O roteiro do 32º Sertões foi atualizado após a última conferência da equipe técnica da competição, que acontece de 23 a 31 de agosto. Foram feitos alguns ajustes e, com isso, oficialmente a prova terá 3.704km – com 2.386km de trechos cronometrados – passando pelo Distrito Federal, Goiás e Bahia, em um percurso praticamente inédito.
A largada e chegada serão em Brasília (DF) que, pela terceira vez, recebe o evento (2005 e 2020). A concentração ocorrerá no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha, e as demais cidades anfitriãs são Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA).
A 32ª edição do Sertões traz uma mudança importante no regulamento do evento. A etapa Maratona é um dos principais momentos da prova – no qual os participantes fazem a própria manutenção nos veículos e não podem contar com auxílio mecânico após o fim do primeiro dia da etapa. Antes, pilotos e navegadores tinham 30 minutos para fazer a revisão, agora, serão 90 minutos.
Ainda, a fase Maratona (4ª e 5ª etapas) acontecerá em percursos diferentes, porém, simultaneamente entre os competidores afiliados à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo – UTVs e carros) e à CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo – motos e UTVs). No dia seguinte, eles trocam de trajeto.
Para a equipe Braço Curto MotorSport, representada pelas duplas Mário Marcondes / Artêmio Pauluci e Luiz Manara / Léo Telles Silva, as mudanças são positivas e trará ganhos a disputa. “Com mais tempo, faremos os reparos nos carros mais assertivamente e com mais tranquilidade (sem tanto desespero). Acredito que isso possa ser um denominador importante na hora de nos manter competitivos no certame, assim como nossos adversários também”, analisou o piloto Mario.
Mais compacto
Apesar dos 3.704km de extensão, o 32º Sertões foi desenhado para oferecer mais praticidade e economia nos deslocamentos. Depois de largar de Brasília, fará duas etapas em formato de laço em Luís Eduardo Magalhães (BA) e mais duas em Formosa (GO). Enquanto pilotos e navegadores vão acelerar por 2.386km de trechos cronometrados, as equipes de apoio terão um deslocamento de 1.453km. No total, serão oito etapas e o prólogo.
“A organização do evento conseguiu encontrar regiões onde fosse possível fazer um rally de alta qualidade técnica e, que ao mesmo tempo, proporcionasse uma logística que facilitasse o trabalho das equipes, poupando os nossos mecânicos, além de economia de custos”, salientou Manara.
E quanto aos desafios de terreno, a Braço Curto MotorSport espera por mais um Sertões desafiador. “Estamos sempre preparados para o ‘pior’”, brinca Mário. “Mas acredito que teremos os obstáculos tradicionais do rally raid: erosões, setores de trial, pedras, estradas a beira de precipícios, terrenos mais arenosos, travessias de rios, estradas de alta velocidade, trechos travados, curvas de todos os tipos, além de muita poeira. Estaremos com a Ford Ranger e a Mitsubishi L200 Evo para ficar entre os Top 5 de nossas categorias”, completou. Mário e Artêmio disputam na categoria Ultimate T1, e Manara e Léo na categoria Ultimate Brasil.
32º Sertões
24 de agosto (sábado) Etapa 1
Brasília (DF) a Formosa (GO)
DI: 38 km
SS: 236 km
DF: 253 km
Total: 527 km
25 de agosto (domingo) Etapa 2
Formosa (GO) a Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km
SS: 433 km
DF: 208 km
Total: 670 km
26 de agosto (segunda-feira) Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) a Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km
SS: 336 km
DF: 47 km
Total: 386 km
27 de agosto (terça-feira) Etapa 4
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 6 km
SS: 418 km
DF: 10 km
Total: 434 km
28 de agosto (quarta-feira) Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 16 km
SS: 263 km
DF: 14 km
Total: 293 km
29 de agosto (quinta-feira) Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) a Formosa (GO)
DI: 139 km
SS: 218 km
DF: 277 km
Total: 634 km
30 de agosto (sexta-feira) Etapa 7
Formosa (GO)
DI: 85 km
SS: 349 km
DF: 63 km
Total: 497 km
31 de agosto (sábado) Etapa 8
Formosa (GO) a Brasília (DF)
DI: 29 km
SS: 133 km
DF: 101 km
Total: 263 km
A Braço Curto MotorSport tem patrocínio de Conasa Infraestrutura, AMC Construções, New Holland – Shark Máquinas, Hipper Freios e Makmo Infraestrutura
Liberdade de Ideias
Isis Moretti
Foto: Marcelo Maragni/Fotop