Search
Close this search box.

Ministro do Esporte confirma presença na largada do Rally de Erechim

Aldo Rebelo representará o governo Dilma na solenidade marcada para quinta-feira (16), em frente à prefeitura municipal

 

O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, recebeu nesta quinta-feira (9), a confirmação de que o Ministro do Esporte do Governo Dilma, Aldo Rebelo, estará presente à largada promocional do Rally Internacional de Erechim, na próxima quinta-feira (16).

Segundo Polis, a presença do Ministro valoriza ainda mais a prova, que com mais de 90 equipes inscritas será a maior da história do esporte no Brasil. “Hoje o Rally de Erechim é um evento reconhecido nacional e internacionalmente. Pela organização, beleza e dificuldade, a prova atrai participantes de diversos países e milhares de fãs espalhados pelo Brasil. Isso certamente chamou a atenção do Governo Federal. A presença do Ministro para a largada nada mais é, portanto, do que um reconhecimento à importância que nosso Rally tomou no cenário brasileiro”, analisa o prefeito.

Para o presidente do Erechim Auto Esporte Clube (EAEC), Roland Koller, Aldo Rebelo poderá sentir ‘in loco’ a adrenalina que mobiliza e motiva todos aqueles que fazem parte da prova em Erechim. “Para quem começou com um evento modesto, a presença de um Ministro de Estado é, sem dúvida, algo que nos dá ânimo para fazermos mais, e melhor”. A opinião é compartilhada por Claudio Pagliosa, coordenador geral do Rally. “Estamos todos honrados com a confirmação da vinda do Ministro. A responsabilidade que já era grande, aumenta”, resume.

Aldo Rebelo é escritor, jornalista e deputado federal eleito por São Paulo seis vezes, sempre pelo Partido Comunista do Brasil. Com mais de 30 anos de trajetória política, Aldo Rebelo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro da Coordenação Política e líder do governo e do PCdoB na Câmara. Ainda, é membro da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e presidente do grupo parlamentar Brasil-China. Em 31 de outubro de 2011, foi nomeado Ministro do Esporte pela presidente Dilma Rousseff.

O Rally

Não é a toa que excursões de vários estados brasileiros e inclusive de países como o Paraguai já estão sendo organizadas para assistir o Rally Internacional de Erechim na próxima semana. A prova que acontecerá entre os dias 15 e 19 de maio, já tem 91 carros inscritos para alinhar no grid de largada da corrida.

O número recorde foi atualizado nesta quinta-feira (9). São pelo menos 32 equipes vindas de países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Equador. O grid é o maior da história do esporte no país e também contará com a maior delegação de competidores estrangeiros.

Enquanto isso, a comissão organizadora, liderada pelo EAEC, entidade promotora do evento, segue fazendo os ajustes finais para a realização da corrida. Na última terça-feira (7), uma reunião do Comitê Central encaminhou ações como a campanha de doação de sangue, além da troca de um quilo de alimento pelo acesso ao Parque da Accie, nos dias em que acontecerão os super-primes noturno, na sexta, dia 17, e diurno, no sábado, dia 18 – ação que espera arrecadar 16 toneladas de alimentos, que serão destinadas ao Programa Mesa Brasil.

Uma série de outras atividades também estará sendo realizada durante o Rally, como Encontro de Carros Antigos, promovido pelo Veteran Car Club de Erechim; Encontro de Subarus, Testes de Acuidade Visual pelos clubes de Loins de Erechim e Escolinha de Trânsito, para crianças, evento promovido pela Secretaria de Segurança Pública de Erechim.

Programação

A programação do Rally Internacional de Erechim abre na próxima terça-feira, dia 14, com a chegada das equipes na cidade gaúcha já podendo montar seus boxes junto ao Parque de Apoio da prova, que estará localizado no Parque da Accie.

Na quarta-feira os competidores começam a fazer os levantamentos das especiais da prova. Na quinta, dia 16, haverá a largada promocional, no centro da cidade, evento em que os competidores são apresentados ao público.

A sexta-feira (17), será de intensa programação. Começa às 8h com a abertura do shakedown (treino final) para os carros de tração 4×4. Em seguida, às 10h, tem uma das grandes novidades do evento para este ano, o Qualifying Stage para os carros de tração 4×4. Após, começa o shakedown para os carros de tração 4×2.

O Rally começa para valer na noite de sexta-feira, a partir das 18h com a disputa do super-prime noturno, serão as duas primeiras especiais da prova. A corrida segue no sábado e domingo, dias 18 e 19. Mais informações, no site oficial do evento, no endereço www.rallyerechim.com.br.

Prime Comunicação
Texto: Edson Castro
Foto: Glauber Queiroz/ME