A região histórica de Ouro Branco receberá neste final de semana a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A prova terá rodada dupla, com o primeiro dia de corrida no sábado, 15, e o segundo no domingo, 16. Porém, a programação começa ainda nesta sexta-feira com o reconhecimento das especiais pelos competidores, o shakedown (treino final), este a partir das 13h30 e a largada promocional, que é a apresentação oficial dos competidores, às 20h, no centro da cidade.
A prova de Ouro Branco receberá competidores de vários estados brasileiros em uma disputa que terá mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra pelo interior do município. As duplas, piloto e navegador, estarão divididos em quatro categorias distintas: 4×4 (carros de tração 4×4 e motor de até 2,0 litros com turbo), 4×2 (carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros e preparação standard), 4×2 Super (carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros e preparação livre) além da 207, para modelos Peugeot 207.
Na categoria mais forte, a dupla gaúcha Fábio Dall Agnol e Gabruiel Morales, da equipe Dall Agnol 53/UB Rally conhece bem a região. “Esperamos fazer uma boa prova lá. Gostamos muito de andar em Ouro Branco, por mais que seja a prova mais longa e cansativa de viagem, é um rally muito bom de andar e uma cidade legal também. As paisagens de lá são bastante diferentes do que estamos acostumados aqui no Sul, o piso também é bastante diferente”, destaca Fábio.
Se para eles o rally, é conhecido, para os catarinenses Julio Romi e Eduardo Tonial, da equipe ProRomi Racing (Auto Mecânica Francesa/Carrocerias Tonial/Bionuclear/Abadia Competições) será a estreia em solo mineiro. “Essa e uma etapa totalmente nova para nós, o que sabemos é que o terreno e mais arenoso isso e um grande diferencial para as outras etapas que disputamos, as especiais são uma mescla de rápidas e travadas. Como é uma prova totalmente nova vamos conhecer as suas características no reconhecimento das especiais e tentar fazer um bom trabalho de levantamento para não cometer erros”, destaca o navegador Eduardo Tonial.
Categoria 207
Competindo pela categoria 207, a dupla do piloto paranaense Ricardo Malucelli, que terá como navegador o gaúcho Giovani Bordin, da equipe RT One (JMalucelli/Banco Paraná/Ethetic Car´s Detail) , fará sua estreia na prova mineira. “Eu nunca corri em Ouro Branco, mais já sei que vamos enfrentar trechos de altas velocidades e alguns pontos de areia, o que é novidade para mim”, destaca Ricardo Malucelli. Porém, a meta é conquistar o máximo possível de pontos nesta etapa. “Como tivemos muitos problemas na prova de Erechim (segunda etapa de 2013), vamos para Ouro Branco com o pensamento em terminar o rally, pois estamos montando nosso carro as pressas para esta corrida”, enfatiza o piloto de Curitiba, Ricardo Malucelli.
Categoria 4×2
A categoria 4×2 promete grande duelo entre os competidores pela vitória em Ouro Branco. Os catarinenses Toninho Genoin e Sidinei Broering, da equipe na dúvida… ACELERA! Rally Team/RT One, querem manter a liderança do Campeonato. “Nunca corri em Ouro Branco, mas rally é isso, quanto mais diversificado melhor, se você vai competir sabendo que vai vencer, certamente você não está competindo”, aponta o piloto.
Após o desempenho das primeiras etapas, os gaúchos Tiago Mocelin e Vinicius Anziliero, da equipe ART Rally (ART Centro Automotivo/Baterias Pioneiro/Uninvest Consórcios/Griebler Pré Moldados/Da Terra Agronegócios/CVG – Chevrolet/Pneubras Auto Som/Urnas Erechim/Escritório Anziliero) estão na vice-liderança. “O fato de termos vencido as três últimas provas e termos uma quebra quando liderava a primeira prova, aumenta a confiança em um bom resultado, porém o mais positivo é sabermos que a estratégia adotada após o abandono na primeira etapa em Canela está dando resultado positivo, pois até agora somamos muitos pontos também nos power-stages vencidos em todas as etapas”, destaca o navegador Vinicius Anziliero.
