Vencedores inéditos na edição dos 25 anos do Erechim Rally Brasil. Fabricio Zaldivar e Marcelo der Ohannesian (Hyundai i20 Rally 2 / MZR Racing) confirmaram nas quatro especiais do domingo um domínio iniciado já na Super Prime da sexta-feira, que abriu a programação da prova. O piloto paraguaio e o navegador argentino conseguiram se livrar dos problemas que atrapalharam seus principais concorrentes.
“Fau” Zaldivar começou o dia 22 segundos à frente de Augusto Bestard / Leonardo Suaya (VW Polo GTI R5 / GRT). O campeão de 2022 conseguiu descontar cinco segundos da desvantagem na SS9 (Pro Tune 1), mas em seguida, na SS10 (Astrus Digital 1), sofreu com um furo de pneu, escapou da estrada e perdeu 53 segundos para os líderes. A essa altura, Gustavo Saba e Fernando Mussano (VW Polo GTI R5 / Saba Competición) passaram à segunda posição, mas viram o lugar no pódio escapar no último estágio (SS12 – Astrus Digital 2), com a quebra da suspensão, que os fez deixar a prova muito próximo de seu fim.
Bestard recuperou então o segundo lugar, fechando o Erechim Rally Brasil a 1min15 de Zaldivar/Der Ohannesian. Terceiro lugar para Agustín Alonso / Edgardo Galindo (VW Polo GTI R5 / Copetrol) – o pódio foi dominado pelas duplas da categoria Codasur, para as máquinas mais potentes (R5 e Rally 2).
“Maravilhoso, é um rally que eu acompanhava desde quando meu pai competia. Muito contente pela primeira vitória, foi uma prova bastante difícil, mas ao mesmo tempo incrível. Sabíamos que tínhamos uma boa vantagem para o domingo e procuramos ser um pouco mais cauteloso e não errar. Fizemos um ótimo trabalho e agora é seguir assim”, resumiu Zaldivar, piloto apoiado pela Hyundai no Mundial de Rally (categoria WRC2)
Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer Evo X / UB Rally) foram os melhores na Codasur 2, confirmando a liderança da categoria no campeonato. Festa verde e amarela também na Codasur 4 (carros 4×2), com Luís Stédile / KZ Morales, e de André Alegretti, ao lado do boliviano Victor Alanoca, na Codasur 3.. Na Copa Proto, triunfo dos bolivianos Nataniel Bruun e Claudio Bustos (Kia Rio Proto / Bruun Racing). A competição reúne modelos com carrocerias hatch e base mecânica de carros 4×4 mais antigos. Já Gunter Hinkelmann e Enio Bozzano (Polaris RZR Pro R / MSL Racing) conquistaram o primeiro lugar na Copa UTV.
No Brasileiro, os erechinenses Milton Pagliosa e Vinícius Anziliero (Mitsubishi Lancer Evo X / EMA Racing) venceram na geral e na Rally 2 (4×4) – foram os melhores representantes do país na classificação geral, com o quarto lugar. Superaram Bertholdo/Dalmut e Stédile / Morales, melhores na Rally 4. José Barros Neto e Gabriel Moraes (VW Up! TSI / Artesani) levaram entre os carros da Rally 5 (4×2 com preparação limitada).
Brasileiro e Gaúcho
O último dia do Erechim Rally Brasil também valeu como quarta etapa do Gaúcho. Vitórias de Pagliosa / Anziliero (Rally 2); Elton Palkewich / Cássio Navarini (Rally 5); Fernando Solimann / Felipe Costa (Rally 4) e Sidinei Lírio / Olmiro Toniazzo (Rally 3 RS).
Uma atração à parte no fim de semana foi a presença do português Bernardo Sousa (campeão de seu país em 2010 e quarto do mundo na categoria S2000 do Mundial). Ele comandou o carro 0, último a passar pelas especiais antes da largada e destacou a experiência. “Adorei e espero voltar muitas vezes. O rally é espetacular; as especiais muito divertidas e a atmosfera incrível”.
Comunicação Erechim Rally Brasil 2023
Rodrigo Gini
Foto: RPM Fotografias