Search
Close this search box.

Paranaense tem triplo desafio no maior rally de velocidade do Brasil

Marco Malucelli competirá em três frentes na prova de Erechim, RS e quer se aproximar da liderança do Brasileiro

 
O piloto paranaense Marco Malucelli está pronto para mais um grande desafio na temporada 2014 do rally de velocidade. Aliás, ele terá um triplo desafio na próxima corrida, justamente a maior do ano, o Rally Internacional de Erechim. Marco competirá simultaneamente buscando pontuação para três campeonatos: Sul-americano, que será sua primeira prova este ano, Brasileiro, segunda corrida, e Gaúcho, primeira prova.

Tudo isso aliado ao fato que terá ainda a estreia de um novo navegador ao seu lado, o erechinense Vinicius Anziliero. Motivos não faltam para Marco querer buscar um bom resultado para a equipe Pro Macchina Motorsports (JMalucelli/Paraná Banco/Coepar/Mercury). “Estou com ótima expectativa para esta corrida. O carro (VW Gol) está em perfeitas condições e terminar o rally será nosso principal objetivo, buscando claro, o melhor resultado possível”, destaca o piloto.

Vinicius Anziliero conhece bem a prova de Erechim, que terá 13 especiais, em 177 quilômetros de trechos cronometrados. Ele reside na cidade que recebe a prova mais importante do calendário nacional de rallys. “Este é um novo desafio para mim, ao lado de um piloto com muita experiência fora do rally e que vem mostrando grande evolução nas últimas provas”, acrescenta o navegador.

Marco explica que o Rally de Erechim será uma prova longa e cansativa. Outro desafio será o novo navegado, por questões de adaptação a um novo estilo de trabalho dentro do carro. “A meta será conquistar pontos importantes para o campeonato”, salienta Marco. Ele tem 51 pontos no Brasileiro, contra 68 dos líderes. A meta é conseguir se aproximar da liderança, uma vez que a competição terá ainda outras quatro corridas e o grande objetivo da equipe nesta ano será brigar pelo título da categoria CBR3/RC5.

A equipe, realizou alguns ajustes importantes no carro. Além disso o VW Gol já foi utilizado em três provas neste ano, uma pelo Brasileiro e duas pelo Paranaense, onde Marco é líder da categoria CBR3.

Rally mais longo do ano

O Rally de Erechim recebe competidores de vários países, pois sedia além das etapas dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho, a prova brasileira do Sul-americano. Este ano, fará sua maior prova, com 177 quilômetros de trechos cronometrados, divididos em 13 especiais. Duas delas prometem exigir muito dos competidores, pois terão mais de 30 quilômetros cada. “Estou ansioso para andar nesta especial, pois acredito que o principal ponto nesse trecho em questão é o levantamento, fazendo-o com calma e segurança”, aponta Marco Malucelli.

Outro desafio promete ser o super-prime noturno, que acontecerá logo na largada da prova, na noite de sexta-feira, dia 30 de maio. “Não gosto muito de competir à noite, mas é um desafio que sempre precisamos superar. Em termos de levantamento, no meu caso não altera em nada, o que muda são os pontos de referência”, explica o piloto. O levantamento, ou reconhecimento dos trechos por onde vai passar a prova, acontece nos dias anteriores e em Erechim será realizado entre a quarta, dia 28 e a sexta, dia 30. “É de suma importância ter muita atenção neste trabalho, que gera segurança em primeiro lugar. É preciso saber e identificar cada ponto crítico e onde podemos aproveitar melhor nosso carro”, diz Marco.

Para ele, esta corrida será inda de suma importância para quem deseja brigar pelo título da temporada, no Campeonato Brasileiro. “Será primordial, essa prova exige o mais alto nível de experiência de piloto, navegador e equipe. Será importante pontuar e vamos em busca de fazer uma boa prova”, completa Marco Malucelli.

O Rally de Erechim

A programação do Rally de Erechim começa na terça-feira, dia 27 com a abertura do parque de Apoio para as equipes montarem seus boxes. Este fica junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, onde também ficará toda a estrutura da prova.

O reconhecimento das especiais será feito pelos competidores entre a quarta e quinta, dias 28 e 29. Ainda na quinta tem a largada promocional, a partir das 20h, na Praça da Bandeira, centro de Erechim. Na sexta, dia 30, uma intensa programação começa com o shakedown (treino final) e qualifying stage, este apenas para os carros 4×4. E a partir das 18h, larga o super-prime noturno, a primeira especial da prova, em uma pista especialmente montada para a corrida, junto ao Parque da Accie.

