Search
Close this search box.

Paranaense volta ao Brasileiro de Rally por ‘top 3’ na categoria mais forte

Ricardo Malucelli espera fechar primeiro ano entre os 4x4 nas primeiras colocações do campeonato. Para fechar o ano, piloto corre em casa no próximo final de semana 

 
Eles estão de volta. O piloto paranaense, Ricardo Malucelli, e o navegador Giovani Bordin vão disputar a última etapa dos campeonatos Brasileiro e Paranaense de rally de velocidade. A corrida, além de ser a última, também é especial porque será praticamente no “pátio da casa” de Ricardo. Ele reside em Curitiba e a corrida do final de semana acontecerá em Araucária, região metropolitana da capital paranaense.
 
A dupla da equipe UB Rally (JMalucelli, Esthétic Cars Details, Rádio Transamérica – apoio Ogio, Paraná Banco, Citra Bar) corre com dois objetivos nesta prova de Araucária. O primeiro é garantir o “top 3” do Brasileiro. Finalizar entre os três melhores na categoria mais forte, a CBR1, dos carros 4×4, no primeiro ano de disputa, é uma meta importante para a dupla. A outra é poder fechar o ano pelo menos com o vice-campeonato pelo campeonato Paranaense. No Estadual, a dupla tem 23 pontos contra 38 dos líderes.
 
“Devido a alguns problemas pessoais e técnicos não conseguimos fazer duas etapas do Brasileiro, de Ponta Grossa e Panambi. Mas agora estamos com muita vontade de acelerar novamente e rever todos os amigos”, destaca Ricardo. “Estamos bem tranquilos e seguros para andar novamente”, acrescenta Bordin.
 
Antes da etapa de Araucária, a equipe fez alguns treinos, visando especificamente esta última corrida do ano. “As três primeiras provas deste ano fizemos sem nenhum treino antes, confesso que isso me atrapalhou bastante. Agora, com a vinda do carro para Curitiba fizemos dois dias de treinos muito bons, aproveitado com instruções do Mauricio Neves. Fizemos algumas mudanças no carro, principalmente suspensão e motor. Acredito que tivemos melhoras significativas”, explica Ricardo.
 
Para o navegador Giovani Bordin, os treinos mostraram evolução, tanto na pilotagem, quanto na navegação. “Estou muito feliz com o entrosamento da dupla”, diz o navegador.
 
Ricardo explica que o objetivo nesta última corrida de 2014, é tentar andar o mais perto dos concorrentes na categoria e brigar por um lugar no pódio. “Sempre buscar o melhor, estamos chegando cada vez mais, faremos uma boa prova”, enfatiza Bordin. 
 
Ano de estreia e bons resultados
 
O ano de 2014 foi de novas expectativas para Ricardo Malucelli e Giovani Bordin. Eles deixaram a categoria dos carros de tração 4×2 e passaram a pilotar o Mitsubsihi Lancer Evo X na categoria máxima no Brasil, dos carros de tração 4×4.  “Nossa avaliação é muito positiva, eu sabia que ia ter dificuldades na mudança de categoria, pois, a minha vida inteira andei de 4×2, com um Peugeot 207. Fizemos algumas etapas sem treinos e com a meta de terminar as corridas. Conseguimos terminar as três etapas que disputamos e isso ajudou muito a ficar entre os melhores da categoria este ano”, avalia Malucelli.
 
“Não desistimos de nenhuma etapa, mesmo tendo problemas em algumas, isso ajudou a crescer muito. Buscamos aprendizado, realizamos treinos, e estamos mais tranquilos, acho que o saldo é super positivo”, finaliza Giovani Bordin. 
 
O Rally em Araucária
 
Araucária volta a integrar o calendário Brasileiro de rally. Na região, já foram disputadas algumas provas históricas dentro do esporte no Brasil. A corrida será composta de seis especiais no sábado, dia 6 e outras cinco no domingo, dia 7. Serão 141 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra no interior do município de Araucária.
 
Apesar de residir na região, esta será a primeira vez que Ricardo e Giovani andarão em Araucária. “Realmente não conheço os trechos, mas sei andar nesse tipo de piso que predomina aqui na região. Espero fazer uma prova com muita concentração e tentar andar sempre num ritmo mais rápido”, completa Ricardo.
 
Toda a estrutura do Parque de Apoio, com os boxes das equipes, ficará localizada junto a Câmara de Vereadores da cidade, que fica na rua Nossa Senhora dos Remédios, no bairro Fazenda Velha. Já a largada promocional, na noite de sexta-feira, dia 5, a partir das 18h30, acontecerá junto ao Parque Cachoeira, na Rua Ceará, bairro Iguaçu. O acesso do público ao parque de apoio e também nas especiais será gratuito.
 
PROGRAMA DO RALLY DE ARAUCÁRIA
 
Sexta-feira, 05 de Dezembro
 
08:00h – Início do reconhecimento das especiais
08:30h – Vistoria CBR1 /Convidados
09:30h – Vistoria CBR2
10:30h – Vistoria CBR3
15:00h – Início Shakedown
17:00h – Encerramento do Shakedown
17:30h – Apresentação para Largada Promocional
18:30h – Largada Promocional – Parque Cachoeira
 
Sábado, 06 de Dezembro
 
10:00h – Largada do 1º carro do Parque de Apoio – Câmara de Vereadores
 
Domingo, 07 de Dezembro
 
07:50h – Largada do 1º carro do Parque de Apoio – Câmara de Vereadores
13:00h – Entrada do 1º carro no parque fechado
14:30h – Premiação – Câmara de Vereadores
 
SERVIÇO
 
O que: Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
Onde: Araucária, PR
Quando: dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2014
A competição: 6ª etapa do Brasileiro de Rally de Velocidade, 6ª etapa do Paranaense de Rally e 5ª etapa do Catarinense de Rally
Parque de apoio: Câmara de Vereadores – rua Nossa Senhora dos Remédios, bairro Fazenda Velha
Mapa para o público assistir o rally: buscar junto ao Parque de Apoio e site oficial do campeonato – www.rallybr.com.br
 
Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro