Search
Close this search box.

Rally de Erechim ultrapassa expectativa dos organizadores

Presidente do Eaec ressalta importância da maior prova de rally de velocidade do Brasil que começa na próxima semana

 

Está chegando a hora. Na próxima semana, Erechim, cidade ao norte do RS, recebe nada menos que a maior e mais importante corrida de rally de velocidade do Brasil. A 16ª edição do Rally Internacional de Erechim abre a programação na próxima terça-feira, dia 14, quando chegam à cidade as equipes que vão disputar a prova e já começam a montar seus boxes junto ao Parque de Apoio do evento, que estará localizado junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480.

O presidente do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), entidade promotora do evento, Roland Koller destaca que o número de inscritos no Rally deste ano, já ultrapassou a expectativa inicial dos irganizadores. “Nossa expectativa girava em torno de 85 carros e hoje (6/5) já está superada, pois temos 89 equipes inscritas. Este aumento de competidores se deve basicamente a dois fatores: um deles é a evolução do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, com novas propostas e o maior comprometimento dos pilotos e navegadores. O outro é a resposta dos competidores ao carinho e respeito com que são tratados em Erechim, a presença maciça de público ao longo da prova, a organização, o formato, a diversidade das especiais, o estado das estradas, enfim o comprometimento e dedicação que o Eaec e a cidade de Erechim dispensam a esta corrida”, enfatiza Roland.

Segurança como ponto primordial

Num rally de velocidade, a segurança do evento é de fundamental importância, conforme destaca Roland Koller. “Como o rally é uma prova em estradas usadas diariamente pelos habitantes da região, a segurança do público e dos competidores é a nossa maior preocupação. Por isso foi formado o Comitê de Segurança com reuniões semanais, desde março deste ano. Este Comitê é comandado diretamente pelo Diretor da Prova. Todo o pessoal envolvido nesta segurança e na execução da Prova em si, estarão conectados diretamente através de aproximadamente 100 Rádios VHF. Esta é outra preocupação, pois estes rádios são os “olhos” do Diretor de Prova, no desenvolvimento da corrida”, explica o presidente.

Para Roland Koller, o crescimento do Rally de Erechim, é diretamente proporcional com o envolvimento da comunidade e dos Órgãos Públicos. “Isto demonstra a aceitação e o reconhecimento como um dos grandes eventos do município e da região. Temos presente, que a expectativa do Rally do ano seguinte, é cada vez maior”, mostra o presidente.

Erechim como referencia no rally brasileiro

Desde 2006, o Rally Internacional de Erechim é não somente, a maior e melhor prova do esporte no Brasil, mas também do calendário sul-americano de rally de velocidade. Para Roland Koller, a maior parte deste sucesso está atrelada ao envolvimento direto da comunidade. “O Eaec é um clube de apaixonados pelo automobilismo. Já passamos ao longo destes 49 anos, por inúmeras atividades. Na sua fundação, o automobilismo era de circuito fechado (pista), nas ruas e contorno do município, como a prova tradicional, Três Horas de Erechim. Posteriormente, tivemos três destaques simultaneamente, Quilômetros de Arrancada, o Rally de Regularidade e as provas de rua de kart. Em todas estas competições, a comunidade se envolveu e tivemos grandes representantes nestas provas, em nível Estadual e Nacional. E agora com o Rally, não é diferente. O EAEC é o gestor e a comunidade a grande responsável pelo crescimento e a manutenção desta prova brasileira em nosso município”, acrescenta Roland.

O presidente enfatiza ainda a participação de entidades e órgão envolvidos no evento. “Todos nós juntos, Eaec, Poder Público Municipal, órgãos de segurança, clubes co-irmãos, jipeiros e motoqueiros (trilheiros), entidades de serviço, imprensa, municípios vizinhos, patrocinadores, apoiadores e os voluntários individuais, tornamos Erechim, referência no rally de velocidade, na América do Sul. Portanto, enquanto tivermos este apoio e envolvimento de todos, teremos força  para manter a etapa brasileira do Campeonato Sul-americano, em Erechim”, encerra.

SERVIÇO

O que: Rally Internacional de Erechim
Onde: Erechim, RS
Quando: dias 14 a 19 de maio. Corrida nos dias 17, 18 e 19
Parque de apoio: junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, bairro Frinape

Programação

Terça-feira, 14 de maio
Início da montagem dos boxes das equipes no Parque de Apoio

Quarta-feira, 15 de maio
8h30 – Início dos reconhecimentos das especiais
18h30 – Reconhecimento do super-prime noturno
20h – Jantar de confraternização – Pólo da Cultura
20h – Divulgação da lista oficial de inscritos

Quinta-feira, 16 de maio
8h30 – Início do reconhecimento das especiais
8h30 – Vistoria técnica e de segurança
20h – Largada promocional – Praça da Bandeira, em frente a prefeitura de Erechim

Sexta-feira, 17 de maio
7h30 – Vistoria técnica e administrativa
8h – Início shakedown para carros de tração 4×4
10h – Largada do Qualifying Stage (mesma pista do shakedown)
12h – Início do shakedown para carros de tração 4×2
14h30 – Conferencia de imprensa com autoridades
15h – Conferencia de imprensa com competidores
15h – Escolha da ordem de largada pelos tempos do Qualifying Stage
18h – Largada do Super Prime noturno

Sábado, dia 18 de maio
8h30 – Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
17h – Conferencia de imprensa com competidores

Domingo, 19 de maio
8h03 – Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
13h – Rampa de premiação aos vencedores
13h30 – Conferencia final de imprensa com competidores

ATRAÇÕES NO PARQUE DA ACCIE

Exposição de Carros Antigos – pelo Veteran Car Club de Erechim
Entre os dias 16 e 19 de maio

Encontro de Subarus
Entre os dias 16 e 19 de maio

Teste de Acuidade Visual – pelos clubes de Lions de Erechim
Entre os dias 17 e 19 de maio

Acesso ao Parque da Accie
Um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade
Dias 17 e 18 de maio

PARA SABER

– Crianças serão identificadas com pulseira de identificação
– É proibido acessar o Parque da Accie com qualquer tipo de bebida

ALIMENTAÇÃO

Restaurante do Rally – junto ao Pólo de Cultura – de 16 a 19 de maio (almoço e janta)
Praça de alimentação
Contará com towners de lanches e tendas de lanches das agroindústrias de Erechim
Ampla estrutura de venda de lanches e bebidas em todo o Parque de Apoio e também no espaços das arquibancadas dos super-primes Noturno e Diurno

Inscrições abertas

As inscrições seguem abertas para os competidores estrangeiros e nacionais que desejam competir no Rally Internacional de Erechim. A presença no grid pode ser confirmada diretamente via internet, no site oficial da prova, no endereço www.rallyerechim.com.br.

A prova gaúcha contará pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade. A expectativa dos organizadores é que mais de 75 carros estejam no grid. Até esta terça-feira, segundo dia de inscrições abertas, nada menos que 31 duplas já haviam garantido a inscrição.

PrimeComunicação
Texto e Foto: Edson Castro