Rally Erechim

Bertuol testa carro e projeta mais treinos antes da disputa do Rally de Erechim

Piloto gaúcho se diz ansioso por voltar a competir no palco da primeira vitória no rally de velocidade

erechim-bertuol

 

As equipes que vão competir no Rally Internacional de Erechim começam a fazer os últimos ajustes para competir na maior e mais importante prova do cenário brasileiro, que vai acontecer entre os dias 15 e 19 de maio, no norte do RS. E não tem sido diferente para a equipe Amplaluz Motorsport (Cigan/Amplaluz/Zifra/ZBrasil) da dupla Leandro Bertuol e Diego Santolin.

Neste domingo, 28, eles realizaram o primeiro treino visando a segunda corrida de 2013 nos campeonatos Brasileiro e Gaúcho e também a abertura da temporada no Campeonato Sul-americano. “Nossa expectativa era por ver o comportamento do carro (Fiat Palio). Tivemos uma quebra mecânica em canela (primeira prova do ano) e agora tínhamos que avaliar as mudanças feitas. Felizmente o carro está muito bom, do jeito que a gente gostaria para uma prova importante como será Erechim”, destaca o piloto Leandro Bertuol.

Ele enfatiza que a equipe deve fazer mais dois treinos antes da prova. “Temos que trabalhar para que tudo esteja pronto para a largada do rally. Esperamos acelerar forte e talvez até buscar um lugar no pódio”, explica.

Palco da primeira vitória

A carreira de Leandro Bertuol e Diego Santolin começou no último ano. E a primeira vitória aconteceu justamente em Erechim. “esta é uma corrida diferente, que mexe com p coração, com a emoção. Estaremos correndo em casa, tem a torcida. A gente sempre quer andar bem em casa, levar o nome e representar bem a cidade de Erechim”, explica Leandro Bertuol.

A vitória conquistada em Erechim, em 2012, abriu caminho para a dupla vencer as demais quatro provas do ano e sagrar-se campeã do Campeonato Gaúcho, na categoria R1 (carros de tração 4×2 e motor de até 2,0 litros). Este ano, a dupla decidiu investir em novo carro e com isso a equipe adquiriu o Fiat Palio, agora para competir na categoria Classe 9/4×2 que reunirá grande grid em Erechim.

Apoio da família ajuda

Leandro Bertuol diz que a pressão por competir em casa, onde a torcida, especialmente da família e amigos está presente no dia a dia da corrida, é positiva para a equipe Amplaluz Motorsport. “Não tenho problema com a presença maior do público nas pistas. Erechim é algo sensacional, o público vai mesmo para as especiais, eu já estive lá e foi assim que comecei a gostar do esporte e querer andar. Então, todo este clima só nos faz bem, nos motiva a buscar um bom resultado. É uma pressão positiva”, encerra Leandro Bertuol.

O Rally de Erechim

Erechim, no norte do RS, recebe uma das mais tradicionais provas do rally de velocidade brasileiro. O grid esperado é de nada menos que 85 carros e mais de 80 mil expectadores in loco. A prova é considerada a melhor e maior do certame nacional e sul-americano.

A programação este ano começa mais cedo. Na terça-feira, 14, as equipes começam a montar suas estruturas (boxes) no Parque de Apoio, que ficará junto ao Parque da Accie. Na quarta e quinta, dias 15 e 16, acontecem os reconhecimentos das especiais pelos competidores. Na quinta, tem também a largada promocional, a apresentação dos competidores ao grande público em evento que reúne, normalmente, mais de 10 mil pessoas, no centro da cidade.

Na sexta-feira, 17, as equipes tem a oportunidade de fazer o último teste antes da corrida, no shakedown. E a noite, começa a prova com o super-prime noturno, em pista montada junto ao Parque da Accie. A prova segue também no sábado e domingo, dias 18 e 19. Mais informações e mapa para o público acessar os locais para ver o Rally, no endereço www.rallyerechim.com.br.

Edson Castro
PrimeComunicação
Foto: Edson Castro