Search
Close this search box.

Brasileiro de Rally chega a Araucária para disputa final na temporada 2014

Campeonato conhecerá mais dois campeões e duplas projetam um dos rallys mais disputados do ano na cidade paranaense

 
O final de semana promete ser de emoções em alta velocidade em terras paranaenses. É que entre os dias 5 e 7, desta sexta-feira até o domingo, acontece o Rally das Araucárias, a sexta e última etapa dos campeonatos Brasileiro e Paranaense além da quinta prova do ano do Catarinense de rally de velocidade.
 
A prova pelos três campeonatos será disputada de forma simultânea por estradas de terra próximas da cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba. E a programação começa já nesta sexta-feira, dia 5, com os competidores fazendo o reconhecimento das especiais, ao longo do dia. Na parte da tarde haverá ainda o treino final para ajuste dos carros, e a partir das 19h30, no Parque Cachoeira, a largada promocional, uma apresentação oficial dos competidores ao público.
 
Corrida para valer a partir da manhã e durante todo o dia de sábado, além de outras cinco especiais no domingo. Competidores de vários lugares do país estarão na cidade paranaense para a disputa desta prova que decidirá o título em duas das três categorias do Brasileiro, além de apontar os campeões em todas as categorias do regionais do PR e SC.
 
Na disputa da categoria mais forte, a CBR1, dos carros 4×4, estará a dupla paranaense Ricardo Malucelli e Giovani Bordin, da equipe JMalucelli (Esthétic Cars Details, Rádio Transamérica – apoio Ogio, Paraná Banco, Citra Bar). A meta é conseguir terminar o campeonato entre os três melhores da categoria. “Devido a alguns problemas pessoais e técnicos não conseguimos fazer duas etapas do Brasileiro, de Ponta Grossa e Panambi. Mas agora estamos com muita vontade de acelerar novamente e rever todos os amigos”, destaca Ricardo. “Estamos bem tranquilos e seguros para andar novamente”, acrescenta Bordin.
 
Categoria mais disputada do ano
 
Na categoria CBR3, dos carros de tração 4×2 e considerada de entrada no esporte no Brasil, nada menos que quatro duplas ainda buscam o título. Os líderes são os paranaenses, Marco Malucelli e Vinicius Anziliero, da Pro Macchina Motorsports (JMalucelli/Paraná Banco). “Pretendemos fazer um rally tranquilo, concentrados e principalmente finalizar a prova com qualidade”, aponta Marco.
 
O percurso que a equipe irá enfrentar, nas especiais, todas em estradas de terra no interior do município de Araucária, é em partes conhecido por Marco e Vinicius. “Andamos uma etapa do Campeonato Paranaense, que equivale a menos da metade dessa corrida. Assim, conhecemos somente 30% de todo o rally. Será um traçado novo em sua maior parte e de terreno variável”, explica Marco Malucelli.
 
Na vice-liderança aparece a dupla gaúcha Evandro Carbonera e Eduardo Tonial, da Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Perfiaço/Lussani/Copare/Lorenci). “Vai ser mais uma corrida muito disputada, assim como vem sendo toda a temporada. Queremos sair campões, apesar de sabermos que para isso precisaremos de uma combinação de resultados. Mas como rally só termina quando guardamos o carro no parque fechado, estaremos na expectativa até o final”, aponta o navegador, Eduardo Tonial.
 
Os catarinenses Toninho Genoin e Maicol de Souza, da equipe Na Duvida Acelera Racing (N Coelho Rodas, Revista Motor Machine, RA Racing, Atrupe e Mundial Flex, com preparação da equipe RT One), aparece em terceiro lugar na categoria, e ainda com chances de título. “Sabemos que será uma prova muito disputada, são quatro duplas que ainda tem alguma chance de ser campeão e cada uma vai buscar os seu máximo, já que esta é a etapa decisiva. Nós vamos para Araucária com o mesmo pensamento de todo o restante do ano, buscar andar forte, num ritmo constante e que possa nos garantir um bom resultado ao final do rally”, destaca o piloto Toninho Genoin.
 
O Rally em Araucária
 
Araucária volta a integrar o calendário Brasileiro de rally. Na região, já foram disputadas algumas provas históricas dentro do esporte no Brasil. A corrida será composta de seis especiais no sábado, dia 6 e outras cinco no domingo, dia 7. Serão 141 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra no interior do município de Araucária.
 
Toda a estrutura do Parque de Apoio, com os boxes das equipes, ficará localizada junto a Câmara de Vereadores da cidade, que fica na rua Nossa Senhora dos Remédios, no bairro Fazenda Velha. Já a largada promocional, na noite de sexta-feira, dia 5, a partir das 18h30, acontecerá junto ao Parque Cachoeira, na Rua Ceará, bairro Iguaçu. O acesso do público ao parque de apoio e também nas especiais será gratuito.
 
PROGRAMA DO RALLY DE ARAUCÁRIA
 
Sexta-feira, 05 de Dezembro
 
08:00h – Início do reconhecimento das especiais
08:30h – Vistoria CBR1 /Convidados
09:30h – Vistoria CBR2
10:30h – Vistoria CBR3
15:00h – Início Shakedown
17:00h – Encerramento do Shakedown
17:30h – Apresentação para Largada Promocional
18:30h – Largada Promocional – Parque Cachoeira
 
Sábado, 06 de Dezembro
 
10:00h – Largada do 1º carro do Parque de Apoio – Câmara de Vereadores
 
Domingo, 07 de Dezembro
 
07:50h – Largada do 1º carro do Parque de Apoio – Câmara de Vereadores
13:00h – Entrada do 1º carro no parque fechado
14:30h – Premiação – Câmara de Vereadores
 
SERVIÇO
 
O que: Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
Onde: Araucária, PR
Quando: dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2014
A competição: 6ª etapa do Brasileiro de Rally de Velocidade, 6ª etapa do Paranaense de Rally e 5ª etapa do Catarinense de Rally
Parque de apoio: Câmara de Vereadores – rua Nossa Senhora dos Remédios, bairro Fazenda Velha
Mapa para o público assistir o rally: buscar junto ao Parque de Apoio e site oficial do campeonato – www.rallybr.com.br
 
Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro