Search
Close this search box.

Cavaletti Rally Racing parte para rally decisivo em Panambi

Time gaúcho acredita que prova será decisiva para pretensões na temporada nos campeonatos nacional e regional de rally de velocidade

 
Líder no Campeonato Gaúcho e terceiro colocado no Brasileiro (CBR) de rally de velocidade, a dupla gaúcha Evandro Carbonera e Eduardo Tonial vai competir em uma prova desconhecida, porém, na avaliação da própria equipe, “definitiva” em termos de sequencia em ambas as competições.

No próximo final de semana, entre os dias 17 e 19 de outubro, a dupla da equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Lussani/Copare/Lorenci), vai disputar a prova de Panambi, no RS, pela primeira vez. Será a quinta etapa do Brasileiro e quarta do Gaúcho, que terão disputa simultânea.

No regional, Evandro e Eduardo são líderes da categoria RC4. Já no nacional, a dupla está na terceira colocação de uma das categorias mais disputadas do ano, a CBR3. Apesar de estar em terceiro, a dupla ainda tem boas chances de chegar ao título. Por isso, a importância de buscar um bom resultado em Panambi.

“Nossa expectativa é sempre é a melhor possível, é a primeira vez que vou andar em Panambi, acredito que será uma grande prova. Além do que, considero que esta será uma etapa decisiva para o campeonato. Para buscar o título só a vitória interessa”, destaca o piloto Evandro Carbonera.

“Esperamos fazer uma ótima prova em Panambi e sair com a pontuação necessária para permanecer vivos na disputa pelo CBR. Esta será a prova mais importante do ano para nós, vai definir se teremos chances de brigar pelo titulo nacional na última etapa, em Curitiba-PR, e ainda poderemos sair campeões Gaúchos na RC4, dependendo claro de uma combinação de resultados”, acrescenta Eduardo Tonial.

Navegador conhece a prova

Apesar de Evandro nunca ter andado na região, pode saber de algumas informações referentes ao rally, através do navegador, Eduardo, que já andou no local. “Sabemos que o terreno é muito parecido com nossa região (norte do RS), e também que as especiais devem ser rápidas, como já foi em anos anteriores”, explica Evandro.

Para Eduardo, aliás, foi um rally especial, em 2009. “Eu fiz minha estreia no rally de velocidade a etapa em Panambi. Na oportunidade, estava navegando para o até então preparador da Rally Center, o Xuxa, e em 2011 andei novamente ao lado de Julio Romi. Trata-se de um rally rápido e muito técnico”, aponta o navegador.

Outra preocupação da equipe é melhorar o desempenho do Peugeot 207, com o qual a dupla compete nos dois campeonatos. “Estamos tentando melhorar o desempenho, desde o capotamento em Estação, não conseguimos recuperar um bom ritmo. Nesta prova deveremos estar com o carro que iniciamos a temporada e tivemos ótimos resultados”, frisa Evandro.

Em busca de títulos

Campeão de 2013 na categoria RC4, Evandro, ao lado de Eduardo Tonial neste ano, quer tentar repetir o desempenho daquele ano no estadual e se posicionar melhor no Brasileiro. “Sabemos que, pelo Gaúcho, esta prova será fundamental, temos uma vantagem na liderança, porém é pequena, e precisamos manter esta vantagem”, diz Evandro.

“Nessa etapa só nos resta ir atrás da primeira colocação. Precisamos ganhar essa prova e ver como vai ficar a colocação dos nossos concorrentes”, completa Eduardo.

O rally de Panambi

A prova em Panambi começará sua programação ainda na sexta-feira, dia 17. Neste dia os competidores farão o reconhecimento das especiais, o treino final de ajuste dos carros e também participarão de uma largada promocional, na apresentação oficial ao público.

Já no sábado e domingo, dias 17 e 18, o rally será composto pela disputa de seis especiais no primeiro dia, e outras cinco no segundo dia.

A prova pelo Campeonato Gaúcho vale apenas nas especiais de sábado. Já quem optar por competir também no Brasileiro, terá de competir nos dois dias.

O parque de apoio do rally, onde ficarão montados  os boxes das equipes, estará localizado junto ao Parque Municipal de Panambi. O acesso ao parque, assim como nas especiais da prova, será gratuito ao público.gratuito ao público.

PROGRAMA DO RALI DE PANAMBI

Sexta-Feira – 17 de Outubro de 2014

07h00 Abertura da Secretaria de Prova – Parque Municipal
08h00 Abertura da Sala de Imprensa – Parque Municipal
08h00 Inicio do reconhecimento das Provas Especiais
08h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR1
09h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR2
10h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. CBR3
11h30 Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. Convidados
14h00 Inicio da 2ª Vistoria Técnica – todas as categorias brasileiro (com multa)
14h30 Inicio da Vistoria Técnica do Gaúcho
15h00 Encerramento da 2ª Vistoria Técnica do Brasileiro
15h00 Inicio do SHAKEDOWN (todas as categorias)
17h00 Encerramento do Credenciamento de Imprensa
17h00 Encerramento do SHAKEDOWN
18h00 Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
18h00 Encerramento da Vistoria Técnica do Gaúcho
19h00 Largada Promocional (participação obrigatória de pilotos e navegadores)
21h00 Divulgação da Ordem de Largada

Sábado – 18 de Outubro de 2014

09h23 Largada do primeiro carro na PE-1
09h41 Largada do primeiro carro na PE-2
11h44 Largada do primeiro carro na PE-3
12h03 Largada do primeiro carro na PE-4
14h02 Largada do primeiro carro na PE-5
14h20 Largada do primeiro carro na PE-6
18h00 Divulgação da Ordem de Largada de Domingo

Domingo – 19 de Outubro de 2014

08h43 Largada do primeiro carro na PE-7
09h21 Largada do primeiro carro na PE-8
09h54 Largada do primeiro carro na PE-9
11h47 Largada do primeiro carro na PE-10
12h20 Largada do primeiro carro na PE-11
14h00 Divulgação dos resultados / Premiação

Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro