Com objetivo de somar pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country de Velocidade (3ª e 4ª etapas), as equipes inscritas na competição percorreram uma especial de 122 quilômetros na Serra do Cuesta, em meio a plantações de reflorestamento de eucalipto e muitas lombas.
Satisfeito com o resultado obtido, Lucas Moraes acredita que o fato de ter largado na frente acabou ajudando a equipe MEM Motorsport a vencer a primeira especial no geral dos carros e na categoria Pro Brasil. “Foi uma das especiais mais bacanas que já competi no Cuesta. Apesar de ter a característica de muitas lombas, essa etapa não tivemos muitas”, disse o piloto.
E acrescentou: “começamos com o pé direito, o Beco navegou muito bem e deu tudo certo. O entrosamento ajudou muito, mas tivemos a vantagem de pegar a pista limpa. O Marcos, que chegou em segundo, pegou muita poeira”, explicou o piloto que promete acelerar forte no segundo dia de prova e encerrou o dia com uma vitória também no Super Prime, disputado em uma pista anexa ao Ginásio Mário Covas, logo após a primeira etapa.
Apesar do segundo colocado na classificação geral entre os carros, Marcos Baumgart e Kleber Cincea ficaram com a primeira posição da categoria Protótipo. Já Thiago da Silva e Tony Matias fizeram o 10o melhor tempo, com 01h57min09s, mas venceram na categoria Production T2. A dupla Célio de Pace e Luciano Wanderley ficou na 12a posição geral, mas faturou a primeira posição da categoria Super Production.
Companheirismo a prova
Uma particularidade marcou a disputa entre os caminhões inscritos na disputa do Rally Cuesta Off-Road. Após liderar boa parte da especial, o trio comandado por Felício Bragante enfrentou um problema mecânico, e acabou sendo socorrido pelo adversário, Guido Salvini. Um verdadeiro exemplo de companheirismo. “Foi uma especial maravilhosa. Tivemos um problema e fomos socorridos pelo Salvini. Hoje tivemos de tudo um pouco, mas amanhã esperamos duelar de verdade, sem nenhum problema”, relatou Felício Bragante.
Salvini faz questão de ressaltar o bom desempenho do adversário . “O Felício andou melhor hoje, ficamos com o segundo lugar, mas amanhã vamos tentar reverter a situação para sair com a vitória do Cuesta. A especial de hoje estava bem tranquila, tivemos trechos sinuosos e travados, com trechos rápidos. Enfrentamos muitas erosões e lombas, o caminhão rendeu bem, e foi uma etapa muito boa”, concluiu.
Neste domingo, 18, a programação tem início logo cedo. Os carros largam do Ginásio Mário Covas a partir das 07h. Já às 13h30 acontece o Super Prime, na pista anexa ao Ginásio. A premiação será realizada no Primar Plaza Hotel, às 16h.
O 8º Rally Cuesta Off-Road é uma realização de Arena Promoções e Eventos. Tem patrocínio Cam-AM, co-patrocínio de Rodoserv e apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu. Supervisão da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo, da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.
Classificação geral categoria carros – especial 1 (Extra-oficial )
1) 301 Lucas Moraes/ Beco Andreotti, Pro Brasil, 1h49min04s
2) 303 Marcos Baumgart/ Kleber Cincea, Protótipo T1, 1h49min27s
3) 323 Marcos Moraes/Edu Sachs, Protótipo T1, 1h50min21s
4) 306 Romeu Franciosi/Marcos Rogério, Protótipo T1, 1h51min59s
5) 313 Jorley Junior/Maykel Justo, Pro Brasil, 1h52min23s
6) 310 Luiz Facco/Humberto Ribeiro, Pro Brasil, 1h54min19s
7) 304 José Antonio Franciosi/ Rafael Capoani, Protótipo T1, 1h54min19s
8) 305 Roberto Reijers/Fausto Dallape, Protótipo T1, 1h58min08s
9) 314 Mauro Schenekenberg Guedes/Neurivan Calado, Pro Brasil, 2h00min54s
10) 317 Thiago Wilson da Silva/Tony Matias, Production T2, 2h01min41s
11) 376 Célio de Pace/Luciano Wanderley, Super Production, 2h02min01s
12) 340 Pietro Branchina Neto/Henry Hitter Kirst, Production T2, 2h03min43s
13) 312 Davison Rabecchi/Elson P. Oliveira, Protótipo T1, 2h03min43s
14) 319 Marcos Kffuri/ Rodrigo Czech, Production T2, 2h06min16s
15) 308 Pedro Prado Filho/Joaquim Bicudo, Production T2, 2h19min15s
16) 315 Rodrigo Khezam/Pipo Mironi, Production T2, 2h20min35s
17) 302 Marcelo Tomazoni/João Paulo Franco, Super Production, 2h23min06s
18) 356 Luiz Claudio Rodrigues/Thiago de Vargas, Protótipo T1, 2h18min50s
19) 346 Helena Soares/Fábio Pedroso, Super Production, 2h19min01s
20) 316 Ricardo Maia Aguiar/Alison Pedroso, Super Production, 2h25min05s
21) 307 Paulo Pichini/Paulo Eduardo Cardoso, Protótipo T1, 5h20min00
22) 309 Cristian Baumgart/Kaique Bontivoglio, Protótipo T1, 6h42min36s
Classificação geral categoria caminhões – especial 1 – (Extra-oficial)
1) 345 Felício Bragante/ Luiz Durval de Paiva/ Manoel Henrique, Caminhões Leves, 02h26m13s
2) 401 Guido Salvini/Flávio Bisi/Fernando Chwaigert, Caminhões Pesados, 02h27m54s
PROGRAMAÇÃO:
Data: 16 a 18/05/2014
Local: Botucatu-SP
Parque de Apoio: Ginásio de Esportes Mário Covas
Rua Maria Joana Félix Diniz, nº 1585- Vila Leopoldina, Botucatu, SP
(Próximo ao hotel Primar Plaza Hotel)
WP- 22°53’22.79″S 48°25’48.92″O
Waypoint em graus, minutos e segundos
18/05 – Domingo – 2ª Prova
7h00 – Largada 1º Carro no parque de apoio (Ginásio de esportes Mário Covas).
7h30 – Largada 1º Carro na especial.
8h00 – Largada 1ª Moto no parque de apoio (Ginásio de esportes Mário Covas).
8h30 – Largada 1ª Moto na especial.
13h30 – Super Prime (Pista anexa ao Ginásio de Esportes Mario Covas)
16h00 – Premiação (Primar Plaza Hotel)
SIG Comunicação – Silvana Grezzana Santos
Foto: André Chaco/Webventure