Uma região em que parte da história do Brasil foi escrita. Assim pode ser identificada a região que compõe o município de Ouro Branco, em Minas Gerais. É nesta cidade histórica que acontece entre este sábado e domingo, a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
Nesta sexta-feira, os motores roncaram pela primeira vez na prova, quando os competidores foram para a pista fazer o treino final de ajuste dos carros, antes da largada da corrida, o shakedown. E já puderam conhecer também um ponto histórico da região e de relevância para o Brasil, a casa em que Tiradentes viveu parte de sua vida, líder da Inconfidência Mineira, no século XVII. A casa, as margens da Estrada Real, foi um dos pontos que serviu de abrigo à Conspiração Mineira contra o Império Português.
O treino foi uma das atividades realizadas pelos competidores nesta sexta. Piloto e navegador foram às pistas também para fazer o levantamento do rally, que é o reconhecimento das especiais por onde a prova passará neste sábado e domingo.
À noite, 20h, no centro da cidade, a largada promocional marcou a apresentação dos competidores ao público. Um grande público lotou uma das avenidas para conhecer as mais de 30 equipes que vão largar na prova de Ouro Branco.
Competidores prontos
Cinco categorias terão competidores nas pistas em estradas de terra no interior de ouro branco. Na mais forte delas, a 4×4, a dupla gaúcha Fábio Dall Agnol e Gabriel Morales, da equipe Dall Agnol 53/UB Rally espera fazer um bom rally. “É uma prova difícil, que muda bastante o tipo de piso, tem pedra em alguns trechos, vai exigir muito da dupla, do carro”, destaca o piloto.
O catarinense Julio Romi e o navegador gaúcho Eduardo Tonial, da equipe ProRomi Racing (Automecânica Francesa/Bionuclear/Abadia Competições/Carrocerias Tonial) também disputarão a prova na 4×4. “São especiais muito bonitas, vai ser uma prova difícil, onde o pneu pode ser decisivo. Esperamos fazer uma boa prova, terminar e pontuar”, salienta ele.
Na categoria 207, o paranaense Ricardo Malucelli, que tem como navegador o gaúcho Giovani Bordin querem voltar a vencer, como foi na primeira prova da primeira etapa, em Canela, no RS. “A meta é fazer um bom rally e buscar a melhor pontuação possível”, destaca o piloto da equipe RT One (Banco Paraná/JMalucelli/Esthetic Car´s Detail).
Os gaúchos Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Grapol/Lorenci/Copare/Perfiaço) querem manter a liderança do Campeonato na categoria 4×2 Super. “Fizemos um bom levantamento, com bastante cautela e detalhamento para que amanhã (sábado) possamos fazer uma boa prova”, acrescenta Evandro.
Já na categoria 4×2, uma dupla de Santa Catarina quer manter-se na ponta da tabela. Toninho Genoin e Sidinei Broering da equipe na dúvida… ACELERA! Rally Team/RT One, estão fazendo sua estreia na prova de Ouro Branco. “Nunca corri em Ouro Branco, mas rally é isso, quanto mais diversificado melhor, se você vai competir sabendo que vai vencer, certamente você não está competindo”, aponta o piloto.
Os vice-líderes da categoria também garantiram presença no grid em Ouro Branco. Tiago Mocelin e Vinicius Anziliero da equipe ART Rally (ART Centro Automotivo/Baterias Pioneiro/Uninvest Consórcios/Griebler Pré Moldados/Da Terra Agronegócios/CVG – Chevrolet/Pneubras Auto Som/Copare/Urnas Erechim/Escritório Anziliero) estão na vice-liderança. “O fato de termos vencido as três últimas provas e termos uma quebra quando liderava a primeira prova, aumenta a confiança em um bom resultado, porém o mais positivo é sabermos que a estratégia adotada após o abandono na primeira etapa em Canela está dando resultado positivo, pois até agora somamos muitos pontos também nos power-stages vencidos em todas as etapas”, destaca o navegador Vinicius Anziliero.
