Começa maior desafio do rally no ano para piloto catarinense

Julio Romi já está em Erechim para disputa de corrida valida por três campeonatos

erechim-quinta-romi

Começou nesta quarta-feira o trabalho para a disputa do Rally Internacional de Erechim, para o piloto catarinense Julio Romi e seu navegador, o gaúcho Eduardo Tonial. A dupla da equipe ProRomi Racing fez a primeira parte dos levantamentos das especiais, que em Erechim somarão mais de 140 quilômetros de trechos cronometrados, o mais longo rally do ano no calendário brasileiro.

“Demos uma passada hoje e faremos a outra amanhã (nesta quinta). Esta chuva que cai na região deixa o piso bastante liso. Será preciso ter muita atenção e o levantamento é importante para isso. Precisamos estar muito concentrados para que nos dias da corrida façamos um bom rally”, destaca o navegador Eduardo Tonial.

Para Julio Romi, o rally promete muitas dificuldades, mas a meta é finalizar no “Top 5” da categoria Classe 3 (carros de tração 4×4 e motor de até 2,0 litros com turbo). “Vai ser uma corrida muito complicada, o grid da nossa categoria tem 22 carros. Sabemos que temos um equipamento (carro) inferior aos concorrentes, mas pretendemos fazer uma corrida limpa e atingir a meta de fechar a prova entre os cinco melhores”, acrescenta Romi.

O Mitsubishi Lancer da dupla está pronto para a corrida. “Tivemos que trocar o motor após a prova de Canela (primeira etapa da temporada). Agora vamos testar este novo motor no shakedown (treino final, sexta-feira). Tenho uma boa expectativa e pode saber que vamos incomodar a concorrência”, frisou o piloto de Florianópolis, SC.

Reencontro com conterrâneos

Julio Romi nasceu no Uruguai, mas há anos adotou o Brasil como lugar para viver e também desempenhar sua atividade profissional. Em Erechim, ele terá a oportunidade de reencontrar competidores do país vizinho e que estarão disputando, junto com Julio, a etapa de abertura do Campeonato Sul-americano.

“Tenho conversado com amigos do Uruguai que estão vindo para esta prova e todos a elogiam bastante, como sendo a principal prova do Sul-americano. E realmente é. Além disso, já estão dizendo que aqui (Erechim) é a capital do mate (chimarrão)”, brincou o piloto.

Largada promocional abre disputa do Rally de Erechim

Nesta quinta-feira os competidores inscritos para a disputa do Rally Internacional de Erechim, nada menos que 93 duplas, vão ter o primeiro contato com o público que vai assistir a prova. Às 20h, acontece a largada promocional, no centro da cidade.

Em anos anteriores, pelo menos 10 mil pessoas assistiram esta programação, que é a apresentação oficial das equipes. Na sexta-feira, dia 17, Julio Romi e Eduardo Tonial vão para a pista definitivamente.

No primeiro momento, às 8h, fazem o treino final para a prova. Depois, já vale tempo. Este ano o Rally de Erechim definirá a ordem de largada da prova através do Qualifying Stage, para os carros de tração 4×4. Será uma passada na mesma pista do treino, a partir das 10h. Os 15 primeiros colocados escolhem em que posição querem largar na prova.

E à noite, 18h, começa a corrida com o super-prime noturno.

Mais informações sobre o rally e a cobertura ao vivo do evento, nos sites www.rallyerechim.com.br e www.rallybr.com.br. 

ACESSE +

FOTOS: www.flickr.com/photos/agencia_prime
NOTÍCIAS: agenciaprimers.blogspot.com.br
FACEBOOK: agenciaprimeerechim
Twitter: @venhaserprime
 
PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro