O IX Rally Rota Sudeste revelou não apenas os campeões de Rally do ano de 2015, mas revelou um lado da competição que faz toda diferença para muitas crianças das cidades por onde a competição passa. E em São Manuel, interior de São Paulo, não foi diferente.
Os alunos da rede pública de ensino que frequentam o Projeto Luz no contraturno escolar, mesmo antes da chegada da equipe do Projeto Ideia Fixa, desenvolveram atividades alusivas a competição que aconteceria na cidade e que despertava tanta curiosidade. Foram feitos cartazes, painéis de boas vindas, que envolveu a todos e só fez com que a expectativa em torno do evento, aumentasse.
Pois bem, em dois horários diferentes foram apresentadas cenas do Teatrinho de Fantoches da Turma do Tupício, onde os animais personagens explicavam as crianças um pouco da história do Projeto Ideia Fixa e da ligação com as competições de rali realizadas em várias cidades e estados deste imenso Brasil.
Depois do teatrinho pausa para fotos ao lado do Renault Kangoo do Vilamonge Café que transportou as doações e a seguir um dos momentos mais esperados pelas crianças que receberam então as lembranças destinadas a eles. Ou seja, os kits de higiene bucal – Sorria para o Rally com creme dental, escova, folha de atividades, bem como o Ideia Bela destinado para as “mamães”, com três produtos de maquiagem e beleza para cada e um produto de higiene pessoal. E ainda os kits com livros de histórias infantis do Ideia Fixa pela Educação & Cultura. Foi um alvoroço! As meninas fizeram um teste nas maquiagens destinadas às mães, o que demonstrou claramente que estes itens serão de uso compartilhado!
Servido o lanche que simboliza o start ou seja, o ponto de partida e a inspiração da gestora do Ideia Fixa para a criação do Projeto, Tânia Mara. Que em uma de suas viagens pelo sertão, se deparou com duas menininhas revirando uma lata de lixo de uma equipe de Rally e retirando dali e consumindo um saquinho de bolachas com apenas farelos e uma garrafa de refrigerante que quase foi torcida para que as poucas gotas do produto ainda lhes satisfizesse a vontade. Assim sendo em nenhuma das ações do projeto as crianças ficam sem receber bolachas e refrigerantes.
“Nos esmeramos para realizar um evento marcante que fechava o campeonato de 2015 e marcava a volta da cidade de São Manuel ao cenário do rali. Segundo os pilotos foi uma das melhores provas do ano, por uma série de fatores. E por todos estes motivos, nós da Arena Promoções e Eventos, não ficaríamos fora da ação social por nada. Sabemos que não daria para beneficiar todas as crianças da cidade, porém as que participaram das ações já simbolizam e mostram nossa preocupação como organizadores, em deixar nossa marca positiva nas cidades que nos acolhem!”, frisou Henrique Arena.
“No momento em que o organizador dá o sinal verde para que possamos trabalhar naquele evento, começa uma corrida contra o tempo. É a aquisição de creme dental, escovas, saquinhos, sacolas, cópia das folhas de atividade, enfim, é uma preparação que dura dias. Nem mesmo eles tem a exata noção do que este trabalho vai causar aos beneficiados, pois as ações acontecem quando eles estão envolvidos com a realização do evento. Eu acabo me envolvendo com as crianças e me dei ao luxo de até almoçar com elas, mostrando a importância de cada alimento, já que eles estavam fugindo da abobrinha refogada!”, disse Tânia.
“A certeza que temos de que uma simples ação leva alegria, ensina, educa e realmente marca quem dela participa, esta comprovada neste depoimento, imagine a cena: uma tímida garota me abraça muito forte e diz ao meu ouvido – Tia, tomara que DEUS coloque sempre pessoas no seu caminho para ajudar o seu projeto a ajudar pessoas, só assim a senhora poderá continuar fazendo esta maravilha que esta fazendo pra gente agora. Obrigada! – Mesmo depois de 13 anos de trabalho ininterrupto, não tem como não se emocionar e arrepiar. As fotos das ações podem sempre parecer iguais, a mesma camisa Dudalina, o mesmo cenário do teatrinho, ou as mesmas sacolas com os kits. Mas cada criança que participou e vivenciou estes momentos conosco, é única! Vamos em frente!”, finalizou Tânia Mara, emocionada.
O Projeto Ideia Fixa tem apoio da Can Am – BRP, Arena Promoções e Eventos, W3B Soluções Inteligentes, Dudalina, Revista PróMoto, Perfumaria Emy, TV POÇOS, Vilamonge Café e SIG Comunicação.
Acompanhe o Ideia Fixa www.projetoideiafixa.org e www.facebook.com/projetoideiafixa
Sobre o Projeto
O Projeto Ideia Fixa era um sonho e acabou se transformando em um projeto de vida, tamanho o envolvimento e a dedicação necessárias para realizá-lo! E lá se vão 13 anos de ações desde julho de 2002, quando o Projeto entrou em ação. Os números são crescentes e até o momento mais de 129 mil pessoas em 16 Estados foram beneficiadas com doações diversas que somam perto de 201 toneladas de doações, além da distribuição de 152 mil livros para alunos de diversas escolas de cidades que fizeram parte dos roteiros por onde o Projeto já passou.
A nona edição do Rally Rota Sudeste será válida pela 10ª e 11ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (Carros) e 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, com supervisão da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP – Federação de Automobilismo de São Paulo. A prova conta com o patrocínio da Can-Am, Bike Box e Prefeitura Municipal de São Manuel, através das Secretarias de Esporte e Turismo.
SIG Comunicação
Silvana Grezzana Santos