Search
Close this search box.

Ulysses Bertholdo vence a primeira etapa do Gaúcho de Rally

Piloto de Farroupilha fez o melhor tempo do dia em rally marcado por dificuldades pela chuva nas serras de Canela

A cidade de Canela, RS, recebeu neste sábado, 16, a etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Rally de velocidade. Mais de 45 carros estiveram na pista para a disputa de oito especiais durante o dia. A chuva criou um desafio extra aos competidores deixando as pistas de terra extremamente escorregadias, com lama e exigindo atenção máxima palmo a palmo de prova.

A prova recebeu ainda a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro. No estadual, vitória de Farroupilha com o piloto Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut que marcaram o melhor tempo do dia em 42min53. Eles também venceram a categoria Classe 3 – 4×4, a mais forte, a bordo do Mitsubishi Lancer.

A cidade de Erechim teve o segundo colocado geral da prova, e na Classe 3 – 4×4, com Milton Pagliosa e André Pagliosa com o tempo de 46min44. Entre os carros de tração 4×2 a vitória também foi para Erechim, com Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel, que a bordo de um GM Celta garantiram o melhor tempo em 50min22. Com isso eles venceram ainda a categoria Classe 9 (carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros).

A vitória na etapa na categoria Super A (carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros, aspirado) foi para a cidade de Severiano de Almeida com Evandro Carbonera/Juliano Gracioli que fizeram o tempo de 51min07.

Ulysses Bertholdo comenta que a equipe optou no início por fazer uma prova mais cautelosa. “Isso porque a chuva deixou muito barro na pista. Foi a primeira vez também que andamos com o Lancer Evo 10 e aos poucos percebendo que o carro grudava no chão, apesar da lama, e que era seguro poder acelerar mais. Aumentamos o ritmo e com o passar da prova fomos conseguindo bons tempos que culminaram com esta primeira vitória”, salientou.

“No final conseguimos baixar um pouco nosso tempo, acho que tivemos um rally realmente muito bom, onde as coisas deram certo apesar das dificuldades impostas por um piso com muita lama, pedras soltas, que acabaram pode prejudicar bastante. Mas sair vencendo na temporada realmente é muito bom e importante”, salientou Evandro Carbonera.

“Foi um rally difícil, com muita lama, serração, pedras soltas nas especiais. Nós saímos com pneu de seco, depois mudamos para chuva. Conseguimos impor um bom ritmo e estamos felizes com os resultados deste sábado, o desempenho do carro. Agora é tentar fechar a prova neste domingo com mais um bom resultado”, enfatiza o navegador Robson Giacomel.

Saulo Pereira comemorou sua segunda vitória na carreira, a primeira com o navegador Edgar Marsarotto Jr. “Estamos muito felizes por este resultado. Realmente foi um rally muito difícil em que chegar já poderia ser considerado uma vitória”, argumentou.

O Rally

O Rally de Canela foi marcado por muitas dificuldades para os competidores em função da chuva na noite anterior e garoa na maior parte deste sábado. Além da pista lisa, com bastante lama, a neblina no final do dia também foi obstáculo. O fato da lama, também cancelou as duas últimas especiais do dia.

Agora o Campeonato Gaúcho dá uma pausa de quase 60 dias e volta a ativa no próximo mês de maio, na edição do Rally Internacional de Erechim, que receberá também a etapa de abertura do Campeonato Sul-americano de rally de velocidade.

PrimeComunicação
Texto e Foto: Edson Castro