Neste final de semana, o navegador brasileiro Gabriel Morales, único representante do Brasil no WRC (World Rally Championship), conquistou um terceiro lugar inédito para o Brasil. Essa conquista foi no WRC Vodafone Rally de Portugal, a quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally de 2024. Morales, que faz dupla com o piloto boliviano Bruno Bulacia, vinha de uma sólida quarta posição no Rally da Croácia e conseguiu melhorar ainda mais a sua performance nas desafiadoras estradas de cascalho de Portugal.
Durante a competição, a dupla Bulacia-Morales mostrou um ritmo impressionante, liderando em diversos momentos do rally. As estradas técnicas e arenosas de Portugal, que se tornam rochosas e esburacadas na segunda passagem, exigem precisão e habilidade excepcionais, e a dupla sul-americana correspondeu às expectativas. Infelizmente, um superaquecimento do motor obrigou-os a reduzir o ritmo, mas mesmo assim conseguiram assegurar a terceira posição geral no WRC3, acumulando pontos cruciais para o campeonato.
O resultado em Portugal foi particularmente notável, já que a dupla superou diversas equipes competindo no WRC2, uma categoria acima, demonstrando o alto nível de desempenho de Morales e Bulacia. A trajetória de Gabriel Morales é marcada por inúmeros títulos brasileiros e sul-americanos, além de meia década competindo no WRC, sendo 2019, 2020 e 2021 ao lado do piloto também brasileiro Paulo Nobre (Palmeirinha).
Para alcançar esses resultados, Morales teve que fazer alguns sacrifícios, trocando o calor e a proximidade da família no Brasil pelo frio e a distância na Finlândia, onde reside atualmente para estar mais próximo das competições europeias.
Estamos testemunhando um capítulo emocionante na história do automobilismo mundial, com Gabriel Morales conquistando seu espaço no cenário global do rally. Sua dedicação e talento prometem muitas outras conquistas no futuro do WRC.
SOBRE GABRIEL MORALES
Gabriel Morales é um navegador de rally brasileiro conhecido por sua habilidade e dedicação ao esporte. Sua carreira é marcada por conquistas significativas, incluindo a liderança de uma etapa do WRC2 em 2022, tornando-se o primeiro brasileiro a alcançar tal feito, além de ter sido campeão brasileiro nas categoria 4×2 Super e RCN2 e do Rally dos Sertões na categoria UTV Super Production, sem contar os títulos paulistas, gaúchos, paranaenses e de copas peugeot.
Thyago Acosta
Foto: André Lavadinho @andrelavandinho