Search
Close this search box.

65ª edição do Rali Vinho da Madeira entra em ação nesta quinta-feira

Abertura da prova portuguesa começa com o Qualifying e a Super Especial de Cidade do Funchal

Hoje começa a 65ª edição do Rali Vinho da Madeira, prova organizada desde 1959 pelo Cube Sports da Madeira e que integra o FIA European Rally Trophy, os campeonatos português e madeirense da modalidade e ainda a Peugeot Rally Cup Ibérica. Numa prova marcada também por uma grande preocupação no que toca à sustentabilidade ambiental, o evento dirigido por Pedro M. Araújo reuniu uma lista de 85 inscritos que promete emoção e competição ao longo de três dias nas estradas da ilha.

Com uma distância total de 666,63 km, dos quais 189,70 em percurso seletivo, aquela que é uma verdadeira festa no arquipélago está dividida em 2 etapas e 15 classificativas. O programa desportivo arranca na manhã com o Qualifying, sessão em que os mais rápidos podem escolher a sua ordem de partida para a 1ª etapa, e, ao final da tarde, a super-especial de Cidade do Funchal, que se desenrola, emoldurada por dezenas de milhares de espetadores, na baixa da cidade anfitriã.

A restante 1ª etapa, a disputar na sexta-feira, 2 de agosto, prevê passagem dupla por Campo de Golfe, Palheiro Ferreiro e Santana, enquanto a 2ª etapa, no dia seguinte, inclui duas passagens pelos traçados de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Calheta e o icónico Rosário. A cerimónia de partida tem lugar às 16:00, na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, local que recebe também a cerimónia de entrega de prémios, no sábado, 3 de agosto, às 18:30.

Desportivamente, é aguardada interesse despique pela conquista das primeiras posições por, entre outros, pilotos como o italiano Simone Campedelli, o espanhol Diego Ruiloba, o britânico Kris Meeke, protagonistas do campeonato nacional como Armindo Araújo, José Pedro Fontes ou Ricardo Teodósio e especialistas madeirenses, João Silva, Miguel Nunes, Miguel Caires e Alexandre Camacho, recordista de triunfos no evento. Com bom naipe de presenças também nas classes e competições monomarca, o público vibrará com os melhores carros de competição da atualidade, de entre os quais o estreante Toyota GR Yaris Rally2.

Muito público nas verificações do Rali Vinho da Madeira

A Praça CR7 e o Cais 6 do Porto do Funchal receberam na quarta-feira (31 de julho) as verificações administrativas e técnicas do 65º Rali Vinho da Madeira, prova organizada desde 1959 pelo Club Sports da Madeira que estará na estrada entre amanhã, 1 de agosto, e sábado, 3 de agosto. Foram muitos os adeptos da modalidade e população que, mais uma vez, não quiseram perder a oportunidade de estar próximo de alguns dos seus ídolos bem como ver de perto as muito apetecidas máquinas que evoluirão nas 15 classificativas que compõem o evento.

Todos os concorrentes inscritos para o 65º Rali Vinho a Madeira compareceram às verificações administrativas que tiveram lugar esta tarde na Praça CR7. Neste momento ainda decorrem as verificações técnicas no Cais 6 do Porto do Funchal. Às 21:45 será publicada a Lista de Inscritos Alterada, com alguma eventual troca de navegador ou viatura, bem como a Ordem de Partida para o Qualifying.

Fórum de Sustentabilidade Ambiental no Desporto Automóvel

Também na quarta-feira, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, em parceria com a Federação Internacional do Automóvel e o Rali Vinho da Madeira, proveu esta tarde, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, um Fórum de Sustentabilidade Ambiental no Desporto Automóvel em que intervieram Pedro Barros Pereira, responsável pela área na FPAK, Bárbara Silva, Diretora de Sustentabilidade da FIA, José Paulo Fontes, Presidente da Comissão organizadora do Rali Vinho da Madeira, Cora Teixeira, Diretora de Serviços de Qualificação Turística, Nelson Correia e Fernando Mascôto Spínola, Delegados Ambientais da FPAK, Juan Santos, Comissário Ambiental, José Pedro Fontes, Armindo Araújo e João Silva, pilotos, Pedro Melvill Araújo, membro da Direção da FPAK e Diretor do Rali Vinho da Madeira, Hélder Spínola, da Universidade da Madeira, António Filipe, Diretor do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, e Elsa Fernandes, Vice Reitora da Universidade da Madeira.

Texto: Comunicação Rali Vinho Madeira
Fotos: Luís M Costa / News Motor Sports