Prova larga neste sábado
A corrida em Ouro Branco será realizada entre o sábado e domingo, dias 15 e 16. O primeiro dia terá duas especiais, a Geada com 15,5 quilômetros de distância, e a Fundão, com 13,2 quilômetros, onde os carros passarão por três vezes. Haverá ainda o super-prime, em pista montada no Parque de Eventos da cidade. No total, os pilotos percorrerão 87 quilômetros de trechos cronometrados no primeiro dia.
O domingo, será mais curto. As especiais Cristais, com 10,5 quilômetros de distância e a Itatiaia, com 11 quilômetros, serão repedidas três vezes totalizando 64 quilômetros de trechos cronometrados. No total dos dois dias, os competidores terão percorrido 151,6 quilômetros em trechos cronometrados.
Parque de apoio do Rally
O parque de apoio do Rally de Ouro Branco, onde as equipes tem seus boxes, ficará junto a Praça de Eventos, no centro da cidade. Neste mesmo local acontece no sábado o super-prime, às 15h deste sábado. O acesso do público é gratuito.
Classificação do Brasileiro de Rally após duas etapas
Categoria 4×4
1 – Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 107p
2 – Ilo Diehl/Eduardo Soneca – Mitsubishi Lancer – 61p
3 – Milton Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer – 52p
4 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 36p
5 – Alexandre Figueiredo/Andrey Karpinski – VW Gol MX – 28p
6 – Luis Stédile/Lucas Rocha – Peugeot 207 XRC – 8p
7 – Julio Romi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 5p
Categoria 4×2 Super
1 – Evandro Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio – 87p
2 – Eduardo Barros/Rodrigo Machado – Peugeot 206 – 64p
3 – Luis Tedesco/Raphael Furtado – Fiat Palio – 62p
4 – Lucas Arnone/Felipe Costa – Peugeot 207 – 30p
5 – Cristiano Borges/Marcelo Filipon – Renault Clio – 6p
Categoria 4×2
1 – Toninho Genoin/Sidinei Broering – Peugeot 206 – 88p
2 – Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta – 70p
3 – Marco Malucelli/Guilherme Trombini – VW Gol – 49p
4 – Sandro Maestrelli/Julimar Ferro – Peugeot 206 – 37p
5 – Jean Pimentel/Thiago Osternack – Peugeot 206 – 27p
6 – Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel – GM Celta – 23p
Categoria 207
Pilotos
1 – Dimas Pimenta – Peugeot 207 – 101p
2 – Marlon Goulin – Peugeot 207 – 69p
3 – Rafael Lopes – Peugeot 207 – 53p
4 – Ricardo Malucelli – Peugeot 207 – 43p
5 – Felipe Mueller – Peugeot 207 – 37p
6 – Perci Hultmann – Peugeot 207 – 7p
Navegadores
1 – Rodrigo Konig – 101p
2 – Maicol Souza – 69p
3 – Giovani Bordin – 43p
4 – Gerson Langer – 42p
5 – João Victor Ribeiro – 24p
6 – Murilo Silva – 8p
O Rally de Ouro Branco
Sábado, dia 15 de junho de 2013
8h18 – Largada do primeiro carro na primeira especial
15h – Super Prime (junto a Praça de Eventos)
Domingo, dia 16 de junho de 2013
8h13 – Largada do primeiro carro na primeira especial
15h30 – Premiação aos vencedores
AS ESPECIAIS
Prova 1 – Sábado, dia 15
Especial Geada (SS 1,3,5) – 15,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h18, 10h49, 13h20
Especial Fundão (SS 2,4,6) – 13,2km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h51, 11h22, 13h53
Especial Superprime (SS 7) – 1,0km (terra – Praça de Eventos)
Horários das largadas: 15h01
Distância Total das Provas Especiais: 87,1km
Prova 2 – Domingo – dia 16
Especial Belvedere Cristais (SS 8,10,12) – 10,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h13, 10h34, 12h55
Especial Itatiaia – (SS 9,11,13) – 11km (terra batido e terreno arenoso)
Horários das largadas: 8h46, 11h07, 13h28
Distância total das Provas Especiais: 64,5 km
Distância total das Provas Especiais do Evento: 151,6 km;
ACESSE +
FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br
FACEBOOK: agenciaprimers
TWITTER: @venhaserprime
PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro