Rally Erechim

Fábio Dall’Agnoll e Gabriel Morales vencem a primeira prova do Rally de Atibaia

Prova válida pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade teve a quarta especial cancelada em razão de um atendimento médico a uma torcedora que sofreu um ataque cardíaco
atibaia-sabado-cba

 
O primeiro dia do sexto Rally de Atibaia, nona prova do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, disputada neste sábado, no interior paulista, teve sol forte e nível elevado de tensão na disputa pelo título na penúltima etapa do ano. Tanto para os atuais líderes da 4×4 e 4×2 Super, que fizeram a prova com cautela e visando terminar entre os primeiros, mas sem correrem riscos, quanto para quem teve que acelerar fundo para diminuir a desvantagem na pontuação para a etapa final, que acontece neste domingo.

Um fato inusitado fez com que os organizadores da prova, que também é válida pelo campeonato paulista, tivessem de cancelar a quarta e última especial. Uma das ambulâncias do sistema de resgaste da prova acudiu uma moradora do local do trecho que apresentava sintoma de enfarte. “É o esporte fazendo sua parte social, assim como acontece todos os anos com as ações sociais no Rally dos Sertões”, lembrou o chefe de equipe da Pomerode Rally Team, Élcio Lange, que cuida de quatro carros no certame nacional.

Pela categoria 4×4, Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut, com um Mitsubishi Lancer, chegaram na segunda posição, mantendo a estratégia de chegar até o final e garantir a liderança do campeonato para a última etapa do ano, que será disputada neste domingo (10). Ilo Diehl/Eduardo Soneca, a dupla mais próxima dos líderes, abandonou a prova na segunda especial por causa de superaquecimento do motor do Mitsubishi Lancer número 11. Maurício Neves e KZ Morales também pararam na mesma especial por conta de um problema de motor. Fábio D’all Agnoll e Gabriel Morales com uma tocada rápida e constante marcaram a primeira vitória no ano.

Na 4×2 Super, Luís Tedesco e Rafael Furtado (Fiat Palio), mesmo com a mesma estratégia de manter a liderança do campeonato, se deram bem com uma vitória bem desenhada e conquistada com bom desempenho, ao marcarem a quinta posição na classificação geral da prova. Seus principais adversários Eduardo Barros/Rodrigo JB (Peugeot 207) também se mantiveram cautelosos e chegaram a frente da dupla formada por Lucas Arnone e Enzo Jorge (Peugeot 207). Arnone teve o câmbio de seu carro quebrado na segunda especial. Ainda assim, ele completou os 26 quilômetros do trecho usando apenas a quinta marcha.

Na categoria 207, a capotagem do Peugeot de Dimas Pimenta III e Rodrigo Konig deixaram-nos na última colocação na classificação geral, enquanto Rodrigo Mello e Pedro Eurico, com o ritmo forte exigido pelas especiais rápidas, marcaram a quarta vitória do piloto, que durante o ano trocou três vezes de navegador. Pimenta e Konig, sétimo lugar no sábado entram neste domingo ainda na liderança do Campeonato Brasileiro.

Já na 4×2, a ausência da dupla formada por Tiago Mocellin e Vinicius Anziliero, fez com que a disputa pelo título de 2013 nas duas últimas provas do campeonato ficasse entre Toninho Genoin/Sidney Broering e Jean Pimentel/Thiago Osternack. Mas a sorte não ajudou Genoin e Broering, que tiveram um pneu furado na segunda especial. Jean Pimentel ficou em segundo atrás da dupla Marcos Marcola/Gilson Rocha que foram terceiro colocados na classificação geral e o melhor colocado entre os carros com tração simples – “As especiais são muito rápidas e eu acho que valeu a experiência conseguirmos manter o ritmo para garantirmos o melhor 4×2 da prova”, comemorou Marcola.

Resultado para os quatro primeiros de cada categoria no Rally de Atibaia, 9ª prova do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade:

Categoria 4×4

1) Fabio Dall Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer 23min32s6
2) Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer 23min48s4
3) Luiz Faco/Francis Herrero – XRC Peugeot 207 – 25min12s8

Categoria 4×2 Super

1) Luís Tedesco/Rafael Furtado – Fiat Palio – 25min26s2
2) Felipe Miller/Felipe Costa – Peugeot 207 – 26min02s9
3) Heitor Pavesi/Andrey Karpinski – Peugeot 206 – 25min15s9

Categoria 4×2

1) Marcos Marcola/Gilson Rocha – W/ Gol – 25min09s7
2) Jean Pimentel Tiago Osternack – Peugeot 206 – 25min43s.0
3) Malucelli/Guilherme Rombini – Peugeot 206 – 26min38s4

Categoria 207

1) Rodrigo Melo/Gerson Lange – 25min28s9
2) Marco Malucelli/Rafael Lemos – 25min33s0
3) Moisés Nivoloni/Paulo Bomba – 26min03s0

A programação para a 10ª e última etapa do Rally Brasileiro de Velocidade – Rally de Atibaia:

Largada da Primeira Especial Nilo de Paula – 9h20
Largada da Segunda Especial Braga & Moreno – 10h10
Largada da Terceira Especial Nilo de Paula- 12H14
Largada da Quarta Especial Braga & Moreno – 12h55

Dinho Leme Comunicação
Imprensa
Confederação Brasileira de Automobilismo
Foto: Júnior Almeida