O Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade chega a sua reta final. No próximo final de semana, dos dias 28 e 29 de novembro, a cidade de Santa Maria receberá rodada dupla, que marcará o fechamento da temporada 2015. Duas duplas de Erechim estão na briga direta por títulos em duas categorias.
Carminatti/Andrey Karpinski, na categoria RC4, e Ricardo Oro/Leonardo Dalla Rosa, na RC5, representam a equipe Astrus In Heaven (Cercena S/A/Copare/Colbeck/Pneubras). A primeira está em quarto lugar, mas ainda com chances matemáticas de buscar o que seria o tricampeonato estadual. “Vamos em boas condições para brigar pelo título e acredito que temos possibilidades de sair campeões. O carro já foi consertado do acidente em Barão de Cotegipe (terceira etapa), está novo e em ótimas condições. Será uma prova com duas etapas e é importante completarmos no sábado para poder continuar a brigar pelo título no domingo”, destaca Ricardo Oro.
O piloto destaca que a disputa na categoria RC5 está bem acirrada. “São competidores muito bons. Será uma bela prova para público e competidores. Esta será minha primeira prova em Santa Maria. Pelo que já ouvi falar, é uma corrida que tem o piso um pouco diferente da nossa região e que conhecemos. Isso será um desafio”, acrescenta Oro.
Carminatti salienta ainda que o carro da dupla está pronto e ressalta as dificuldades para chegar a mais um título. “Dos que estão brigando pelo título na RC4, nós estamos alguns pontos mais atrás. Mas em se tratando de rali tudo é possível e é com esta motivação que vamos, primeiro tentar fazer uma boa prova, concluir e após, se possível, chegar a vitória”, completa.
Programação da prova
A programação da corrida começará mesmo no sábado, dia 28. Entre às 7h30 e 13h30 haverá o reconhecimento das especiais pelos competidores. O primeiro dia de provas tem largada do primeiro carro na primeira especial do sábado, a partir das 14h45.
No domingo, dia 29, a largada da primeira especial está marcada para às 9h15. Já a premiação aos vencedores acontecerá em almoço de confraternização a partir das 13h.
Cada dia de prova em Santa Maria valerá uma etapa do Campeonato Gaúcho. Com isso, serão definidos os campeões em todas as categorias, RC2, RC3, RC4, RC5 e RCR.
O parque de apoio da prova, com toda a estrutura administrativa e boxes das equipes, ficará junto ao centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria. O acesso ao local, assim como também em todas as especiais, será gratuito.
Acompanhamento da prova em tempo real
O público poderá acompanhar o Rally de Santa Maria in loco, nas especiais por onde a prova se desenvolverá. O mapa com os principais pontos de acesso pode ser baixado no site oficial da prova, www.rallysm.com.br.
No mesmo site, será possível acompanhar ao vivo, em vídeo a passagem por dois pontos do trajeto da corrida. Ou então, haverá ainda a possibilidade de conferir como se dará o rastreamento de cada carro, em tempo real, via satélite.
PROGRAMAÇÃO DO RALLY DE SANTA MARIA
Sexta-feira – dia 27 de novembro
18h – Reunião entre competidores e FGA (Centro de Ventos da UFSM)
Sábado – dia 28 de novembro
7h30 às 13h30 – reconhecimento das especiais pelos competidores
14h45 – largada da primeira especial
Domingo – dia 29 de novembro
9h15 – largada da primeira especial
Prime Comunicação
Edson Castro