O Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) é um projeto da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do governo federal. A agência tem como atividades principais a promoção das exportações brasileiras e a atração de investimentos para o país.
Este ano, o Projeto também está envolvido em atividades no Rally Internacional de Erechim. De acordo com Fernando Mazon, do Peiex Erechim, o Núcleo do Projeto participa com os objetivos de identificar o potencial do evento para a geração de negócios para as empresas locais e também mensurar seus resultados em termos econômicos para a região.
Para isto, de acordo com Fernando, várias ações estão sendo empenhadas. “Em um primeiro momento, será realizada uma pesquisa (entrevista) com os participantes para traçar o perfil do público que assiste ao rally, em que serão identificadas as cidades/regiões de origem do público, faixa etária, sexo, hábitos de consumo, etc. Além disso, também busca-se obter uma avaliação geral do rally pelo público participante acerca de alguns pontos relevantes, tais como acesso à informação, satisfação com o evento, gastronomia, estacionamentos, acessos aos locais de prova, hospitalidade, alojamento/hotelaria”, destaca Fernando.
Segundo ele, as constatações desta pesquisa se juntarão a outras iniciativas que buscam identificar os impactos de mídia, os investimentos das equipes e despesas com hotelaria. “Este conjunto de informações resultará em um relatório geral concernente ao impacto econômico do Rally Internacional de Erechim na economia regional, evento que busca se tornar uma etapa do campeonato mundial de rally (WRC)”.
Fernando aponta ainda que outra etapa da coleta de informações consiste na elaboração de uma espécie de “cadastro” com os competidores de outros países. Esta parte será realizada por meio de um formulário encaminhado via e-mail após a realização do rally, e tem por objetivo conhecer os competidores, especialmente seu ramo de atuação e sua possibilidade de realização de negócios, além de poderem ser um link para outros contatos de negócios.
Paralelamente a isto, o Peiex busca identificar o potencial do Rally Internacional de Erechim para a geração de negócios com outros países por meio do “Marketing Experiencial”, ou seja, a vivência de um evento esportivo para atrair potenciais clientes e gerar um clima favorável à realização de negócios.
“Este projeto constitui em um “diagnóstico” do rally no ano de 2013 e, caso seja constatado que o evento apresenta potencial de atração de público e geração de negócios, no ano de 2014 se buscará a “atração” de compradores da América Latina para “vivenciarem” o Rally Internacional de Erechim e, posteriormente, realizarem encontros de negócios com as empresas locais”, explica Fernando.
Para cumprir com esta iniciativa, dois gestores da Apex-Brasil estarão em Erechim/RS entre os dias 16 e 18 de maio para conhecer o rally realizado na cidade. “A participação da Apex-Brasil é fundamental para esta primeira etapa do trabalho (diagnóstico), uma vez que a agência é a financiadora do Peiex e também possui uma vasta expertise em promoção comercial por meio de eventos, tais como missões empresariais, feiras e eventos culturais e esportivos. Exemplos destes eventos são o Projeto Formula Indy e Projeto Carnaval, oportunidades em que a Apex-Brasil busca clientes potenciais no exterior e proporciona a eles uma “experiência” nos referidos eventos, que têm seu fechamento com encontros de negócios”, enfatiza Mazon.
De acordo com ele, os projetos Carnaval e Formula Indy são os inspiradores para a realização de encontros de negócios no Rally Internacional de Erechim em 2014, tendo a Apex-Brasil com um ator fundamental neste processo, sendo que o Núcleo do Peiex Erechim servirá como um ponto de apoio para a agência. “Além disso, há espaço (e a necessidade) para a participação de atores locais, tais como prefeituras, associações comerciais e industriais e, principalmente, as empresas, que são as partes interessadas e que serão beneficiadas com esta iniciativa, beneficiando também, consequentemente, a economia regional”, encerra Fernando.
O Peiex
O Peiex tem por objetivos a melhora da gestão e da competitividade das empresas industriais e a disseminação da cultura exportadora. Nas regiões Planalto, Nordeste e Norte do Rio Grade do Sul, este é executado pela URI Erechim, que mantém convênio com a Apex-Brasil. A estrutura do projeto é constituída por uma equipe de 10 pessoas, sendo: uma Coordenação Geral, sete Técnicos Extensionistas e dois estagiários (alunos de graduação da URI Erechim), de forma que a equipe técnica é experiente e conta com especialistas, que atendem às demandas existentes nas áreas contempladas pelo projeto: Administração Estratégica, Recursos Humanos, Finanças e Custos, Vendas e Marketing, Produto e Manufatura e Comércio Exterior.
Com o trabalho desenvolvido até o momento (iniciado em outubro de 2010), foram atendidas 230 empresas em 2011 e 192 em 2012 (sendo que 30% são reatendimentos). Para 2013, a meta é atender 140 empresas (somando atendimentos e reatendimentos).
Alguns resultados podem ser destacados, tais como: as capacitações oferecidas e as implantações de melhoria nas empresas, que em conjunto contribuem para a melhora da competitividade e a preparação para as exportações. Além disso, as empresa têm a oportunidade de participar de feiras, eventos de comércio exterior, rodadas de negócios com Tradings (empresas especializadas em comércio exterior) e missões empresariais internacionais.
PrimeComunicação
Texto e Foto: Edson Castro