O Rio Grande do Sul tem sido palco importante nas disputas do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade neste ano. Depois de Estação, Erechim e Severiano de Almeida, agora Marcelino Ramos, região turística no norte do Estado, vai receber a última e decisiva etapa da temporada.
Em outubro, Rio Negrinho, SC, teve a definição do título na categoria Rally 4 (4×2), com os campeões antecipados, Luis Stedile e KZ Morales.
Em novembro, Severiano de Almeida, já no RS, viu acontecer a definição dos vencedores por antecipação na categoria Rally 5 (4×2), para José Barros Neto e João Remor.
Agora, em Marcelino Ramos, neste final de semana, dias 8 e 9, a briga vai colocar frente a frente, brasileiros e uruguaios.
Federico Ensslin e Martin Villete vem do Uruguai e disputam pela primeira vez o certame nacional. Eles lideram a disputa na categoria Rally 2 (4×4), mas apenas com dois pontos à frente: 143 a 145 pontos da dupla Milton Pagliosa e Vinicius Anziliero, de Erechim, que representam o Brasil na disputa.
São as únicas duas duplas ainda com condições de ser campeão e quem vencer, leva a taça.
Pagliosa e Anziliero se mostram felizes por chegar ao final do Campeonato na condição de brigar pelo título. “Pela primeira vez, decidi fazer toda a competição, desde a primeira à última etapa. Isso criou as condições para estarmos na disputa. Buscamos pontuar o máximo possível em cada etapa”, explica Milton. A dupla venceu as provas de Erechim e recentemente em Severiano de Almeida.
“Para nós já é uma conquista importante poder alcançar o vice-campeonato. Acredito que contempla nossa expectativa neste ano. Se vier algo mais, certamente será um motivo a mais para celebrar, mas pelo nível da disputa em 2023, chegar entre os primeiros já será bem relevante”, completa.
“Estamos indo para esta etapa com a melhor expectativa. Sabemos que temos um bom ritmo. Para essa corrida em particular, se trabalhou muito mais no carro, justamente para evitar ter algum problema durante a corrida. Esperamos que dê resultado e consigamos fazer uma grande corrida e terminar conquistando esse grande sonho que é para nós, os campeonatos Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade de 2023, que seria uma coisa inédita para uma dupla uruguaia e para o Uruguai”, acrescenta o piloto Federico Ensslin.
Programação
O Rally Termas abre sua programação na sexta-feira, dia 8 de dezembro. Neste primeiro dia haverá reconhecimento das especiais pelos competidores, vistorias dos veículos de competição e também uma primeira prova do que promete ser o rally, com a realização de uma street stage, pequeno trecho percorrido pelos competidores em ritmo de prova, no centro da cidade de Marcelino Ramos. Esta especial será realizada na noite da sexta-feira.
Já o sábado, dia 9, será marcado pela disputa da corrida em si, com nove especiais ao longo do dia. Entre as novidades estão roteiros inéditos pelo interior dos municípios de Marcelino Ramos e Viadutos. Todas as especiais serão em estradas de terra.
Esta ação integra o projeto Rally Termas de Marcelino Ramos 2023, que é financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do PRÓ-ESPORTE/RS LIE. Tem o patrocínio da Cavaletti Cadeiras Profissionais, Triel HT, Perfil Metais, Gasparin e Evidal, com apoio da Prefeitura de Marcelino Ramos e Prefeitura de Viadutos.
PROGRAMAÇÃO DO RALLY TERMAS
SEXTA-FEIRA, DIA 8/12
07:30 – Início do reconhecimento das especiais
09:00 – Vistoria técnica
18:30 – Encerramento do reconhecimento das especiais
19:30 – Street Stage Automar
SÁBADO, DIA 9/12
09:38 – SS Linha São Paulo 1
10:06 – SS Viadutos 1
10:39 – SS Suzana 1
13:17 – SS Linha São Paulo 2
13:45 – SS Viadutos 2
14:18 – SS Suzana 2
16:11 – SS Linha São Paulo 3
16:39 – SS Viadutos 3
17:17 – SS Suzana 3
19:00 – Premiação
Texto e fotos: Edson Castro