“A tomada de tempo teve 10 quilômetros, e no início era um trecho de reta com lombas, onde era possível imprimir alta velocidade. Problemas no nosso rádio intercomunicador dificultaram a nossa comunicação dentro do carro, não escutávamos um ao outro. Na sequência, passamos por uma grande lomba e ao aterrissarmos percebemos que houve a quebra da balança traseira. O veículo se desgovernou e fomos direto para uma próxima lomba, que nos lançou para o alto em uma série de capotamentos”, detalhou o navegador Gustavo Maierá. “Sabe aquelas infelizes coincidências? Pois então, se a próxima lomba não estive lá ou quebrássemos em outro local, apenas perderíamos aceleração e nada aconteceria”, lamentou.
O AFX Revo 4×2 foi projetado e construído para competir no Rally dos Sertões. Por ser uma máquina nova e diferenciada, ficou por duas horas na vistoria da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo -; um tempo muito maior de análise, quando comparado com os demais veículos. “Fomos aprovados sem ‘recheck’ ou seja, fomos liberados logo na primeira vistoria, sem qualquer tipo de pendência”, apontou o piloto Gabriel Cestari, que ressaltou. “Inclusive, os itens de segurança da picape mostraram o quão resistentes são, pois o interior da cabine está intacto, cumprindo com o objetivo que é resguardar pela vida dos ocupantes. Por isso, se essa era a nossa prova de fogo, estou satisfeito com a questão de segurança”.
De fato, esse não era o planejamento da Ghia Rally Team, porém, acidentes acontecem no rally. Essa seria a estreia da dupla no esporte off-road, que estava inscrita na categoria Series: prólogo, mais três etapas. “Agora, vamos voltar para a casa e reconstruir o AFX que deu perda total. E isso não nos desanima, muito pelo contrário. Queremos estar presentes nos rallys e mostrar nosso potencial na próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country”, disse animado Cestari.
O Rally dos Sertões seguiu… Pela frente 2.608,98 quilômetros, em sete dias de disputas, passando pelas cidades de Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Paracatu (MG), São Francisco (MG), Diamantina (MG), até a chegada em Belo Horizonte (MG).
A Ghia Rally Team tem patrocínio de Ghia Investimentos e Udifitness. E co-patrocinadores a AFX Veículos e Qualicar
Liberdade de Ideias
Isis Moretti – Mtb: 36.471
Foto: DFOTOS