De 15 a 26 de fevereiro, será realizada a terceira edição do SARR – South American Rally Race, na Argentina. A largada será da cidade de La Rioja (noroeste do país, divisa com o Chile), com chegada em Viedma (no litoral).
O roteiro de aproximadamente 4 mil quilômetros passará pelas cidades de Chilecito, San Juan, Tunuyan, Alvear, Mendoza, 25 de mayo, Villa Regina e Gral Conesa, cruzando cinco províncias – La Rioja, San Juan, Mendonza, La Pampa e Rio Negro.
De acordo com a organização do evento – a Asociacion Argentina de Rally Raid – o 3º SARR tem um grid formado por 150 veículos entre motos, quadriciclos, UTV’s e carros, sendo que deste número 15 são brasileiros, representando a segunda maior delegação na competição (atrás da Argentina e na frente do Chile). Os outros países presentes são Peru, Equador, Uruguai, Bolívia, Colômbia, Espanha, Alemanha, Irlanda e EUA.
“É motivo de orgulho ver a representatividade do Brasil em provas internacionais, e principalmente, integrar este time que enfrentará as difíceis dunas do deserto argentino. Em boa parte, o roteiro será o mesmo do Dakar 2018, o que aumenta as nossas expectativas e nos prepara para encarar obstáculos que exigirão muita cautela e experiência”, declara o piloto da equipe MSL Rally, Gunter Hinkelmann, que faz dupla com o navegador Deco Muniz. Eles estarão a bordo de um UTV Can Am X3.
Na rota do maior rali do mundo
Devido aos ataques terroristas na África, o Dakar – o maior rali do mundo – migrou em 2009 para a América do Sul, cruzando a Argentina e Chile. Para a surpresa de todos, apresentou um roteiro extremamente desafiador, com dunas ainda mais traiçoeiras quando comparadas as africanas. Tal foi o sucesso, que permaneceu nesta região por dez anos; e será por esses caminhos que o SARR 2022 passará.
Na estreia da MSL Rally no SARR, Muniz ressalta que o percurso das etapas argentinas é completamente diferente de um Sertões ou provas do Brasileiro de Rally Cross-Country, por exemplo. “São dunas gigantescas, atravessaremos desertos. Teremos os fesh-fesh, rios secos, poeirão. A navegação no deserto será por CAP (ângulo de bússola), não existe uma estrada marcada e se você errar o caminho, fica complicado de perceber. A leitura do terreno é fundamental, sobretudo, identificar o tipo de duna que cruzaremos para adotar a melhor pilotagem. O primeiro passo será entender a prova, para gradativamente aumentar o nosso ritmo de velocidade”, pondera o navegador.
Cerca de 70% do SARR passará por desertos, sendo: Desierto Norte La Rioja, Desierto Norte San Juan, Dunas de Vallecito, Duna de Lavalle, Dunas Del Nihuil e Dunas Bahía Creek. Também compõe os quase 4 mil quilômetros, trechos de montanhas e estradas vicinais de rípio (piçarras).
Outros brasileiros no SARR 2022
Motos
5 Danilo Gomes
11 Guilherme Bissoto
Carros
134 Cristiano Rocha e Anderson Geraldi
136 José Nogueira e Alyson Antunes
UTVs
202 Rodrigo Luppi e Maykel Justos
207 Edu Piano e Solon Mendes
214 Bruno Conti e Felipe Bianchini
221 Luiz Facco e Humberto Ribeiro
225 Enio Bozzano e Luciano Gomes
228 Pamela Bozzano e Cadu Sachs
231 Guilherme Benchimol e Daniel Spolidorio
234 Gunter Hinkelmann e Deco Muniz
256 Carlos de Castro Neto e Lourival Roldan
259 Lelio Carneiro Júnior e Webert Moreira
264 Thiago Fraga e Álvaro Almeida
Roteiro –SARR 2022
Percurso total: 3.860 quilômetros
Percurso cronometrado: 2.520 quilômetros
16 de fevereiro
Shakedown e largada promocional
17 de fevereiro – 1ª etapa
La Rioja – Chilecito
390 quilômetros (250 quilômetros de trecho cronometrado)
18 de fevereiro – 2ª etapa
Chilecito – San Juan
550 quilômetros (330 quilômetros de trecho cronometrado)
19 de fevereiro – 3ª etapa
San Juan – Tunuyan
460 quilômetros (320 quilômetros de trecho cronometrado)
20 de fevereiro – 4ª etapa
Tunuyan – Alvear
430 quilômetros (300 quilômetros de trecho cronometrado)
21 de fevereiro – Dia de descanso
Alvear (Mendoza)
22 de fevereiro – 5ª etapa
Alvear – 25 de mayo
550 quilômetros (320 quilômetros de trecho cronometrado)
23 de fevereiro – 6ª etapa
25 de mayo – Villa Regina
430 quilômetros (300 quilômetros de trecho cronometrado)
24 de fevereiro – 7ª etapa
Villa Regina – Gral Conesa
400 quilômetros (270 quilômetros de trecho cronometrado)
25 de fevereiro – 8ª etapa
Gral Conesa – Viedma
350 quilômetros (230 quilômetros de trecho cronometrado)
26 de fevereiro – 9ª etapa
Viedma – Viedma
300 quilômetros (200 quilômetros de trecho cronometrado)
A MSL Rally representa a MSL Corporate. Para saber mais acesse www.mslcorporate.com
Liberdade de Ideias
Isis Moretti
Foto: Sanderson Pereira