Chegou o mês de agosto… Isso significa que o 32º Sertões está bem próximo! Pilotos e navegadores do rally nacional já estão no clima da maior aventura off-road do país. De 23 a 31 de agosto, serão percorridos 3.704 km – sendo 2.386 km de trechos cronometrados. Com largada e chegada em Brasília (DF), as demais cidades anfitriãs são Formosa (GO), Santa Maria da Vitória (BA) e Luís Eduardo Magalhães (BA). A concentração inicial será no estacionamento da Arena BRB Mané Garrincha.
Válido pelos campeonatos Brasileiro e Latinoamericano de Rally Raid, o evento é formado pelas categorias motos, quadriciclos, UTVs e carros. Além de atrair participantes de praticamente todos os estados do Brasil, também recebe diversos estrangeiros, a exemplo dos argentinos, americanos, portugueses, franceses e outros. Entre competidores, integrantes das equipes e staff da prova, o Sertões mobiliza uma caravana formada por aproximadamente 2 mil pessoas.
E falando de brasileiros, depois de sete anos, os catarinenses Flavio Lunardi e Fred Budtikevitz, da Bulldog Racing, estão de volta ao Sertões. E, segundo eles, estão prontos para viver essa aventura em alta velocidade e, ainda, brigar pelas primeiras posições do pódio na categoria Ultimate T1.
“O Sertões é o rally mais esperado do ano e para ele estamos nos preparando desde o mês de março. Participamos de três grandes provas do Campeonato Brasileiro de Rally Raid (Rally Barretos, RN 1500 e Rally Minas Brasil), com o objetivo de nos adaptar bem a nossa Ford Ranger V8. Evoluímos consideravelmente a cada etapa disputada e conquistamos excelentes resultados, por esse motivo, estamos confiantes de que estaremos bem competitivos nesse Sertões”, avalia Flavio.
O roteiro do Sertões 2024 é praticamente inédito e, apesar de manter a média de quilometragem padrão do evento, trouxe um formato compacto que facilita os deslocamentos das equipes de apoio, trazendo uma redução nos custos para as equipes. “Teremos quatro etapas que serão em formato de laços, sendo duas em Luís Eduardo Magalhães e duas em Formosa. Isso diminuiu significativamente o percurso dos nossos apoios, que este ano vão percorrer 1.453 km, ou seja, menos da metade do que o trajeto total do Sertões. Foi incrível o que a organização do evento conseguiu fazer e estão todos de parabéns”, salienta Fred.
O prólogo – tomada de tempo que define a ordem de largada para a primeira etapa – abrirá a competição que tem oito etapas. “Estamos na contagem regressiva para o Sertões. E por aqui, nos últimos ajustes até o dia de embarcar rumo à Brasília”, encerra Flávio.
32º Sertões
24 de agosto (sábado) Etapa 1
Brasília (DF) a Formosa (GO)
DI: 38 km
SS: 236 km
DF: 253 km
Total: 527 km
25 de agosto (domingo) Etapa 2
Formosa (GO) a Santa Maria da Vitória (BA)
DI: 29 km
SS: 433 km
DF: 208 km
Total: 670 km
26 de agosto (segunda-feira) Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) a Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 3 km
SS: 336 km
DF: 47 km
Total: 386 km
27 de agosto (terça-feira) Etapa 4
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 6 km
SS: 418 km
DF: 10 km
Total: 434 km
28 de agosto (quarta-feira) Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 16 km
SS: 263 km
DF: 14 km
Total: 293 km
29 de agosto (quinta-feira) Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) a Formosa (GO)
DI: 139 km
SS: 218 km
DF: 277 km
Total: 634 km
30 de agosto (sexta-feira) Etapa 7
Formosa (GO)
DI: 85 km
SS: 349 km
DF: 63 km
Total: 497 km
31 de agosto (sábado) Etapa 8
Formosa (GO) a Brasília (DF)
DI: 29 km
SS: 133 km
DF: 101 km
Total: 263 km
A Bulldog Racing tem patrocínio de Axia Vectra e Henz Engenharia, apoio de Malai Manso Resort, Metalúrgica Imam, AIOLFI Seguros e Omunga Grife Social e Instituto
Liberdade de Ideias
Isis Moretti
Foto: Doni Castilho/DFOTOS