Neste final de semana, dias 8 e 9, Marcelino Ramos, cidade turística no norte do RS, vai receber as etapas finais dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade. A prova contará com novas especiais e trechos inéditos.
E, mesmo com a definição de dois campeões por antecipação, neste final do Brasileiro, a decisão na categoria mais forte (4×4) ainda está em aberto.
O presidente da Associação Brasileira de Rally (ABRA), Leonardo Zettel, diz que, embora seja mérito dos vencedores, em qualquer corrida o público gosta mesmo é das disputas.
Mas, mesmo que dois campeões já estejam estabelecidos, quem for acompanhar o Rally Termas pode respirar aliviado, afinal, não faltarão disputas, acirradas inclusive, pelos títulos.
Poeira, adrenalina e muita emoção estão garantidas para este final de temporada e o clima, tanto nas pistas quanto fora delas, é de dever cumprido.
“A temporada 2023 foi, provavelmente, uma das mais significativas na história do Campeonato Brasileiro, pois através da união dos competidores, clubes organizadores e CBA, estamos conseguindo criar uma imagem única para o BR de Rally. Isso trará frutos importantes para o nosso esporte”, completou Zettel.
Luis Stedile e KZ Morales são os campeões da categoria Rally 4 (4×2), com duas etapas de antecipação. José Barros Neto e João Remor ganharam a Rally 5 (4×2) com uma etapa de antecipação.
E neste final de semana, duas duplas ainda brigam pelo título da Rally 2 (4×4), a categoria mais forte. Milton Pagliosa e Vinicius Anziliero representam o Brasil na disputa, diante dos uruguaios Federico Ensslin e Martin Vilette, que disputam a competição nacional pela primeira vez.
Programação
O Rally Termas abre sua programação na sexta-feira, dia 8 de dezembro. Neste primeiro dia haverá reconhecimento das especiais pelos competidores, vistorias dos veículos de competição e também uma primeira prova do que promete ser o rally, com a realização de uma street stage, pequeno trecho percorrido pelos competidores em ritmo de prova, no centro da cidade de Marcelino Ramos. Esta especial será realizada na noite da sexta-feira.
Já o sábado, dia 9, será marcado pela disputa da corrida em si, com nove especiais ao longo do dia. Entre as novidades estão roteiros inéditos pelo interior dos municípios de Marcelino Ramos e Viadutos. Todas as especiais serão em estradas de terra.
O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (BRdeRally) tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e apoio da Associação Brasileira de Rally (ABRA).
PROGRAMAÇÃO DO RALLY TERMAS
SEXTA-FEIRA, DIA 8/12
07:30 – Início do reconhecimento das especiais
09:00 – Vistoria técnica
18:30 – Encerramento do reconhecimento das especiais
19:30 – Street Stage Automar
SÁBADO, DIA 9/12
09:38 – SS Linha São Paulo 1
10:06 – SS Viadutos 1
10:39 – SS Suzana 1
13:17 – SS Linha São Paulo 2
13:45 – SS Viadutos 2
14:18 – SS Suzana 2
16:11 – SS Linha São Paulo 3
16:39 – SS Viadutos 3
17:17 – SS Suzana 3
19:00 – Premiação
Texto e foto: Edson Castro