O Rally de Erechim está chegando, tem início da programação nesta quinta-feira, e corrida dividida em três dias, com a primeira especial sendo disputada na noite de sexta, dia 19. E na maior prova do Brasil, a equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos) vai ter novidades.
O piloto Fernando Solimann terá a companhia do estreante Marcos Vinicius Pedot, o navegador mais jovem a competir na prova gaúcha. “Embora o Vini esteja estreando, ele já realizou vários treinos comigo, sabe bem como funciona a navegação e com isso nossa expectativa para esta corrida passa a ser muito boa, vamos tentar buscar um bom resultado”, destaca o piloto.
Fernando andou a primeira etapa, em Estação, com o irmão, Felipe, que por motivos particulares não poderá competir na corrida que também é na “casa” da equipe. Afora isso, outra mudança vem na parte mecânica do Peugeot 206. “Colocamos um novo câmbio, que já deveria ter sido colocado em Estação, mas não houve tempo. No demais, o carro apenas passou por revisão e segue sendo o mesmo da primeira prova deste ano”, acrescenta Fernando.
Erechim é a prova mais longa do calendário e Fernando acredita que alguns cuidados devem ser essenciais para conseguir completar e pontuar. “Não dá para tentar tirar o máximo do carro logo nas primeiras especiais. Fazendo isso, corre-se o risco de quebra ou problemas, que muitas vezes acabam tirando mais tempo, do que um início mais cauteloso. São três dias de prova em que é preciso completar e este é o nosso objetivo neste rali, chegar ao final e se possível em uma boa colocação”, explica o piloto da Solimann Racing.
Ação social
No inicio desta semana, a equipe também participou de uma ação social, o Rally na Escola, projeto do Rally de Erechim que leva competidores e carros de competição até escolas do municípios. Fernando Solimann participa da ação há vários anos.
“Julgo muito importante este tipo de ação, pois divulga o evento, o nosso esporte e também é uma oportunidade de os estudantes conheceram mais sobre o trabalho de piloto e navegador, como é um carro, a segurança, o quanto eles também precisam estar seguros ao irem assistir uma corrida. A gente vê no olho da criança que ela realmente gosta de rali e quer saber, muitas vezes nos questionando sobre coisas que nem imaginávamos. Foi muito bom ter estado mais uma vez integrado a esta ação”, completa Fernando Solimann.
PROGRAMA DO RALLY ERECHIM
Quinta-feira – dia 18 de maio
7h30 – Abertura da Secretaria de Prova (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)
8h30 – Início do reconhecimento das especiais, pelos competidores
20h – Carreata promocional do Rally Erechim, com concentração na Praça da Bandeira, centro da cidade
Sexta-feira, dia 19 de maio
7h20 – Início do shakedown (treino final) – carros 4×4
9h13 – largada do Qualifying Stage – carros 4×4
11h – Início do shakedown (treino final) – carros 4×2
14h30 – Conferência de Imprensa (Pólo de Cultura, junto ao Parque da Accie)
19h – Largada do Super-Prime noturno (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)
Sábado, dia 20 de maio
8h13 – Largada da Especial Linha Aurora 1 – 13,4 KM
8h46 – Largada da especial Vale Dourado 1 – 16,1 KM
9h24 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 1 – 15,48 KM
11h35 – Largada da Especial Linha Aurora 2 – 13,4 KM
12h08 – Largada da especial Vale Dourado 2 – 16,1 KM
12h46 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 2 – 15,48 KM
14hh34 – Largada do Super-prime (Parque da Accie) – 3,6 KM
Domingo, dia 21 de maio
8h18 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1 – 14,38 KM
8h41 – Largada da Especial Paulo Bento 1 – 13,41KM
10h32 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2 – 14,38 KM
10h55 – Largada da Especial Paulo Bento 2 – 13,41KM
11h28 – Largada da Especial Accie (Parque da Accie) – 3,6 KM
Texto e foto: Edson Castro