A corrida segue no sábado, 31 de maio e domingo, 1º de junho. Quem competir pelo Campeonato Gaúcho, anda apenas a primeira parte da prova, entre a sexta e sábado. Já quem andar também para pontuar nos campeonatos Sul-americano e Brasileiro, a corrida prossegue até o domingo. Mais informações, como mapas e locais para assistir o rally, programação completa, podem ser encontradas no site do evento, www.rallyerechim.com.br.

Guia de serviços do Rally de Erechim

3ª etapa do Campeonato Sul-americano de Rally de Velocidade

2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade

2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade

 

Parque de apoio: junto ao Parque da Accie

Super-primes: dias 30 e 31 de maio – noturno, na sexta-feira, a partir das 18h. Diurno, no sábado, a partir das 14h

Acesso aos super-primes: um quilo de alimento não perecível e dentro do prazo de validade

 

Programação da corrida:

Sexta | 30 de maio

07h20 – Início Shakedown 4X4

09h23 – Largada 1º Carro no Qualifying Stage

11h20 – Início Shakedown 4X2

13h20 – Início Shakedown Cross Country

14h20 – Encerramento Shakedown

15h00 – Qualifying Stage – Escolha de Ordem

18h34 – Largada 1º Carro no Super Prime EAEC

 

Sábado | 31 de maio

08h33 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 1

08h51 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 1

09h19 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 1

11h25 – Largada 1º carro na SS Verdureiros “Master S.” 2

11h43 – Largada 1º carro na SS Pedreira “Cavaletti” 2

12h11 – Largada 1º carro na SS Paulo Bento “Cercena” 2

14h03 – Largada 1º carro no Super Prime EAEC

 

Domingo | 01 de junho

08h03 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 1

08h31 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 1

10h27 – Largada 1º carro na SS Campininha “Olfar” 2

10h55 – Largada 1º carro na SS Capo-Erê “Rei Verde” 2

11h33 – Largada 1º carro no SS ACCIE

13h30 – Cerimônia de premiação

 

Estacionamento:

– Carros: R$ 10,00

– Motos: R$ 5,00

Entrada Super Prime: 1Kg de alimento não perecível (exceto sal)

 

Eventos Paralelos:

– Encontro de Carros Japoneses

– Escola de Trânsito

– Rally na Escola

– Salão de Turismo

– Teste Acuidade Visual

– Encontro de Carros Antigos

– Jorge Negretti – Motocross Show

 

DICAS DE SEGURANÇA

– Ingresse nos trechos das especiais pelos caminhos indicados antes de seu fechamento (uma hora antes da largada).

– Se ingressar na prova com seu veículo, esteja consciente de que não poderá sair da mesma até que o carro vassoura tenha passado.

– Respeite as fitas de advertência.

– Acate as instruções dos agentes de trânsito e oficiais da prova.

– Nunca atravesse a pista.

– Use calçados leves e não esqueça do protetor solar.

– Em caso de acidente não invada a pista, nem tente o socorro a possíveis vítimas. Existem pessoas qualificadas para tal função.

– Se desejar ingressar na especial de carro, poderá fazê-lo até 90 min. antes da hora oficial da largada do primeiro carro na especial.

– Estacione somente em lugares habilitados.

– Não acenda fogueiras.

– Procure lugares mais altos que a estrada. Mantenha as crianças sob vigilância permanente.

– Mantenha uma distância segura da pista, pois podem voar pedras ou resíduos dos veículos.

– Evite o consumo de bebidas alcoólicas.

– Lembre-se de identificar as crianças antes do evento. Serão distribuídas pulseiras de identificação na entrada do Parque da ACCIE.

 

CARROS DE SEGURANÇA

– S1: aproximadamente 1h30 antes da largada do primeiro competidor, larga o carro 01, fechando ESTRADA Da especial.

– 000: aproximadamente 60min antes da largada do primeiro competidor, larga o carro 000.

– 00: aproximadamente 30min antes da largada do primeiro competidor,

larga o carro 00.

– 0: aproximadamente 10min antes da largada do primeiro competidor,

larga o carro 0, em ritmo de prova.

– Vassoura: passa após o último competidor, indicando a liberação do trecho e reabilita a circulação para qualquer veículo.

 
IMPORTANTE: A Organização poderá anular a disputa de uma prova especial caso exista insegurança causada ou atribuída ao público.

Edson Castro
Prime Comunicação – Assessoria de Imprensa Pro Machina/JMalucelli
Foto: Edson Castro