Search
Close this search box.

Paranaense quer boa despedida dos carros de tração 4×2 no Brasileiro de Rally

Ricardo Malucelli vai estar em novo desafio em 2014. Antes, quer fechar temporada entre os melhores da 207. Neste final de semana tem a etapa final do certame nacional

 
O rally em Atibaia, cidade no interior paulista, durante este final de semana, vai marcar a despedida da dupla Ricardo Malucelli e Giovani Bordin, da categoria 207 (monomarca Peugeot) e também dos carros de tração 4×2. Isso porque, a dupla já anunciou que vai migrar para a categoria mais forte do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR), no próximo ano.

Antes porém, a meta é fechar o ano entre os melhores na categoria. A dupla sabe das dificuldades em buscar o título, mas não descarta correr para fechar a temporada pelo menos entre os três primeiros na 207. O rally em Atibaia acontece neste final de semana e a programação começou nesta sexta-feira com o reconhecimento das especiais, pelos competidores, além da largada promocional que acontece às 19h30, junto ao Centro de Convenções Victor Brecheret, Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas.

A bordo do Peugeot 207, a dupla está na terceira colocação na categoria, após quatro etapas. A avaliação do ano é positiva. “Ganhamos muita experiência com todos os acontecimentos da temporada. Das quatro etapas até agora disputadas, uma não terminamos devido a um acidente e outra tivemos diversos problemas mecânicos na qual terminamos praticamente se arrastando. E as outras duas ficamos em segundo lugar. Hoje estamos em terceiro no campeonato e com isso aprendi que um título se ganha com constância na pilotagem e um carro confiável. Vale lembrar que depois da batida em Erechim tivemos que trocar de carro, isso afetou um pouco a confiança também”, destaca Ricardo Malucelli.

Para o navegador Giovani Bordin, a etapa de Cascavel (quarta), fez a dupla perceber a importância de completar uma prova mesmo em posições intermediarias, pois a soma desses pontos fazem grande diferença na soma final do campeonato. “Quando falamos de automobilismo, pensamos em acelerar ao máximo, mas devemos lembrar que em nossa modalidade, existem fatores como resistência do carro, e imprevistos, portanto essa temporada e principalmente a etapa de Erechim, nos mostrou que devemos ter cautela e pensarmos no futuro”, acrescenta.

Com isso, o ano de 2013 pode servir de base para o próximo ano. “Acredito que foi um ano muito produtivo. É o primeiro ano que eu e Giovani andamos juntos, estamos cada vez mais entrosados e com um ano a mais de experiência”, aponta Ricardo. “Para termos um bom desempenho no rally, além de uma boa pilotagem do carro e uma navegação precisa, necessitamos de confiança um no outro. E isso já na primeira prova que andamos juntos, acreditamos que poderíamos tranquilamente acreditar nas tarefas de cada um, esse ano tivemos situações, de quase desistência em provas, onde solucionamos o problema, ou tomamos decisões para acabarmos o rally, isso nos dá uma base para próxima temporada, mais confiantes em nós mesmos”, diz Giovani.

Projetando 2014

A etapa de Atibaia é o único foco da dupla neste final de semana. Ricardo e Giovani querem buscar um bom resultado na categoria 4×2. Claro que o ano de 2014 já começou a ser projetado a dupla também fala sobre o assunto. “Essa etapa marca a nossa despedida dos 4×2, para 2014 vamos andar na categoria 4×4. O que viabilizou esse sonho foi um projeto que a dupla já estava trabalhando a mais de um ano no qual conseguimos aprovar um projeto de incentivo do Governo para o esporte. Estamos aguardando ansiosamente a chegada do Mitsubishi Lancer Evo X. Como vamos migrar de categoria e ir para um carro, onde a tração é nas quatro rodas, motor turbo, diversos acertos mecânicos e com os concorrentes de mais alto nível no Brasil, vamos para 2014 com muita cautela para conhecer o carro e o estilo de pilotagem. Acredito que ano que vem vamos ter cerca de 10 carros na categoria, como vamos ser estreantes na categoria a ideia é terminar todas as provas ganhando ritmo em cada etapa. Acabando entres os cinco vai ser uma vitória para a gente”, prevê Ricardo.

