Cavaletti Rally Racing faz treino final para a disputa do maior rally do ano

Evandro e Juliano já projetam corrida em Erechim e querem manter bom ritmo do início da temporada

erechim-cavaletti-treino2

 

A temporada 2013 do rally de velocidade não podia ter começado de maneira melhor para a dupla Evandro Carbonera e Juliano Gracioli, eles que agora integram a nova equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Perfiaço/Lorenci/Copare). Eles venceram o rally de Canela em março, pela categoria CSuper A/4×2 Super e deixaram a corrida na liderança dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho.

Por isso, a preparação do time tem sido intensa para a segunda prova do ano, em Erechim, a maior e mais importante do calendário nacional, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de maio e receberá disputa simultânea, além do Brasileiro e Gaúcho, também do Sul-americano de rally de velocidade.

Por isso, neste domingo, 28, a equipe fez o último treino com o Fiat Palio, já visando a prova daqui a pouco mais de 15 dias. “Aproveitamos para afinar a suspensão do carro. Trocamos suspensão dianteira para esta prova em Erechim. Tinhamos que experimentar o carro, ver como ficou e além disso também trabalhamos a questão do levantamento (reconhecimento das especiais). Eu e o Juliano (Gracioli – navegador) trabalhamos muito esta questão, buscando encontrar o melhor ritmo possível, detalhar cada referencia nas especiais e fazer um levantamento o mais perfeito possível para que no dia da corrida possamos andar o mais rápido possível e num ritmo seguro”, destaca o piloto Evandro Carbonera.

Sobre o Fiat Palio, Evandro destacou a evolução notada após as mudanças mecânicas. “A nova suspensão dianteira deixou o carro com mais aderência nas saídas de curvas, melhorou bastante. A gente fez o treino em um piso muito parecido com o que vamos encontrar em Erechim, então foi um trabalho muito proveitoso, tanto para nós competidores, como para a equipe mecânica”, acrescenta Evandro.

O navegador Juliano Gracioli salienta que o treino foi usado para ajustar a navegação. “É de fundamental importância um treino como este. A gente consegue praticar situações reais, a poucos dias da corrida, e isso nos ajudará a, nos dias anteriores do Rally de Erechim, fazer um levantamento o mais perfeito possível”, enfatiza.

Coração já bate mais forte

A temporada 2013 tem sido intensa para a Cavaletti Rally Racing. Com nova estrutura e uma expectativa melhor para o ano, a intenção é poder seguir lutando na ponta da tabela de classificação pelos títulos dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho. Por isso, a preparação pela segunda corrida do ano é intensa. “O coração começa a bater mais forte. A gente fica ansioso para andar em qualquer prova, mas Erechim é algo diferente. Certamente estamos contando as horas para a largada”, enfatiza Evandro Carbonera.

“A expectativa é muito boa. Correr em casa nos faz querer andar bem. A gente sabe do apoio muito próximo das pessoas que torcem pela gente e isso nos fazer querer, nos motiva a dar o máximo de cada um para que o resultado seja o melhor possível”, explica o navegador Juliano Gracioli.

O Rally de Erechim

Erechim, no norte do RS, recebe uma das mais tradicionais provas do rally de velocidade brasileiro. O grid esperado é de nada menos que 85 carros e mais de 80 mil expectadores in loco. A prova é considerada a melhor e maior do certame nacional e sul-americano.

A programação este ano começa mais cedo. Na terça-feira, 14, as equipes começam a montar suas estruturas (boxes) no Parque de Apoio, que ficará junto ao Parque da Accie. Na quarta e quinta, dias 15 e 16, acontecem os reconhecimentos das especiais pelos competidores. Na quinta, tem também a largada promocional, a apresentação dos competidores ao grande público em evento que reúne, normalmente, mais de 10 mil pessoas, no centro da cidade.

Na sexta-feira, 17, as equipes tem a oportunidade de fazer o último teste antes da corrida, no shakedown. E a noite, começa a prova com o super-prime noturno, em pista montada junto ao Parque da Accie. A prova segue também no sábado e domingo, dias 18 e 19. Mais informações, no Facebook oficial da equipe Cavaletti Rally Racing, no endereço www.facebook.com/cavalettirallyracing.

Edson Castro
PrimeComunicação
Foto: Edson Castro