Search
Close this search box.

Cavaletti Rally Racing busca liderança do Brasileiro de Rally em Ponta Grosa

Cidade paranaense recebe no próximo final de semana a quarta etapa da competição e time gaúcho quer voltar a primeira colocação na tabela de classificação

 
Depois de uma primeira parte de muita velocidade, vai começar a segunda metade do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. A cidade paranaense de Ponta Grossa recebe no próximo final de semana, entre os dias 19 e 21, a quarta etapa da temporada e a promessa de bons pegas nas três categorias do certame nacional.

Na CBR3 (carros de tração 4×2 e motor de até 1.600cc), a equipe gaúcha Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Lussani/Copare/Lorenci/Sinai Agroinsumos e Máquinas) vai em busca de retomar a ponta da tabela de classificação. O time formado pelo piloto Evandro Carbonera e o navegador Eduardo Tonial liderou a competição entre a segunda e terceira etapas.

Agora somam 91 pontos contra 96 dos líderes. São apenas cinco pontos a três corridas do final do Campeonato. “O mais importante a partir de agora é completar as provas, tentar sempre a melhor posição possível. O campeonato está aberto e tudo pode acontecer”, aponta o piloto Evandro Carbonera.

Para o navegador Eduardo Tonial, superação é a palavra a ser usada. “Viemos de duas etapas aonde não alcançamos nossos objetivos, e perdemos a boa diferença que tínhamos para nossos concorrentes, agora é dar o melhor de nós e buscar a vitória”, frisa.

Ponta Grossa também será um rally desconhecido para Evandro e Eduardo, o que não representa necessariamente um problema para a dupla. “Eu particularmente gosto de andar em provas novas, nosso único problema é que esta prova é conhecida para nossos principais concorrentes”, destaca o piloto. “Esperamos uma etapa dura para, pois nossos principais adversários já andaram nessas especiais  em etapa do Campeonato Paranaense”, acrescenta Eduardo.

Evandro também salienta a importância de buscar conhecer a prova. “Sempre buscamos nos informar sobre o tipo de piso e ritmo dos trechos, toda informação é sempre importante”, explica.

Reconhecimento das especiais

A programação do rally em ponta Grossa começa na sexta-feira e uma das primeiras atividades será o reconhecimento das especiais, pelos competidores, um trabalho que Evandro julga ser fundamental, especialmente em uma prova desconhecida. “O reconhecimento é sempre importante, quando é a primeira vez como será para nós esta prova, a atenção deve ser redobrada”, explica.

Eduardo Tonial enfatiza que o reconhecimento, ou levantamento como também é chamado, tem que ser limpo e bem feito. “Não teremos direito a errar no levantamento, a categoria está muito disputada e qualquer vacilo poderá comprometer todo o nosso planejamento do ano”.

Campeonato entra na reta decisiva

O Campeonato Brasileiro de Rally já teve três e terá outras três corridas pela frente até o final da temporada. A expectativa é de uma segunda metade de competição extremamente disputada. Evandro e Eduardo apontam alguns pontos que poderão ser decisivos na conquista do título. “O equipamento é sempre muito importante, temos limitação de orçamento e isso dificulta um pouco as coisas, porém regularidade e sempre somar pontos nas etapas pode ser definitivo para quem quer brigar pelo título”, diz Evandro.

“A regularidade e o bom desempenho nas etapas tem feito e vão fazer até o final a diferença. Pecamos em não somar pontos nas power stage (melhor tempo na última especial), esses pontos estão nos fazendo falta agora e vamos mudar isso para as próximas etapas”, completa Eduardo.

O rally em Ponta Grosa

A prova na cidade de Ponta Grossa, marca a primeira etapa deste ano do Brasileiro de Rally em terras paranaenses. O parque de apoio da corrida, com os boxes das equipes, estará montado junto ao Centro de Eventos da cidade, onde o público terá acesso gratuito, assim como em todas as especiais do rally.

A programação começa na próxima sexta-feira, dia 19, com o reconhecimento das especiais pelos competidores, além do treino final de ajuste dos carros e a largada promocional. Este último evento acontecerá junto a Estação da Saudade, a partir das 18h30.

A corrida será disputada em seis especiais no sábado, dia 20, a partir das 10h23. No domingo serão mais quatro especiais, todas em estradas de terra, no interior de Ponta Grossa.

Programação do Rally de Ponta Grossa

Sexta-Feira – 19 de Setembro de 2014
07:00h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
08:00h – Inicio do reconhecimento das Provas Especiais – SS
15:30h – Início Shakedown – Todas as categorias
17:00h – Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
17:30h – Encerramento Shakedown
17:30h – Divulgação da ordem de largada de Sábado
18:30h – Largada Promocional – Junto a Estação Saudade

Sábado – 20 de setembro de 2014
08:00h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
10:23h – Largada do primeiro carro na SS01 – Ponta Grossa 1
10:56h – Largada do primeiro carro na SS02 – Vila Velha 1
11:21h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
12:49h – Largada do primeiro carro na SS03 – Ponta Grossa 2
13:22h – Largada do primeiro carro na SS04 – Vila Velha 2
13:47h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
15:15h – Largada do primeiro carro na SS05 – Ponta Grossa 3
15:48h – Largada do primeiro carro na SS06 – Vila Velha 3
18:00h – Divulgação da ordem de largada de Domingo
18:30h – Fechamento da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa

Domingo – 21 de setembro de 2014
07:30h – Abertura da Secretaria de Prova – Centro de Convenções de Ponta Grossa
08:33h – Largada do primeiro carro na SS07 – Passo de Pupo 1
09:01h – Largada do primeiro carro na SS08 – Cerne 1
09:46h – Entrada do primeiro carro no Parque de Apoio
11:29h – Largada do primeiro carro na SS09 – Passo de Pupo 2
11:57h – Largada do primeiro carro na SS10 – Cerne 2
13:15h – Divulgação do Resultado Oficial
13:45h – Premiação

Calendário do Brasileiro de Rally

19-21 / 09 – Ponta Grossa – PR
18-19 / 10 – Panambi – RS
6-7 / 12 – Curitiba – PR

Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro