O que você consegue fazer em 4.3 segundos? Trocar algumas vezes de canal na TV, quem sabe uns 3 polichinelos ou simplesmente abrir e fechar a geladeira. De qualquer modo, vamos presumir que não seja muita coisa, certo? Pois bem, é com essa pequena vantagem que Sébastien Ogier e Julien Ingrassia lideram o Rally de Monte-Carlo após 12 especiais cronometradas, mantendo o seu Citroen C3 WRC ligeiramente à frente dos demais competidores.
A ação no sábado teve início na SS9 Agnieres En Devoluy – Corps 1 (29.82 km) e logo de cara com uma vitória da dupla estoniana Ott Tanak / Martin Jarveoja por 0.5 segundos sobre Kris Meeke e Seb Marshall, dupla também da Toyota. Também na SS9, o i20 WRC de Andreas Mikkelsen / Anders Jaeger acabou se chocando com uma mureta, acidente que arrancou a roda traseira esquerda do carro da Hyundai, acabando com as suas esperanças de lutar pelo pódio na etapa de Monte-Carlo.
Na SS10 St Leger Les Melezes – Batie Neuve 1 (16.87 km), ao contrário das expectativas, a quantidade de neve era menor do que o esperado pela maioria dos competidores, especialmente pelo fato dessa especial passar por um famoso resort de Ski. Desse modo, a menor quantidade de gelo e neve fez com que quem apostasse em pneus macios tivesse maior vantagem sobre seus adversários, feito conseguido por Ott Tanak que magistralmente escolheu andar com pneus macios para faturar a SS10 com 5.8 segundos de vantagem sobre o seu companheiro de Toyota, Jari-Matti Latvala. Ainda na SS10, Sébastien Loeb, mesmo sendo nove vezes campeão mundial, deixou o seu i20 apagar e perdeu preciosos segundos, fato que agora o deixa relativamente mais distante da disputa pela vitória, mas não da briga pelo terceiro posto na classificação geral.
? @AMikkelsenRally / @andersjgr with a “problem” after SS9 #RallyeMonteCarlo Watch now live on https://t.co/twccZ0hRvh #WRC #WRCLive @autodoc_berlin @ACM_Media pic.twitter.com/2xgy7ZX2Oa
— WRC (@OfficialWRC) 26 de janeiro de 2019
Vale destacar também o acidente do único Ford Fiesta WRC relativamente competitivo nessa etapa, Elfyn Evans / Scott Martin caíram em um barranco e acabaram batendo em uma árvore. Com isso, o Fiesta foi bastante danificado e é final de prova no dia para os dois que não sofreram nada além de um susto.
Nas SS11 Agnieres En Devoluy – Corps 2 e SS12 St Leger Les Melezes – Batie Neuve a história se repetiu com o predomínio da Toyota ao serem vencidas por Ott Tanak, tornando o sábado completamente tricolor nas cores da Estônia, sendo escoltado por seu companheiro de equipe Kris Meeke. Porém, na classificação geral, a disputa pela vitória permanece entre Sébastien Ogier de C3 WRC e Thierry Neuville com o seu i20 WRC, visto que, até agora, são os únicos pilotos que conseguiram ser rápidos e consistentes sem enfrentar maiores problemas com os seus equipamentos.
Mais um capítulo se encerra em Monte-Carlo e a disputa segue apertada. Amanhã teremos o último e derradeiro dia de competição para definir quem será o vencedor dessa belíssima etapa de abertura do Mundial de 2019. Fique ligado!
Texto: Fernando Brondani
Fotos: Toyota Gazoo Raacing, WRC