Search
Close this search box.

Paranaense Ricardo Malucelli disputará pela primeira vez o Rally de Ouro Branco, MG

Piloto quer conquistar maior pontuação possível na terceira etapa da temporada do Campeonato Brasileiro

Nada de muito tempo entre uma etapa e outra. Depois de competirem na segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, em Erechim, no mês de maio, a dupla do piloto paranaense Ricardo Malucelli e do navegador gaúcho Giovani Bordin já está a caminho de Minas Gerais, onde no próximo final de semana disputa a terceira etapa da temporada.

A dupla, da equipe RT One (JMalucelli/Banco Paraná/Ethetic Car´s Detail) , fará sua estreia na prova mineira. “Eu nunca corri em Ouro Branco, mais já sei que vamos enfrentar trechos de altas velocidades e alguns pontos de areia, o que é novidade para mim”, destaca Ricardo Malucelli.

Porém, a meta é conquistar o máximo possível de pontos nesta etapa. “Como tivemos muitos problemas na prova de Erechim (segunda etapa de 2013), vamos para Ouro Branco com o pensamento em terminar o rally, pois estamos montando nosso carro as pressas para esta corrida”, enfatiza o piloto de Curitiba, Ricardo Malucelli. Giovani Bordin acrescenta: “terminar o rally para pontuar o máximo possível, fazer uma prova redonda, sem preocupações para que ao longo dos dois dias possamos ir bem”.

Competindo pela categoria 207 (carros mono-marca da Peugeot e modelos 207), Ricardo e Giovani já tem uma estratégia definida para as três etapas restantes do CBR, começando por Ouro Branco. “Depois da prova de Erechim, com certeza a briga pelo título ficou muito mais difícil, mas com certeza vamos atrás desse título até a última curva, da última especial, sempre pensando em acabar o rally com segurança”, destaca Ricardo. Para Giovani, de agora em diante será preciso ter muita concentração, esquecer o que ocorreu em Erechim,  focar no futuro. “Temos muitas etapas pela frente e com dedicação vamos voltar sim, a briga pelo título”.

O Peugeot 207, da dupla, também passou por mudanças após a etapa de Erechim. “Estamos praticamente com um carro novo, totalmente recuperado das duas batidas fortes em Erechim. Infelizmente o único teste que vamos fazer vai ser no shakedown”, diz Ricardo.

Prova importante em Ouro Branco

O Rally de Ouro Branco será a divisão entre a primeira e a segunda parte do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade desta temporada. Este ano, a categoria 207, que era disputada na Copa Peugeot, também agregou o grid do CBR. Ricardo e Giovani formam uma das duplas que migrou da extinta competição para o certame nacional.

Eles acreditam, que muito do que acontecerá de agora em diante na temporada, passará por esta prova em Ouro Branco. “Como o nosso maior concorrente fez a pontuação máxima em Erechim, vamos fazer o possível para andar na frente dele, sempre visando a segurança e o término do rally. Como a 4ª e 5ª etapas tem pontuações maiores, eu acredito que a disputa pelo título ainda está em aberto”, aponta Ricardo Malucelli.

Giovani concorda que na etapa de Ouro Branco será de extrema importância terminar na frente dos principais concorrentes ao título. “Será importante para podermos chegar a última etapa que é pontuação dupla, com o mínimo de diferença possível na classificação e reverter”.

6 – Que avaliação vocês fazem da temporada, até agora, para a equipe?

A temporada começou muito bem em Canela-RS, com um vitória no sábado e um terceiro colocado no domingo e também a vitorias nas duas super especiais garantiu a vice liderança apenas 7 pontos atrás do líder. Em Erechim foi realmente um rally de muito aprendizado para mim, espero que esses erros que eu cometi em Erechim sirva de aprendizado para as próximas etapas.

Um começo muito bom, temos o carro na mão, a equipe é fantástica deixando o carro sempre perfeito, e só tenho agradecer ao Ricardo por essa oportunidade de andar em uma equipe de ponta e também por navegar para um piloto rápido. Cometemos alguns erros em erechim, mas a cabeça esta erguida, serviu de aprendizado e vamos pra próxima.

O Rally de Ouro Branco

A corrida em Ouro Branco abrirá sua programação na sexta-feira com os levantamentos das especiais pelos competidores, a partir das 8h. O shakedown, treino final para as equipes, inicia às 13h30 para os carros de tração 4×2 e às 15h35 para os carros de tração 4×4. Ainda na sexta-feira haverá a largada promocional, quando os competidores serão apresentados ao público. Estes evento começa às 20h.

A corrida será realizada entre o sábado e domingo, dias 15 e 16. O primeiro dia terá duas especiais, a Geada com 15,5 quilômetros de distância, e a Fundão, com 13,2 quilômetros, onde os carros passarão por três vezes. Haverá ainda o super-prime, em pista montada no Parque de Eventos da cidade. No total, os pilotos percorrerão 87 quilômetros de trechos cronometrados no primeiro dia.

O domingo, será mais curto. As especiais Cristais, com 10,5 quilômetros de distância e a Itatiaia, com 11 quilômetros, serão repedidas três vezes totalizando 64 quilômetros de trechos cronometrados. No total dos dois dias, os competidores terão percorrido 151,6 quilômetros em trechos cronometrados.

Parque de apoio do Rally

O parque de apoio do Rally de Ouro Branco, onde as equipes montarão seus boxes, ficará junto a Praça de Eventos, no centro da cidade. Neste mesmo local acontece no sábado o super-prime. O acesso do público é gratuito.

O Rally de Ouro Branco

Sexta-feira, dia 14 de junho de 2013

7h – Abertura Secretaria – Verificação Administrativa
8h – Início do Reconhecimento das especiais pelos competidores
8h – Início da Vistoria Técnica e de Segurança.
13h30min – Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X2
15h30min – Encerramento Shakedown – Carros 4X2
15h35min – Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X4
17h35min – Encerramento Shakedown – Carros 4X4
18h – Término do Reconhecimento das especiais pelos competidores
20h – Largada Promocional

Sábado, dia 15 de junho de 2013

8h18 – Largada do primeiro carro na primeira especial
Domingo, dia 16 de junho de 2013
8h13 – Largada do primeiro carro na primeira especial
15h30 – Premiação aos vencedores

AS ESPECIAIS

Prova 1 – Sábado, dia 15

Especial Geada (SS 1,3,5) – 15,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h18, 10h49, 13h20
Especial Fundão (SS 2,4,6) – 13,2km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h51, 11h22, 13h53
Especial Superprime (SS 7) – 1,0km (terra – Praça de Eventos)
Horários das largadas: 15h01
Distância Total das Provas Especiais: 87,1km

Prova 2 – Domingo – dia 16

Especial Belvedere Cristais (SS 8,10,12) – 10,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h13, 10h34, 12h55
Especial Itatiaia – (SS 9,11,13) – 11km (terra batido e terreno arenoso)
Horários das largadas: 8h46, 11h07, 13h28
Distância total das Provas Especiais: 64,5 km
Distância total das Provas Especiais do Evento: 151,6 km;

ACESSE +

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br
FACEBOOK: agenciaprimeerechim
TWITTER: @venhaserprime

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro