O objetivo também é manter a evolução de bons resultados que a dupla vem conquistando desde o ano passado. “Temos como intenção andar na mesma casa de tempo dos principais concorrentes. Sabemos que será uma tarefa bastante complicada, pois a prova de Erechim será uma prova muito rápida e como fizemos alterações na carro e não fizemos nenhum treino nesta configuração, ainda não sei qual é a resposta que o carro irá dar, porém a expectativa é a melhor possível pois as poucas voltas que pude dar na rua foi muito boa e acho que vou ter uma surpresa boa nos resultados”, destaca o piloto Fernando Solimann.
Para ele, o principal desafio nesta corrida é manter a cabeça focada o tempo todo na prova e por onde se está passando, por se tratar de quatro das cinco especiais bastante compridas, pois às vezes acaba pensando no que fazer em tal ponto e acaba esquecendo de se concentrar no que se está passando no momento.
A equipe também tem se focado na preparação para fazer uma boa prova. “A principal preparação está no trabalho de concentração e desenvolvimento do carro, tivemos problemas nas duas corridas do ano com os amortecedores e espero que para esta prova a suspensão possa se comportar de maneira adequada e também fizemos alterações na parte mecânica e mantendo o foco em fazer a ficha de homologação do carro, pois como ele é único andando estamos desenvolvendo a ficha para que todos saibam e tenham acesso a tudo que o carro tem na sua parte mecânica e estrutural”, acrescenta Fernando.
Dois dos 13 trechos cronometrados do Rally de Erechim terão mais de 30 quilômetros de extensão, o que promete um desafio a mais para os competidores. “A principal dificuldade de especiais muito longas é a concentração, mas como estamos focando em um resultado positivo, espero com o trabalho que estamos desenvolvendo conseguir mandar bem o foco e trazer um resultado nesta especial com regularidade, pois com toda a certeza será a especial que irá definir boa parte da diferença entre pilotos e carros no tempo final”, explica a navegadora Natasha.
A abertura da prova será no super prime noturno, nesta sexta-feira, dia 30. “Está será a terceira vez que irei competir numa prova a noite, pois já andamos em Erechim ano passado e agora no início do ano em Pomerode, muda a questão do piso que com o sereno fica mais liso e dificulta o olhar da profundidade da estrada, que normalmente se olha o que está perto tentando com um olhar rápido o que está mais longe, sendo assim com a escuridão atrapalha”, frisa Fernando.
A equipe também busca manter o bom ritmo alcançado na última prova, em Severiano de Almeida, quando conquistou pódio pelo Campeonato Gaúcho. “A principal questão é manter o foco no objetivo que é chegar, em seguida manter a concentração em todo o percurso das especiais, pois são especiais longas e rápidas e manter o carro em alta 60% 70% de toda a especial não é fácil, tendo em vista que acaba se dispersando, mas estamos determinados a andar no tempo próximo aos concorrentes e mais uma vez testar o nível que pode chegar o carro e acredito que com esta nova configuração iremos ter um carro bastante competitivo em relação aos demais”, completa Fernando.
A dupla Fernando e Natasha está disputado a temporada completa dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho neste ano.
Segundo carro na pista
A Solimann Racing também terá um carro competindo na categoria RC4. Será o Peugeot 206 formado pela dupla Laurindo e Fernando Solimann. Laurindo é pai de Fernando e Felipe. A dupla também estará buscando pontuação nos três campeonatos em disputa.
O Rally de Erechim
A programação do Rally de Erechim começa na terça-feira, dia 27 com a abertura do parque de Apoio para as equipes montarem seus boxes. Este fica junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, onde também ficará toda a estrutura da prova.
O reconhecimento das especiais será feito pelos competidores entre a quarta e quinta, dias 28 e 29. Ainda na quinta tem a largada promocional, a partir das 20h, na Praça da Bandeira, centro de Erechim. Na sexta, dia 30, uma intensa programação começa com o shakedown (treino final) e qualifying stage, este apenas para os carros 4×4. E a partir das 18h, larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente montada para a corrida, junto ao Parque da Accie.
A corrida segue no sábado, 31 de maio e domingo, 1º de junho. Quem competir pelo Campeonato Gaúcho, anda apenas a primeira parte da prova, entre a sexta e sábado. Já quem andar também para pontuar nos campeonatos Sul-americano e Brasileiro, a corrida prossegue até o domingo. Mais informações, como mapas e locais para assistir o rally, programação completa, podem ser encontradas no site do evento, www.rallyerechim.com.br.
Programação da corrida:
Sexta | 30 de maio
07h20 – Início Shakedown 4X4
09h23 – Largada 1º Carro no Qualifying Stage
11h20 – Início Shakedown 4X2
13h20 – Início Shakedown Cross Country
14h20 – Encerramento Shakedown
15h00 – Qualifying Stage – Escolha de Ordem
18h34 – Largada 1º Carro no Super Prime EAEC
Sábado | 31 de maio
08h33 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 1
08h51 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 1
09h19 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 1
11h25 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 2
11h43 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 2
12h11 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 2
14h03 – Largada 1º carro no Super Prime EAEC
Domingo | 01 de junho
08h03 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 1
08h31 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 1
10h27 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 2
10h55 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 2
11h33 – Largada 1º carro no SS ACCIE
13h30 – Cerimônia de premiação
Texto e foto: Edson Castro