O rally virá tema de aula para alunos de escola pública em Erechim

Palestra promovida por competidores reúne mais de 150 estudantes e destaca empreendedorismo, seus riscos e resultados

erechim-cavaletti-aula

Repassar a estudantes de escolas públicas informações voltadas ao empreendedorismo, seus riscos, seus resultados, as ações, os cuidados. Associar tudo isso ao rally de velocidade. Com este objetivo o piloto Evandro Carbonera e o navegador Juliano Gracioli palestraram para mais de 150 alunos da escola estadual Professor Mantovani, de Erechim, na noite desta segunda-feira, dia 13. O dia abriu a semana de disputa da maior e mais importante prova de rally de velocidade do calendário nacional, que acontecerá no próximo final de semana, em Erechim.

A dupla compete pela equipe profissional Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Perfiaço/Lorenci/Copare). Tem sede em Erechim. Evandro Carbonera é de Severiano de Almeida e Juliano Gracioli de Erechim. Ambos são empresários, atuando nos ramos da construção civil e indústria de móveis, respectivamente.

A palestra foi dividida em duas partes. Numa, o piloto Evandro e também empresário, repassava as informações referentes ao empreendedorismo na empresa, na vida das pessoas. No outro, Juliano Gracioli fez uma analogia entre a primeira parte e uma equipe que compete no rally de velocidade.

“Nosso objetivo principal era poder passar aos alunos a ligaão entre o empreendedorismo e uma equipe de rally, quais atividades similares existem, muitas vezes quando se fala em esporte, numa equipe, as pessoas não associam isso a planejamento, estabelecimento de metas. Temos que ter sonhos e ir atrás disso, focar, superar obstáculos. Tivemos uma reação muito positiva por parte dos estudantes, mostra que o assunto realmente chamou a atenção deles e isso também é importante para nós”, destaca o piloto Evandro Carbonera.

“A julgar pelo resultado final da palestra, nosso objetivo foi alcançado. Era o que queríamos, que os alunos aproveitasse, adquirissem conhecimentos novos e isso aconteceu. Falar do rally, um esporte que a gente gosta muito fica fácil e mostrar a eles esta ligação com a vida profissional, hoje está mais que provado que o esporte também é estabelecimento de metas, é o que acontece no nosso dia a dia”, ressalta o navegador Juliano Gracioli.

A vice-diretora da escola Professor Mantovani, Edilia Miozzo Taglietti agradeceu a dupla pela palestra e ressaltou a importância do momento para os estudantes. “Foi uma palestra muito interessante, proporcionou conhecimento aos nossos alunos, inclusive para o dia a dia na escola. Entre os itens citados, esteve também a importância do estudo, tenho certeza que vão levar tudo isso para a vida deles”, enfatizou a professora.

O estudante Vinicius Debastiani destacou o aprendizado com a palestra. “Aprendi que para ser bem sucedido, tem que se esforçar muito. Não pode ser só diversão, temos que guardar uma hora para cada coisa. Temos que ter metas, correr atrás de nossos sonhos e nunca desistir”, frisou o jovem.

Brindes para os estudantes

No final da palestra, num momento de descontração, Evandro e Juliano sortearam kits da equipe Cavaletti Rally Racing aos estudantes. A escola também foi agraciada coma entrega de uma cadeira profissional, fabricada pela empresa Cavaletti, de Erechim.

Dupla lidera o Brasileiro e Gaúcho de Rally

Evandro e Juliano competem nos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade. A dupla é a atual líder em ambas competições, na categoria Super A/4×2. Eles venceram o rally de Canela, primeira prova do ano nos dois campeonatos. Agora, a atenção total é para a disputa do Rally Internacional de Erechim, que abre sua programação nesta quarta-feira, dia 15 e terá corrida a partir de sexta-feira, dia 17, até o domingo, dia 19.

PrimeComunicação
Texto e Foto: Edson Castro