Search
Close this search box.

Situação no RS promove mudança no calendário do Brasileiro de Rally de Velocidade

Com a situação climática do Rio Grande do Sul é impossível pensar em rally pelos próximos meses. Para seguir com o Campeonato Brasileiro, clubes se reúnem e ajustam as datas das três primeiras etapas.

A situação do Rio Grande do Sul é indiscutível. O excesso de chuvas afetou milhões de pessoas, dezenas de cidades foram devastadas pelas enchentes e os clubes de automobilismo do estado estão a todo vapor ajudando a população gaúcha. Assim surgiu a necessidade de fazer novas alterações no calendário do Campeonato Brasileiro de Rally.

A primeira mudança foi o adiamento do Erechim Rally Brasil, que estava agendado para os dias 16 a 19 de maio, valendo inclusive pelo campeonato Sulamericano. Percebendo que mais 30 dias não seriam suficientes para pensar em eventos esportivos, o Automóvel Clube de Estação, que está fazendo um imenso trabalho para atender às vítimas das enchentes, também optou por adiar o Rally Estação, que seria realizado nos dias 14 a 16 de junho. Com objetivo de colaborar com os clubes parceiros, o RPMC – clube organizador do Rally da Graciosa, previsto para os dias 19 e 20 de julho, também entrou na mudança de datas.

Levando em consideração o tempo necessário para reestabelecer a situação no estado do Rio Grande do Sul e o calendário do Campeonato Sulamericano de Rally, o Erechim Rally Brasil fica reagendado para julho, aguardando a confirmação da data pela Codasur. O Rally Estação também segue mais pra frente, previsto para agosto. E por fim, o Rally da Graciosa passa para primeira etapa do ano, nos dias 14 e 15 de junho. “Não é uma mudança fácil. Tecnicamente está tudo pronto, mas estamos ajustando essas mudanças com as três prefeituras e demais órgãos reguladores na região para possamos realizar nossa prova com o mesmo padrão que gostaríamos. Mas essa é a maneira mais sensata de ajudar nossos clubes parceiros no Rio Grande do Sul”, declara Osmar Carta Neto, presidente do RPMC.

Calendário 2024 atualizado

1ª etapa – 13 – 15/06 – Rally da Graciosa – Antonina / PR
2ª etapa – julho – Erechim Rally Brasil – Erechim / RS *
3ª etapa – agosto – Rally Estação – Estação / RS *
4ª etapa – 14 – 15/09 – Rally Rio Negrinho / SC
5ª etapa – 18 – 20/10 – Severiano de Almeida / RS
6ª etapa – 13 – 15 /12 – Pomerode / SC

Enquanto isso, o EAEC – Erechim Auto Esporte Clube e o ACE – Automóvel Clube de Estação trabalham incessantemente na captação, seleção e direcionamento das doações recebidas de diversas partes do Brasil, adequando o material para quem de fato precisa. Nos perfis do Instagram dos respectivos clubes, @eaecrs e @automovel_clube_estacao você encontra formas de colaborar.

* Aguardando confirmação da Codasur para a data de julho e da FGA para a data de Estação em agosto.

BRdeRally
Foto: Edson Castro