Search
Close this search box.

Cavaletti Rally Racing quer vitória na maior corrida do ano

Time compete no Rally de Erechim na próxima semana e terá duplo desafio pela frente

 
A segunda etapa, tanto do campeonato Brasileiro, quanto do Gaúcho de rally de velocidade vai acontecer de maneira simultânea na maior prova do Brasil, o Rally Internacional de Erechim, entre os dias 28 de maio e 1º de junho. Serão mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados e a equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Lussani Terraplanagem/Lorenci/Copare) quer aproveitar o desafio e buscar a primeira vitória do ano pelo Nacional e a segunda no Estadual.

“O Rally de Erechim é sempre um show a parte, a expectativa é sempre poder completar essa prova e de preferência com um resultado positivo”, salienta Evandro Carbonera. “Esta prova é sempre algo novo, é como se fosse andar pela primeira vez, a paixão que o público tem pela velocidade é algo impressionante, sei disso por que já participei de vários rallys em Erechim, no barranco, assistindo”, acrescenta o navegador Eduardo Tonial.

A dupla está na liderança do Campeonato Gaúcho, na categoria RC4 e em terceiro na CBR3, do Brasileiro, ambas categorias para carros de tração 4×2 e até 1.600cc. O Peugeot 207, carro com o qual a dupla compete também está pronto para este desafio. O Rally de Erechim também reserva desafios extras. “Esta é uma prova onde vem muitos competidores, que normalmente não participam dos campeonatos completos, aumentando o grid e as dificuldades. A prova é longa e desgastante, mas estamos nos preparando para fazer uma boa corrida”, frisa Evandro. “É uma etapa com bastante quilometragem, além de ser a prova que mais teremos concorrentes na mesma categoria, aproximadamente 20 carros, então teremos de ter um desempenho regular durante todo rally para conseguir terminar e buscar nosso objetivo que é a vitória”, explica Eduardo.

A preparação da equipe tem sido intensa nos últimos dias, visando a prova gaúcha. “Além de estarmos nos preparando fisicamente também estamos conversando muito entre todos da equipe, para acertar todos os detalhes. Praticamente em casa, temos que dar um bom retorno a nossos patrocinadores e amigos que certamente estarão acompanhando a prova”, frisa Evandro.

Especial longa e desafiadora

O primeiro dia do Rally de Erechim será na sexta-feira, 30 de maio, com a disputa do super-prime noturno. Mas para muitos, a disputa começa mesmo no sábado, dia 31, e este ano os competidores terão que enfrentar uma especial com mais de 30 quilômetros, que será repetida duas vezes. “Acredito que seja um grande desfio para a maioria dos competidores. É uma especial que certamente pode definir a prova, porém todos estão se preparando para isso. Nosso papel é também nos qualificarmos para ter um bom desempenho”, aponta Evandro.

“Já conversamos bastante sobre essa especial. Apesar de não termos conhecimento dela, sabemos que teremos que ter muita concentração e caprichar no levantamento para conseguir o melhor desempenho possível”, enfatiza o navegador.

Outro desafio será competir à noite. “A pilotagem não muda, o que altera é a atenção que deve ser redobrada. Um bom equipamento de iluminação no carro também pode ajudar para um bom resultado”, diz o piloto.

“O super prime noturno já é velho conhecido da maioria dos pilotos, este ano parece que foram feita algumas alterações, mas estaremos prontos e afiados para tirar o melhor proveito dessa etapa noturna que na verdade e um verdadeiro show para o público e para nós, piloto e navegador”, completa Eduardo.

O Rally de Erechim

A programação do Rally de Erechim começa na terça-feira, dia 27 com a abertura do parque de Apoio para as equipes montarem seus boxes. Este fica junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, onde também ficará toda a estrutura da prova.

O reconhecimento das especiais será feito pelos competidores entre a quarta e quinta, dias 28 e 29. Ainda na quinta tem a largada promocional, a partir das 20h, na Praça da Bandeira, centro de Erechim. Na sexta, dia 30, uma intensa programação começa com o shakedown (treino final) e qualifying stage, este apenas para os carros 4×4. E a partir das 18h, larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente montada para a corrida, junto ao Parque da Accie.

A corrida segue no sábado, 31 de maio e domingo, 1º de junho. Quem competir pelo Campeonato Gaúcho, anda apenas a primeira parte da prova, entre a sexta e sábado. Já quem andar também para pontuar nos campeonatos Sul-americano e Brasileiro, a corrida prossegue até o domingo. Mais informações, como mapas e locais para assistir o rally, programação completa, podem ser encontradas no site do evento, www.rallyerechim.com.br ou na Fan Page da equipe no Facebook, pelo endereço www.facebook.com/cavalettirallyracing.

Guia de serviços do Rally de Erechim

3ª etapa do Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade

2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade

2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade

 

Parque de apoio: junto ao Parque da Accie

Super-primes: dias 30 e 31 de maio – noturno, na sexta-feira, a partir das 18h. Diurno, no sábado, a partir das 14h

Acesso aos super-primes: um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade

 

Programação da corrida:

Sexta | 30 de maio

07h20 – Início Shakedown 4X4

09h23 – Largada 1º Carro no Qualifying Stage

11h20 – Início Shakedown 4X2

13h20 – Início Shakedown Cross Country

14h20 – Encerramento Shakedown

15h00 – Qualifying Stage – Escolha de Ordem

18h34 – Largada 1º Carro no Super Prime EAEC

 

Sábado | 31 de maio

08h33 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 1

08h51 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 1

09h19 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 1

11h25 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 2

11h43 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 2

12h11 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 2

14h03 – Largada 1º carro no Super Prime EAEC

 

Domingo | 01 de junho

08h03 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 1

08h31 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 1

10h27 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 2

10h55 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 2

11h33 – Largada 1º carro no SS ACCIE

13h30 – Cerimônia de premiação

 

Estacionamento:

– Carros: R$ 10,00

– Motos: R$ 5,00

Entrada Super Prime: 1Kg de alimento não perecível (exceto sal)

 

Eventos Paralelos:

– Encontro de Carros Japoneses

– Escola de Trânsito

– Rally na Escola

– Salão de Turismo

– Teste Acuidade Visual

– Encontro de Carros Antigos

– Jorge Negretti – Motocross Show

 

DICAS DE SEGURANÇA

– Ingresse nos trechos das especiais pelos caminhos indicados antes de seu fechamento (uma hora antes da largada).

– Se ingressar na prova com seu veículo, esteja consciente de que não poderá sair da mesma até que o carro vassoura tenha passado.

– Respeite as fitas de advertência.

– Acate as instruções dos agentes de trânsito e oficiais da prova.

– Nunca atravesse a pista.

– Use calçados leves e não esqueça do protetor solar.

– Em caso de acidente não invada a pista, nem tente o socorro a possíveis vítimas. Existem pessoas qualificadas para tal função.

– Se desejar ingressar na especial de carro, poderá fazê-lo até 90 min. antes da hora oficial da largada do primeiro carro na especial.

– Estacione somente em lugares habilitados.

– Não acenda fogueiras.

– Procure lugares mais altos que a estrada. Mantenha as crianças sob vigilância permanente.

– Mantenha uma distância segura da pista, pois podem voar pedras ou resíduos dos veículos.

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

– Lembre-se de identificar as crianças antes do evento. Serão distribuídas pulseiras de identificação na entrada do Parque da ACCIE.

 

CARROS DE SEGURANÇA

– S1: aproximadamente 1h30 antes da largada do primeiro competidor, larga o carro 01, fechando ESTRADA Da especial.

– 000: aproximadamente 60min antes da largada do primeiro competidor, larga o carro 000.

– 00: aproximadamente 30min antes da largada do primeiro competidor,

larga o carro 00.

– 0: aproximadamente 10min antes da largada do primeiro competidor,

larga o carro 0, em ritmo de prova.

– Vassoura: passa após o último competidor, indicando a liberação do trecho e reabilita a circulação para qualquer veículo.

IMPORTANTE: A Organização poderá anular a disputa de uma prova especial caso exista insegurança causada ou atribuída ao público.

Texto e foto: Edson Castro