Categoria 4×2 Super
A categoria 4×2 Super tem liderança dos gaúchos Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, que defendem a equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Grapol/Lorenci/Copare/Perfiaço), e competirá em terras mineiras. “Estamos muito ansiosos por ser nossa primeira prova fora do RS. Já estamos buscando informações sobre esta corrida com pilotos que já participaram. Não acredito em dificuldades maiores do que as que já enfrentamos até agora, porém é sempre algo novo e precisamos trabalhar forte”, destaca o piloto Evandro Carbonera.
O Rally de Ouro Branco
A corrida em Ouro Branco abrirá sua programação na sexta-feira com os levantamentos das especiais pelos competidores, a partir das 8h. O shakedown, treino final para as equipes, inicia às 13h30 para os carros de tração 4×2 e às 15h35 para os carros de tração 4×4. Ainda na sexta-feira haverá a largada promocional, quando os competidores serão apresentados ao público. Estes evento começa às 20h.
A corrida será realizada entre o sábado e domingo, dias 15 e 16. O primeiro dia terá duas especiais, a Geada com 15,5 quilômetros de distância, e a Fundão, com 13,2 quilômetros, onde os carros passarão por três vezes. Haverá ainda o super-prime, em pista montada no Parque de Eventos da cidade. No total, os pilotos percorrerão 87 quilômetros de trechos cronometrados no primeiro dia.
O domingo, será mais curto. As especiais Cristais, com 10,5 quilômetros de distância e a Itatiaia, com 11 quilômetros, serão repedidas três vezes totalizando 64 quilômetros de trechos cronometrados. No total dos dois dias, os competidores terão percorrido 151,6 quilômetros em trechos cronometrados.
Parque de apoio do Rally
O parque de apoio do Rally de Ouro Branco, onde as equipes montarão seus boxes, ficará junto a Praça de Eventos, no centro da cidade. Neste mesmo local acontece no sábado o super-prime. O acesso do público é gratuito.
O Rally de Ouro Branco
Sexta-feira, dia 14 de junho de 2013
7h – Abertura Secretaria – Verificação Administrativa
8h – Início do Reconhecimento das especiais pelos competidores
8h – Início da Vistoria Técnica e de Segurança.
13h30min – Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X2
15h30min – Encerramento Shakedown – Carros 4X2
15h35min – Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X4
17h35min – Encerramento Shakedown – Carros 4X4
18h – Término do Reconhecimento das especiais pelos competidores
20h – Largada Promocional
Sábado, dia 15 de junho de 2013
8h18 – Largada do primeiro carro na primeira especial
Domingo, dia 16 de junho de 2013
8h13 – Largada do primeiro carro na primeira especial
15h30 – Premiação aos vencedores
AS ESPECIAIS
Prova 1 – Sábado, dia 15
Especial Geada (SS 1,3,5) – 15,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h18, 10h49, 13h20
Especial Fundão (SS 2,4,6) – 13,2km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h51, 11h22, 13h53
Especial Superprime (SS 7) – 1,0km (terra – Praça de Eventos)
Horários das largadas: 15h01
Distância Total das Provas Especiais: 87,1km
Prova 2 – Domingo – dia 16
Especial Belvedere Cristais (SS 8,10,12) – 10,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h13, 10h34, 12h55
Especial Itatiaia – (SS 9,11,13) – 11km (terra batido e terreno arenoso)
Horários das largadas: 8h46, 11h07, 13h28
Distância total das Provas Especiais: 64,5 km
Distância total das Provas Especiais do Evento: 151,6 km;
ACESSE +
FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br
FACEBOOK: agenciaprimeerechim
TWITTER: @venhaserprime
PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro