“O Rally de Erechim é sempre um show a parte, a expectativa é sempre poder completar essa prova e de preferência com um resultado positivo”, salienta Evandro Carbonera. “Esta prova é sempre algo novo, é como se fosse andar pela primeira vez, a paixão que o público tem pela velocidade é algo impressionante, sei disso por que já participei de vários rallys em Erechim, no barranco, assistindo”, acrescenta o navegador Eduardo Tonial.
A dupla está na liderança do Campeonato Gaúcho, na categoria RC4 e em terceiro na CBR3, do Brasileiro, ambas categorias para carros de tração 4×2 e até 1.600cc. O Peugeot 207, carro com o qual a dupla compete também está pronto para este desafio. O Rally de Erechim também reserva desafios extras. “Esta é uma prova onde vem muitos competidores, que normalmente não participam dos campeonatos completos, aumentando o grid e as dificuldades. A prova é longa e desgastante, mas estamos nos preparando para fazer uma boa corrida”, frisa Evandro. “É uma etapa com bastante quilometragem, além de ser a prova que mais teremos concorrentes na mesma categoria, aproximadamente 20 carros, então teremos de ter um desempenho regular durante todo rally para conseguir terminar e buscar nosso objetivo que é a vitória”, explica Eduardo.
A preparação da equipe tem sido intensa nos últimos dias, visando a prova gaúcha. “Além de estarmos nos preparando fisicamente também estamos conversando muito entre todos da equipe, para acertar todos os detalhes. Praticamente em casa, temos que dar um bom retorno a nossos patrocinadores e amigos que certamente estarão acompanhando a prova”, frisa Evandro.
Especial longa e desafiadora
O primeiro dia do Rally de Erechim será na sexta-feira, 30 de maio, com a disputa do super-prime noturno. Mas para muitos, a disputa começa mesmo no sábado, dia 31, e este ano os competidores terão que enfrentar uma especial com mais de 30 quilômetros, que será repetida duas vezes. “Acredito que seja um grande desfio para a maioria dos competidores. É uma especial que certamente pode definir a prova, porém todos estão se preparando para isso. Nosso papel é também nos qualificarmos para ter um bom desempenho”, aponta Evandro.
“Já conversamos bastante sobre essa especial. Apesar de não termos conhecimento dela, sabemos que teremos que ter muita concentração e caprichar no levantamento para conseguir o melhor desempenho possível”, enfatiza o navegador.
Outro desafio será competir à noite. “A pilotagem não muda, o que altera é a atenção que deve ser redobrada. Um bom equipamento de iluminação no carro também pode ajudar para um bom resultado”, diz o piloto.
“O super prime noturno já é velho conhecido da maioria dos pilotos, este ano parece que foram feita algumas alterações, mas estaremos prontos e afiados para tirar o melhor proveito dessa etapa noturna que na verdade e um verdadeiro show para o público e para nós, piloto e navegador”, completa Eduardo.
O Rally de Erechim
A programação do Rally de Erechim começa na terça-feira, dia 27 com a abertura do parque de Apoio para as equipes montarem seus boxes. Este fica junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, onde também ficará toda a estrutura da prova.
O reconhecimento das especiais será feito pelos competidores entre a quarta e quinta, dias 28 e 29. Ainda na quinta tem a largada promocional, a partir das 20h, na Praça da Bandeira, centro de Erechim. Na sexta, dia 30, uma intensa programação começa com o shakedown (treino final) e qualifying stage, este apenas para os carros 4×4. E a partir das 18h, larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente montada para a corrida, junto ao Parque da Accie.
A corrida segue no sábado, 31 de maio e domingo, 1º de junho. Quem competir pelo Campeonato Gaúcho, anda apenas a primeira parte da prova, entre a sexta e sábado. Já quem andar também para pontuar nos campeonatos Sul-americano e Brasileiro, a corrida prossegue até o domingo. Mais informações, como mapas e locais para assistir o rally, programação completa, podem ser encontradas no site do evento, www.rallyerechim.com.br ou na Fan Page da equipe no Facebook, pelo endereço www.facebook.com/cavalettirallyracing.
Guia de serviços do Rally de Erechim
3ª etapa do Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade
2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade
Parque de apoio: junto ao Parque da Accie
Super-primes: dias 30 e 31 de maio – noturno, na sexta-feira, a partir das 18h. Diurno, no sábado, a partir das 14h
Acesso aos super-primes: um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade
Programação da corrida:
Sexta | 30 de maio
07h20 – Início Shakedown 4X4
09h23 – Largada 1º Carro no Qualifying Stage
11h20 – Início Shakedown 4X2
13h20 – Início Shakedown Cross Country
14h20 – Encerramento Shakedown
15h00 – Qualifying Stage – Escolha de Ordem
18h34 – Largada 1º Carro no Super Prime EAEC
Sábado | 31 de maio
08h33 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 1
08h51 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 1
09h19 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 1
11h25 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 2
11h43 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 2
12h11 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 2
14h03 – Largada 1º carro no Super Prime EAEC
Domingo | 01 de junho
08h03 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 1
08h31 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 1
10h27 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 2
10h55 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 2
11h33 – Largada 1º carro no SS ACCIE
13h30 – Cerimônia de premiação
Estacionamento:
– Carros: R$ 10,00
– Motos: R$ 5,00
Entrada Super Prime: 1Kg de alimento não perecível (exceto sal)
Eventos Paralelos:
– Encontro de Carros Japoneses
– Escola de Trânsito
– Rally na Escola
– Salão de Turismo
– Teste Acuidade Visual
– Encontro de Carros Antigos
– Jorge Negretti – Motocross Show
DICAS DE SEGURANÇA
– Ingresse nos trechos das especiais pelos caminhos indicados antes de seu fechamento (uma hora antes da largada).
– Se ingressar na prova com seu veículo, esteja consciente de que não poderá sair da mesma até que o carro vassoura tenha passado.
– Respeite as fitas de advertência.
– Acate as instruções dos agentes de trânsito e oficiais da prova.
– Nunca atravesse a pista.
– Use calçados leves e não esqueça do protetor solar.
– Em caso de acidente não invada a pista, nem tente o socorro a possíveis vítimas. Existem pessoas qualificadas para tal função.
– Se desejar ingressar na especial de carro, poderá fazê-lo até 90 min. antes da hora oficial da largada do primeiro carro na especial.
– Estacione somente em lugares habilitados.
– Não acenda fogueiras.
– Procure lugares mais altos que a estrada. Mantenha as crianças sob vigilância permanente.
– Mantenha uma distância segura da pista, pois podem voar pedras ou resíduos dos veículos.
– Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
– Lembre-se de identificar as crianças antes do evento. Serão distribuídas pulseiras de identificação na entrada do Parque da ACCIE.
CARROS DE SEGURANÇA
– S1: aproximadamente 1h30 antes da largada do primeiro competidor, larga o carro 01, fechando ESTRADA Da especial.
– 000: aproximadamente 60min antes da largada do primeiro competidor, larga o carro 000.
– 00: aproximadamente 30min antes da largada do primeiro competidor,
larga o carro 00.
– 0: aproximadamente 10min antes da largada do primeiro competidor,
larga o carro 0, em ritmo de prova.
– Vassoura: passa após o último competidor, indicando a liberação do trecho e reabilita a circulação para qualquer veículo.
IMPORTANTE: A Organização poderá anular a disputa de uma prova especial caso exista insegurança causada ou atribuída ao público.
Texto e foto: Edson Castro