O navegador Giovani Bordin completa: “em nosso esporte o sonho ou objetivo é um dia poder andar na categoria 4×4, essa a mais veloz, e onde estão pilotos experientes e de ponta. Somos estreantes, e sabemos disso, portanto 2014 será de aprendizado, um ano para adquirir quilometragem, escutar a dicas dos mais experientes. Estamos ansiosos com o novo carro, eu posso afirmar que será uma emoção sem tamanho poder fazer um CBR de Mitsubishi Lancer X, o sonho é real. Estou muito feliz e espero poder  fazer um bom trabalho de navegação, ajudando da melhor forma possível o Ricardo a completar as provas, sempre evoluindo e nunca esquecendo que 2014 serve de aprendizado”.

Largada do rally é na manhã deste sábado

O Rally de Atibaia terá largada na manhã deste sábado. O primeiro carro, na primeira especial, larga ás 9h33. No primeiro dia de prova serão quatro especiais, duas delas com 26 quilômetros de trecho cronometrado, e estão entre as mais longas de toda a temporada do Brasileiro de Rally de Velocidade.

No domingo, segundo dia de prova, serão mais quatro especiais, novamente duas com 26 quilômetros. O rally terá mais de 140 quilômetros de trechos cronometrados. A premiação aos vencedores acontecerá às 15h30 de domingo.

O parque de apoio do evento está localizado junto ao Centro de Convenções Victor Brecheret, que fica na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas. No mesmo local estão os boxes das equipes e acontecerá a premiação aos campeões da temporada 2013. O acesso ao parque de apoio e também nas especiais da prova é gratuito.

O mapa da prova com os pontos para o público assistir o Rally pode ser encontrado no site oficial da prova, www.rallydeatibaia.com.br e também no site do Campeonato Brasileiro de Rally, www.rallybr.com.br.

Serviço do Rally

O que: Rally de Atibaia
Onde: Atibaia, SP
Quando: sábado e domingo, dias 8 e 9
Parque de Apoio: Centro de Convenções Victor Brecheret, Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511 – Parque das Águas
Acesso ao parque de apoio e especiais: gratuito
Mapa e mais informações sobre a prova: www.rallybr.com.br e www.rallydeatibaia.com.br

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally

Categoria 4×4

1 – Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 193
2 – Ilo Dielh/Eduardo Soneca – Mitsubishi Lancer – 135p
3 – Mauricio Neves/Kaze Morales – Peugeot 207 XRC – 60p
4 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 58p (…)

Categoria 207

1 – Dimas Pimenta/Rodrigo Konig – Peugeot 207 – 157p
2 – Marlon Goulin/Maicol de Souza – Peugeot 207 – 133p
3 – Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Peugeot 207 – 98p (…)

Categoria 4×2 Super

Pilotos

1 – Luis Tedesco – Fiat Palio – 153p
2 – Eduardo Barros – Peugeot 206 – 131
3 – Evandro Carbonera – Fiat Palio – 100p
3 – Lucas Arnone – Peugeot 207 – 100p (…)

Navegadores

1 – Rafael Furtado – Fiat Palio – 172p
2 – Juliano Gracioli – Fiat Palio – 106p
3 – Rodrigo Machado – 104p (…)

Categoria 4×2

1 – Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta – 128p
2 – Toninho Genoin/Sidinei Broering – Peugeot 206 – 118p
3 – Jean Pimentel/Thiago Osternak – Peugeot 206 – 109p (…)

Programa do Rally de Atibaia

Sexta-feira, dia 8 de novembro

8h – Início do reconhecimento das especiais
16h – Início do Shakedown (treino final)
18h – Fim do reconhecimento das especiais
19h – Largada Promocional – Local: Centro de Convenções Victor Brecheret. Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas

Sábado, dia 9 de novembro

9h33 – Largada do primeiro carro na primeira especial
10h06 – Largada do primeiro carro na segunda especial
12h14 – Largada do primeiro carro na terceira especial
12h47 – Largada do primeiro carro na quarta especial

Domingo, dia 10 de novembro

9h29 – Largada do primeiro carro na primeira especial
10h10 – Largada do primeiro carro na segunda especial
12h14 – Largada do primeiro carro na terceira especial
12h55 – Largada do primeiro carro na quarta especial
15h30 – Premiação aos vencedores – Local: Centro de Convenções Victor Brecheret. Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Parque das Águas

ACESSE +

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: www.venhaserprime.com.br
FACEBOOK: agenciaprimers
TWITTER: @venhaserprime

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro