Search
Close this search box.

Piloto catarinense espera bom desempenho na quarta etapa do Brasileiro de Rally

Julio Romi e seu navegador Eduardo Tonial esperam uma das provas mais competitivas do ano em Cascavel, neste final de semana

O Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade (CBR) desembarca para sua quarta etapa neste ano, na cidade de Cascavel, oeste do Paraná. A prova acontece neste final de semana, começando sua programação nesta sexta-feira, dia 27, e seguindo com a corrida dividida em dois dias, sábado e domingo, dias 28 e 29.

O piloto catarinense Julio Romi, da equipe Pro Romi Racing (Automecânica Francesa/Abadia Competições/Bionuclear/Carrocerias Tonial), volta a competir na temporada, depois de quase dois meses de parada do campeonato nacional. Ao lado do navegador gaúcho, Eduardo Tonial, a expectativa é buscar um bom desempenho nesta etapa de Cascavel. “Vamos para Cascavel com um objetivo que é terminar a prova. Não tivemos muita sorte nas outras três etapas do CBR disputadas até agora. Em Canela tivemos problemas na segunda especial do dia e não conseguimos voltar para a etapa de domingo, na etapa de Erechim apesar de todas as adversidades fizemos uma boa primeira etapa no sábado e no domingo um descuido em uma especial que estava muito lisa acabamos batendo e abandonando. Isso se repetiu em Ouro Branco, MG. Agora é esquecer as etapas anteriores e focar em Cascavel”, destaca o piloto Julio Romi.

O navegador Eduardo Tonial salienta que a prova, por ser nova, vai exigir bastante concentração dos competidores. “Em conversas com algumas pessoas ligadas a esta prova, sabemos que terá especiais rápidas e técnicas, então a concentração fará toda diferença”, aponta o navegador. Ele também ressalta a importância do reconhecimento das especiais, que serão um total de 15 na prova de Cascavel, em estradas de terra, no interior do município. “Vamos fazer como sempre um levantamento na ponta do lápis, para assim não ter nenhuma surpresa durante as especiais e tentar tirar o máximo de desempenho da dupla e do carro”, enfatiza Eduardo.

Romi lembra ainda que a prova em Cascavel, terá um dos maiores grids do ano, não somente no geral das categorias, mas especialmente na mais forte, a 4×4. “Vai ser uma disputa muito bonita, vamos ter o maior grid de 4×4 da temporada, com algumas duplas estrangeiras e muito competitivas. Vamos tentar impor um ritmo bom e dentro do nosso limite tentar terminar em uma boa colocação a prova”, frisa o piloto.

Sobre a temporada 2013, Eduardo Tonial diz que este vem sendo um ano complicado. “Tivemos muitos problemas dentro e fora do rally, mas sem dúvidas vamos manter o ânimo e focar no resto da competição já tirando lições para a próxima temporada, de 2014”, encerra.

A dupla compete na categoria 4×4 a bordo de um Mitsubishi Lancer. Julio e Eduardo são os atuais campeões do Gaúcho de Rally de Velocidade, também por esta categoria, em título conquistado em 2013.

Programa do Rally

A etapa de Cascavel volta ao calendário do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade após oito anos. A última vez que a cidade paranaense sediou a prova, foi em 2005. Este ano, um grande evento está sendo programado. O parque de apoio, com os boxes das equipes, ficará junto ao Autódromo Internacional de Cascavel, que fica as margens da BR 277.

A programação começa na sexta-feira com a chegada das equipes, montagem dos boxes, reconhecimento das especiais pelos competidores, shakedown, que é o treino final de ajuste e acontecerá junto ao Autódromo, além de um evento promocional de apresentação dos competidores.

No sábado e domingo serão disputadas 15 especiais, nove delas no primeiro dia, totalizando mais de 150 quilômetros de trechos cronometrados em estradas de terra no interior do município. O acesso do público ao parque de apoio e também nas especiais, é gratuito.

Texto e foto: Edson Castro