Search
Close this search box.

Catarinense Julio Romi tem novo desafio no Brasileiro de Rally em Ouro Branco

Piloto competirá pela primeira vez na corrida mineira, que acontece neste final de semana

Um novo desafio. Assim pode ser encarada a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR) para o piloto catarinense Julio Romi e o navegador gaúcho Eduardo Tonial, da equipe ProRomi Racing (Automecânica Francesa/Bionuclear/Abadia Competições/Carrocerias Tonial), de Florianópolis, SC. A dupla competirá pela primeira vez na etapa de Ouro Branco, Minas Gerais. A prova acontece no próximo final de semana em uma região de rica história do Brasil.

“Essa e uma etapa totalmente nova para nós, o que sabemos é que o terreno e mais arenoso isso e um grande diferencial para as outras etapas que disputamos, as especiais são uma mescla de rápidas e travadas. Como é uma prova totalmente nova vamos conhecer as suas características no reconhecimento das especiais e tentar fazer um bom trabalho de levantamento para não cometer erros”, destaca o navegador Eduardo Tonial.

O piloto Julio Romi destaca que a meta da equipe será completar a corrida. “Esperamos conseguir completar essa prova e somar pontos para o campeonato. Nas últimas duas etapas não tivemos muita sorte, mesmo fazendo um bom e regular rally, acabamos abandonando por problemas mecânicos”, enfatiza o piloto.

Para esta etapa, o Mitsubishi Lancer, com o qual a dupla compete, já está pronto. “O carro está revisado e pronto, tivemos problema no intercooler do carro na prova de Erechim, mas já foi substituído e está tudo 100%”, explica Julio Romi.

Um novo momento para a equipe

Julio Romi e Eduardo Tonial querem buscar um novo momento para a equipe ProRomi Racing a partir da etapa de Ouro Branco. “A temporada se complicou para nós com os resultados das duas primeiras etapas, mas todo rally é um aprendizado e tentaremos somar pontos para buscar a melhor classificação no final do campeonato. A estratégia para a essa etapa só definiremos depois do reconhecimento das especiais, quando teremos uma ideia do que é o rally de Ouro Branco”, explica o navegador.

Julio Romi também se mostra confiante na nova configuração do Campeonato Brasileiro que garantiu uma evolução em enquanto competição. “O CBR estava praticamente acabado, mas esse ano voltou com tudo e estamos felizes de poder fazer parte do grid da principal categoria do campeonato. Apesar das diferenças do nosso carro em relação aos demais competidores, seguimos fortes tentando sempre fazer o nosso melhor e conseguir uma boa posição em cada prova”, destaca o piloto.

Sobre a avaliação do desempenho alcançado até agora em 2013, o navegador Eduardo Tonial salienta que a meta era ter conquistado uma pontuação maior. “Viemos de um título no Campeonato Gaúcho e tínhamos uma expectativa mais positiva para esse inicio de temporada. Mas tivemos muitos problemas nas duas primeiras etapas. Agora é pensar na próxima prova e tentar dar o máximo e sair com um bom resultado”, encerra o navegador.

O Rally de Ouro Branco

A corrida em Ouro Branco abrirá sua programação na sexta-feira com os levantamentos das especiais pelos competidores, a partir das 8h. O shakedown, treino final para as equipes, inicia às 13h30 para os carros de tração 4×2 e às 15h35 para os carros de tração 4×4. Ainda na sexta-feira haverá a largada promocional, quando os competidores serão apresentados ao público. Estes evento começa às 20h.

A corrida será realizada entre o sábado e domingo, dias 15 e 16. O primeiro dia terá duas especiais, a Geada com 15,5 quilômetros de distância, e a Fundão, com 13,2 quilômetros, onde os carros passarão por três vezes. Haverá ainda o super-prime, em pista montada no Parque de Eventos da cidade. No total, os pilotos percorrerão 87 quilômetros de trechos cronometrados no primeiro dia.

O domingo, será mais curto. As especiais Cristais, com 10,5 quilômetros de distância e a Itatiaia, com 11 quilômetros, serão repedidas três vezes totalizando 64 quilômetros de trechos cronometrados. No total dos dois dias, os competidores terão percorrido 151,6 quilômetros em trechos cronometrados.

Parque de apoio do Rally

O parque de apoio do Rally de Ouro Branco, onde as equipes montarão seus boxes, ficará junto a Praça de Eventos, no centro da cidade. Neste mesmo local acontece no sábado o super-prime. O acesso do público é gratuito.

Classificação do Brasileiro de Rally após duas etapas

Categoria 4×4

1 – Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 107p
2 – Ilo Diehl/Eduardo Soneca – Mitsubishi Lancer – 61p
3 – Milton Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer – 52p
4 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 36p
5 – Alexandre Figueiredo/Andrey Karpinski – VW Gol MX – 28p
6 – Luis Stédile/Lucas Rocha – Peugeot 207 XRC – 8p
7 – Julio Romi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 5p

Categoria 4×2 Super

1 – Evandro Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio – 87p
2 – Eduardo Barros/Rodrigo Machado – Peugeot 206 – 64p
3 – Luis Tedesco/Raphael Furtado – Fiat Palio – 62p
4 – Lucas Arnone/Felipe Costa – Peugeot 207 – 30p
5 – Cristiano Borges/Marcelo Filipon – Renault Clio – 6p

Categoria 4×2

1 – Toninho Genoin/Sidinei Broering – Peugeot 206 – 88p
2 – Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta – 70p
3 – Marco Malucelli/Guilherme Trombini – VW Gol – 49p
4 – Sandro Maestrelli/Julimar Ferro – Peugeot 206 – 37p
5 – Jean Pimentel/Thiago Osternack – Peugeot 206 – 27p
6 – Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel – GM Celta – 23p

Categoria 207

Pilotos

1 – Dimas Pimenta – Peugeot 207 – 101p
2 – Marlon Goulin – Peugeot 207 – 69p
3 – Rafael Lopes – Peugeot 207 – 53p
4 – Ricardo Malucelli – Peugeot 207 – 43p
5 – Felipe Mueller – Peugeot 207 – 37p
6 – Perci Hultmann – Peugeot 207 – 7p

Navegadores

1 – Rodrigo Konig – 101p
2 – Maicol Souza – 69p
3 – Giovani Bordin – 43p
4 – Gerson Langer – 42p
5 – João Victor Ribeiro – 24p
6 – Murilo Silva – 8p

O Rally de Ouro Branco

Sexta-feira, dia 14 de junho de 2013

7h – Abertura Secretaria – Verificação Administrativa
8h – Início do Reconhecimento das especiais pelos competidores
8h – Início da Vistoria Técnica e de Segurança.
13h30min – Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X2
15h30min – Encerramento Shakedown – Carros 4X2
15h35min – Prova Técnica dos Carros de Competição – Shakedown – Carros 4X4
17h35min – Encerramento Shakedown – Carros 4X4
18h – Término do Reconhecimento das especiais pelos competidores
20h – Largada Promocional

Sábado, dia 15 de junho de 2013

8h18 – Largada do primeiro carro na primeira especial
Domingo, dia 16 de junho de 2013
8h13 – Largada do primeiro carro na primeira especial
15h30 – Premiação aos vencedores

AS ESPECIAIS

Prova 1 – Sábado, dia 15

Especial Geada (SS 1,3,5) – 15,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h18, 10h49, 13h20
Especial Fundão (SS 2,4,6) – 13,2km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h51, 11h22, 13h53
Especial Superprime (SS 7) – 1,0km (terra – Praça de Eventos)
Horários das largadas: 15h01
Distância Total das Provas Especiais: 87,1km

Prova 2 – Domingo – dia 16

Especial Belvedere Cristais (SS 8,10,12) – 10,5km (terra batida e cascalho)
Horários das largadas: 8h13, 10h34, 12h55
Especial Itatiaia – (SS 9,11,13) – 11km (terra batido e terreno arenoso)
Horários das largadas: 8h46, 11h07, 13h28
Distância total das Provas Especiais: 64,5 km
Distância total das Provas Especiais do Evento: 151,6 km;

ACESSE +

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br
FACEBOOK: agenciaprimeerechim
TWITTER: @venhaserprime

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro