Já são mais de 50 inscritos no Rally de Erechim

Primeira semana de inscrições supera expectativa dos organizadores. Estrangeiros já são quase 20

erechim-50

As inscrições para a disputa da 16ª edição do Rally Internacional de Erechim foram abertas na última segunda-feira. E em menos de uma semana já são 52 duplas inscritas para disputar a maior prova do rally de velocidade brasileiro. A corrida englobará disputas simultâneas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho.

Do grid atual, nada menos que 19 carros virão de outros países. Uruguai, Paraguai, Argentina e Bolívia já tem representantes no grid da prova brasileira, que desde 2006 é considerada a melhor do calendário sul-americano.

Na categoria mais forte, a Classe 2, o público poderá conferir dois carros estrangeiros S2000 (tração integral e motor de até 2,0 litros). Estes carros possuem preparação próxima ao que é utilizado pelas equipes no Mundial WRC. Gustavo Saba e Victor Aguilera chegam para tentar o tri na prova de Erechim, a bordo de um Skoda Fabia. Eles venceram as últimas duas edições do Rally de Erechim.

Do Paraguai também vem Alejandro Galanti/Marcelo Toyotoshi, que competem com um Toyota Corolla. Nesta categoria, eles terão a companhia de uma dupla brasileira. O piloto gaúcho Ilo Diehl forma dupla com o navegador mineiro Eduardo Soneca, a bordo de um Mitsubishi Lancer.

A categoria Classe 3 também possui carros de tração 4×4 (integral). Para a prova de Erechim, já são 15 carros garantidos no grid. Nesta categoria, várias duplas são brasileiras. Algumas delas são “da casa”. Caso de Milton Pagliosa/André Pagliosa, Juliano Sartori/Rafael Sartori e de Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales.

A corrida terá ainda outras quatro categorias em disputa: Classes 6, 8 e 9, além da R1, esta válida apenas pela prova do Campeonato Gaúcho. Todas são para competidores que utilizam carros de tração 4×2 e motor de até 1,6 litros no caso das Classes 6 e 9, e até 2,0 litros, na Classe 8 e R1.

Ordem de largada terá novidade

Uma das principais mudanças para os competidores das Classes 2 e 3, onde os carros possuem tração 4×4, estará na ordem de largada do Rally de Erechim. Este ano, a organização vai realizar pela primeira vez em uma prova dos Campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho, o Qualifying Stage. Será uma prova especial, em uma pista de seis quilômetros.

Os competidores terão direito a uma volta rápida neste trecho, que é feito em estrada de terra. Os primeiros 15 colocados terão direito a escolher em qual posição do grid vão largar na corrida, que começa na noite de sexta-feira, dia 17 de maio.

Os demais competidores, largarão na ordem de seus tempos no Qualifying Stage. Já para os competidores das categorias com carros de tração 4×2, permanecem os critérios estabelecidos pelos comissários de prova para a definição da ordem de largada.

Vale ressaltar que esta ordem é apenas para o primeiro dia de corrida. O Rally de Erechim começa na sexta-feira, 17 de maio, com o super-prime noturno, em pista especialmente desenvolvida para a corrida, no Parque da Accie, onde também ficará a estrutura de prova, como os boxes das equipes. O Rally segue no sábado, 17 e domingo, 18.

Inscrições abertas

As inscrições seguem abertas para os competidores estrangeiros e nacionais que desejam competir no Rally Internacional de Erechim. A presença no grid pode ser confirmada diretamente via internet, no site oficial da prova, no endereço www.rallyerechim.com.br.

A prova gaúcha contará pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade. A expectativa dos organizadores é que mais de 75 carros estejam no grid. Até esta terça-feira, segundo dia de inscrições abertas, nada menos que 31 duplas já haviam garantido a inscrição.

Serviço

O que: Rally Internacional de Erechim
Onde: Erechim, RS
Quando: dias 14, 15, 16, 17, 18 e 19 de maio de 2013
Prova valida por: etapas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade
Mais informações: www.rallyerechim.com.br

PrimeComunicação