Search
Close this search box.

Rally de Erechim anuncia novidades para a edição deste ano

Qualifying Stage para carros de tração 4x4 está entre as atrações. Programação ganha novos atrativos 2013

O Rally Internacional de Erechim foi lançado oficialmente na noite desta quinta-feira, 18, em Erechim, no RS. A maior e melhor prova de rally de velocidade do Brasil ficará ainda maior em 2013. A edição deste ano, 16ª, vai ter entre as novas atrações o Qualifying Stage, uma super especial disputada no mesmo local do shakedown (treino final para as equipes).

Esta novidade será apenas para os carros de tração 4×4. Após andarem no Qualifying Stage, os competidores poderão escolher, de acordo com o seu tempo, a ordem que desejam largar na corrida, aos moldes do que acontece no Mundial WRC. Mais uma novidade pioneira dos organizadores do evento de Erechim.

A programação oficial começará na quarta-feira, dia 15 de maio e seguirá até o domingo, 19. O Super Prime Noturno, na sexta-feira, 17, será mantido neste ano, assim como o super-prime diurno, no sábado, 18.

O lançamento do evento reuniu mais de 400 pessoas nesta quinta-feira no Parque da Accie, em Erechim. Autoridades, convidados, voluntários e comissão organizadora estiveram presentes. O coordenador geral do Rally, Claudio Pagliosa foi quem fez a apresentação do evento deste ano.

Se disse empolgado pelo fato de haver a expectativa de um evento ainda maior do que o de 2012, quando a prova quebrou todos os recordes ligados ao esporte na história no Brasil. “Estamos orgulhosos por lançar a 16ª edição do Rally de Erechim, um evento que tem um carinho muito grande, porque ele não é feito por uma entidade, e sim por uma cidade, uma comunidade”, salientou.

Ele também destacou pontos históricos que fizeram da prova de Erechim a maior e melhor do calendário Brasileiro. Convidou o piloto Milton Pagliosa para falar sobre os primeiros desafios no automobilismo e que levaram a nascer a paixão pelo esporte na cidade e região. “Eu comecei nas provas de arrancadas e fui convidado para fazer um rally de regularidade, que no final havia uma especial de velocidade. Certamente tomei gosto pelo esporte assim como muitos nesta cidade, nesta região”, enfatizou Milton.

O presidente do Erechim Auto Esporte Clube (Eaec), Roland Koller foi quem fez a apresentação da programação do evento e também a parte técnica da corrida. O Clube é quem organiza o Rally de Erechim. Através dele, o público presente pode conhecer o novo trajeto da prova, que contará com algumas alterações no percurso em relação ao último ano.

O Rally, no entanto, preservou pontos tradicionais onde há grande presença de público como os saltos dos Verdureiros e dos Trilhos, além de outros. O prefeito de Erechim, Paulo Polis encerrou os discursos da noite lembrando que a prefeitura será uma grande parceira do evento. “Quando falamos de grandes eventos em nossa cidade, falamos da marca Rally. Esta é a marca do nosso povo, é a marca que construímos nos últimos 95 anos (em relação ao aniversário de Erechim que completa 95 anos no próximo dia 30). Isso é o que nós construímos e tem que ser valorizado”, encerrou.

No final do evento, os convidados participaram de um coquetel comemorativo, feito em parceria com a Emater e agroindústrias de Erechim. O público pode conferir um pouco do que é produzido pela agricultura familiar na região.

Inscrições abertas

As inscrições seguem abertas para os competidores estrangeiros e nacionais que desejam competir no Rally Internacional de Erechim. A presença no grid pode ser confirmada diretamente via internet, no site oficial da prova, no endereço www.rallyerechim.com.br.

A prova gaúcha contará pontuação para os campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rally de velocidade. A expectativa dos organizadores é que mais de 75 carros estejam no grid. Até esta terça-feira, segundo dia de inscrições abertas, nada menos que 31 duplas já haviam garantido a inscrição.

Serviço

O que: Rally Internacional de Erechim
Onde: Erechim, RS
Quando: dias 14, 15, 16, 17, 18 e 19 de maio de 2013
Prova valida por: etapas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de Rally de Velocidade
Mais informações: www.rallyerechim.com.br

PrimeComunicação
Foto: Edson Castro