Rally de Erechim ultrapassa expectativa dos organizadores

Presidente do Eaec ressalta importância da maior prova de rally de velocidade do Brasil que começa na próxima semana

erechim-expectativa-organizadores

 

Está chegando a hora. Na próxima semana, Erechim, cidade ao norte do RS, recebe nada menos que a maior e mais importante corrida de rally de velocidade do Brasil. A 16ª edição do Rally Internacional de Erechim abre a programação na próxima terça-feira, dia 14, quando chegam à cidade as equipes que vão disputar a prova e já começam a montar seus boxes junto ao Parque de Apoio do evento, que estará localizado junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480.

O presidente do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), entidade promotora do evento, Roland Koller destaca que o número de inscritos no Rally deste ano, já ultrapassou a expectativa inicial dos irganizadores. “Nossa expectativa girava em torno de 85 carros e hoje (6/5) já está superada, pois temos 89 equipes inscritas. Este aumento de competidores se deve basicamente a dois fatores: um deles é a evolução do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, com novas propostas e o maior comprometimento dos pilotos e navegadores. O outro é a resposta dos competidores ao carinho e respeito com que são tratados em Erechim, a presença maciça de público ao longo da prova, a organização, o formato, a diversidade das especiais, o estado das estradas, enfim o comprometimento e dedicação que o Eaec e a cidade de Erechim dispensam a esta corrida”, enfatiza Roland.

Segurança como ponto primordial

Num rally de velocidade, a segurança do evento é de fundamental importância, conforme destaca Roland Koller. “Como o rally é uma prova em estradas usadas diariamente pelos habitantes da região, a segurança do público e dos competidores é a nossa maior preocupação. Por isso foi formado o Comitê de Segurança com reuniões semanais, desde março deste ano. Este Comitê é comandado diretamente pelo Diretor da Prova. Todo o pessoal envolvido nesta segurança e na execução da Prova em si, estarão conectados diretamente através de aproximadamente 100 Rádios VHF. Esta é outra preocupação, pois estes rádios são os “olhos” do Diretor de Prova, no desenvolvimento da corrida”, explica o presidente.

Para Roland Koller, o crescimento do Rally de Erechim, é diretamente proporcional com o envolvimento da comunidade e dos Órgãos Públicos. “Isto demonstra a aceitação e o reconhecimento como um dos grandes eventos do município e da região. Temos presente, que a expectativa do Rally do ano seguinte, é cada vez maior”, mostra o presidente.

Erechim como referencia no rally brasileiro

Desde 2006, o Rally Internacional de Erechim é não somente, a maior e melhor prova do esporte no Brasil, mas também do calendário sul-americano de rally de velocidade. Para Roland Koller, a maior parte deste sucesso está atrelada ao envolvimento direto da comunidade. “O Eaec é um clube de apaixonados pelo automobilismo. Já passamos ao longo destes 49 anos, por inúmeras atividades. Na sua fundação, o automobilismo era de circuito fechado (pista), nas ruas e contorno do município, como a prova tradicional, Três Horas de Erechim. Posteriormente, tivemos três destaques simultaneamente, Quilômetros de Arrancada, o Rally de Regularidade e as provas de rua de kart. Em todas estas competições, a comunidade se envolveu e tivemos grandes representantes nestas provas, em nível Estadual e Nacional. E agora com o Rally, não é diferente. O EAEC é o gestor e a comunidade a grande responsável pelo crescimento e a manutenção desta prova brasileira em nosso município”, acrescenta Roland.

O presidente enfatiza ainda a participação de entidades e órgão envolvidos no evento. “Todos nós juntos, Eaec, Poder Público Municipal, órgãos de segurança, clubes co-irmãos, jipeiros e motoqueiros (trilheiros), entidades de serviço, imprensa, municípios vizinhos, patrocinadores, apoiadores e os voluntários individuais, tornamos Erechim, referência no rally de velocidade, na América do Sul. Portanto, enquanto tivermos este apoio e envolvimento de todos, teremos força  para manter a etapa brasileira do Campeonato Sul-americano, em Erechim”, encerra.

SERVIÇO

O que: Rally Internacional de Erechim
Onde: Erechim, RS
Quando: dias 14 a 19 de maio. Corrida nos dias 17, 18 e 19
Parque de apoio: junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, bairro Frinape

Programação

Terça-feira, 14 de maio
Início da montagem dos boxes das equipes no Parque de Apoio

Quarta-feira, 15 de maio
8h30 – Início dos reconhecimentos das especiais
18h30 – Reconhecimento do super-prime noturno
20h – Jantar de confraternização – Pólo da Cultura
20h – Divulgação da lista oficial de inscritos

Quinta-feira, 16 de maio
8h30 – Início do reconhecimento das especiais
8h30 – Vistoria técnica e de segurança
20h – Largada promocional – Praça da Bandeira, em frente a prefeitura de Erechim

Sexta-feira, 17 de maio
7h30 – Vistoria técnica e administrativa
8h – Início shakedown para carros de tração 4×4
10h – Largada do Qualifying Stage (mesma pista do shakedown)
12h – Início do shakedown para carros de tração 4×2
14h30 – Conferencia de imprensa com autoridades
15h – Conferencia de imprensa com competidores
15h – Escolha da ordem de largada pelos tempos do Qualifying Stage
18h – Largada do Super Prime noturno

Sábado, dia 18 de maio
8h30 – Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
17h – Conferencia de imprensa com competidores

Domingo, 19 de maio
8h03 – Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
13h – Rampa de premiação aos vencedores
13h30 – Conferencia final de imprensa com competidores

ATRAÇÕES NO PARQUE DA ACCIE

Exposição de Carros Antigos – pelo Veteran Car Club de Erechim
Entre os dias 16 e 19 de maio

Encontro de Subarus
Entre os dias 16 e 19 de maio

Teste de Acuidade Visual – pelos clubes de Lions de Erechim
Entre os dias 17 e 19 de maio

Acesso ao Parque da Accie
Um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade
Dias 17 e 18 de maio

PARA SABER

– Crianças serão identificadas com pulseira de identificação
– É proibido acessar o Parque da Accie com qualquer tipo de bebida

ALIMENTAÇÃO

Restaurante do Rally – junto ao Pólo de Cultura – de 16 a 19 de maio (almoço e janta)
Praça de alimentação
Contará com towners de lanches e tendas de lanches das agroindústrias de Erechim
Ampla estrutura de venda de lanches e bebidas em todo o Parque de Apoio e também no espaços das arquibancadas dos super-primes Noturno e Diurno

Inscrições abertas

As inscrições seguem abertas para os competidores estrangeiros e nacionais que desejam competir no Rally Internacional de Erechim. A presença no grid pode ser confirmada diretamente via internet, no site oficial da prova, no endereço www.rallyerechim.com.br.

A prova gaúcha contará pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade. A expectativa dos organizadores é que mais de 75 carros estejam no grid. Até esta terça-feira, segundo dia de inscrições abertas, nada menos que 31 duplas já haviam garantido a inscrição.

PrimeComunicação
Texto e Foto: Edson Castro