, já no Gaúcho, mantém-se na RC4. “Nossa expectativa é muito boa, estamos nos preparando para realizar uma boa prova”, destaca Carminatti.

A dupla fez a estreia na temporada no Rally Nova Itália, em Severiano de Almeida, onde conquistou o primeiro pódio do ano pelo Campeonato Gaúcho. A meta agora é buscar mais um resultado positivo na prova de Erechim, nada menos que a maior da temporada. No total, o rally terá 13 especiais, em 177 quilômetros de trechos cronometrados. “Tivemos a primeira etapa do Gaúcho e isso nos ajudou a preparar os carros para 2014. Estamos ainda realizando os ajustes finais para prova de Erechim”, salienta Carminatti.

Num rally longo, outro desafio será uma das especiais, que sozinha terá mais de 30 quilômetros de trecho cronometrado. “Uma especial com padrões do Mundial, onde exige muito da dupla, piloto e navegador, tenho certeza de que essa especial pode definir o rally”, acrescenta o piloto.

Na etapa de Erechim também haverá a disputa do super-prime noturno, na sexta-feira, abrindo a corrida. “Competir à noite muda principalmente, por ser a largada do maior rally do Campeonato Sul-americano e com o maior público. Esperamos realizar um bom super prime”, frisa Carminatti.

Reconhecimento das especiais

O trabalho de reconhecimento das especiais, no Rally de Erechim, começará na quarta-feira, dia 28. Este é o momento em que o piloto passa ao navegador todas as informações que vai querer ouvir durante a corrida, como graduações de curvas e saltos. “Mesmo sendo em nossa casa, sempre precisamos nos preparar e concentrar o máximo para realizar um bom reconhecimento”, diz o navegador Robson Giacomel.

A dupla Carminatti e Giacomel tem como principal meta no ano poder brigar pelo título do Gaúcho, agora na categoria RC4, eles que são os atuais bicampeões da RC5 (2012-2013). Carminatti explica que esta promete ser uma prova importante para quem quer seguir na luta pelo título. “É muito importante concluir e pontuar na prova de Erechim, principalmente para se manter na briga pelo Campeonato Gaúcho”, completa Carminatti.

O Rally de Erechim

A programação do Rally de Erechim começa na terça-feira, dia 27 com a abertura do parque de Apoio para as equipes montarem seus boxes. Este fica junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, onde também ficará toda a estrutura da prova.

O reconhecimento das especiais será feito pelos competidores entre a quarta e quinta, dias 28 e 29. Ainda na quinta tem a largada promocional, a partir das 20h, na Praça da Bandeira, centro de Erechim. Na sexta, dia 30, uma intensa programação começa com o shakedown (treino final) e qualifying stage, este apenas para os carros 4×4. E a partir das 18h, larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente montada para a corrida, junto ao Parque da Accie.

A corrida segue no sábado, 31 de maio e domingo, 1º de junho. Quem competir pelo Campeonato Gaúcho, anda apenas a primeira parte da prova, entre a sexta e sábado. Já quem andar também para pontuar nos campeonatos Sul-americano e Brasileiro, a corrida prossegue até o domingo. Mais informações, como mapas e locais para assistir o rally, programação completa, podem ser encontradas no site do evento, www.rallyerechim.com.br.

Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro