Search
Close this search box.

Rally Erechim mantém tradição, mas também inova com especial inédita

Um dos trechos será totalmente novo e vai abrir a corrida no segundo dia

Tem piloto e navegador que vão andar pela primeira vez no Erechim Rally Brasil, tem fã que vai pela primeira vez para “o barranco”, e tem competidores experiente, tem público que acompanha há anos o evento, mas em 2017, também terá especial nova, embora a maior parte mantenha trechos tradicionais da corrida.

O diretor técnico do Rally, Dirceu Cabral, explica que a intenção foi fazer uma corrida com trechos técnicos e que também garantam segurança aos competidores e público. “A principal mudança se dá na primeira especial do sábado (dia 20). A especial Linha Aurora é totalmente nova, mesmo que em alguns pontos, cruzem trechos que já estiveram em anos anteriores, mas há tempo não disputados mais. Trata-se de uma especial bastante seletiva, com trechos rápidos mesclados com outros mais travados”, explica Dirceu.

A segunda especial do sábado está mantida, a Vale Dourado, a única que mantém 100% de seu traçado em relação a 2016. “Na terceira especial, a Vale dos Parreirais, os primeiros 11 quilômetros permanecem, mas o final é diferente, terminando na comunidade de Linha Batistela”, explica Dirceu.

Já as especiais de domingo vão ser um remake da última etapa do Campeonato Gaúcho de 2016. “Naquela oportunidade já havíamos feito um teste para ver das condições de realização neste ano também. Com isso, as especiais Barão de Cotegipe e Paulo Bento, ficam mantidas, agora no terceiro dia de prova”, amplia Dirceu.

O shakedown, treino final para as equipes, é outra novidade. “Vai ser realizado em um trecho próximo a BR 153, Transbrasiliana, passando pelo Horto Florestal. É um trecho com várias situações que vão representar muito do que os competidores encontrarão durante o Rally”, completa Dirceu Cabral.

O treino acontece na sexta-feira, dia 19, pela manhã, juntamente com a disputa dos tempos do Qualifying Stage, onde os melhores colocados na categoria dos carros 4×4, podem escolher em qual posição querem largar na corrida.

A primeira especial do Rally será o super-prime noturno, na sexta-feira, 19, a partir das 19h. Este traçado, junto ao Parque da Accie, é o mesmo dos anos anteriores, onde também será disputado o super-prime diurno, no sábado e a última especial, no final da manhã de domingo.

O número de inscritos

– 74 equipes no total
– 29 equipes estrangeiras
– 45 equipes brasileiras

Equipes por países

– Paraguai: 17 equipes
– Uruguai: 6 equipes
– Argentina: 3 equipes
– Bolívia: 3 equipes

PRÉ-LISTA DE INSCRITOS DO RALLY ERECHIM

Categoria RC2 – 4×4

– Gustavo Saba/Fernando Mussano (PAR) – Skoda Fabia R5
– Marcos Ligato/Ruben Garcia (ARG) – Skoda Fabia R5
– Alexandre Figueiredo/Vinicius Zavierucka (BRA) – Citroen DS3 MR
– Didier Arias/Hector Nunes (PAR) – Skoda Fabia R5
– Blas Zapag/Enrique Frata (PAR) – Skoda Fabia R5
– Augusto Dágostini/Javier Montero (ARG) – VW Gol MR
– Geronimo Padilha/Nicolás Garcia (ARG) – Peugeot 208 MR
– Miki Zaldivar/Edgardo Galindo (PAR) – Skoda Fabia R5
– Rodrigo Zeballos/Sebastian Dotta Pardo (URU) – Peugeot 208 MR

Categoria RC2N – 4×4

– Happy Peredo/Fabricio Roca (BOL) – Mitsubishi Lancer
– Esteban Eid/Matias Aranguren (BOL) – Mitsubishi Lancer
– Enrique Pereira/Antonio Piñero (URU) – Mitsubishi Lancer
– Zuasnabar Alvariza/Claudio Bustos (URU) – Mitsubishi Lancer
– Luiz Facco/Felipe Costa (BRA) – Peugeot 207 XRC
– Juliano Sartori/Rafael Sartori (BRA) – Mitsubishi Lancer
– Roberto Saba/José Ocampo (BOL) – Mitsubishi Lancer
– Claudio Rossi/Eduardo Tonial (BRA) – Mitsubishi Lancer
– Agustin Zapag/Juan Bilbao (PAR) – Mitsubishi Lancer
– Enrique Zapag/Fabrizio Chiarini (PAR) – Mitsubishi Lancer
– Tiago Larrossa/Kaze Morales (BRA) – Mitsubishi Lancer
– Ricardo Malucelli/Giovani Bordin (BRA) – Mitsubishi Lancer
– Marco Malucelli/Vinicius Aziliero (BRA) – Mitsubishi Lancer
– Paulo Nobre/Gabriel Morales (BRA) – Mitsubishi Lancer
– Fabio Sinsem/Gilson Rocha (BRA) – Peugeot 207 XRC
– Carlos Costa/Diego Dias (PAR) – Mitsubishi Lancer
– Vitor Fischer/Sidinei Broering (BRA) – Mitsubishi Lancer
– Milton Pagliosa/André Pagliosa (BRA) – Mitsubishi Lancer

Categoria RC3 – 4×2

– Cassiano Pomiecisnki/Murilo Spironello (BRA) – Fiat Palio
– Miguel Zaldivar/Victor Aguilera (PAR) – Citroen DS3
– Carlos Frontera/Alberto Frontera (PAR) – Toyota Runx
– Vaner Bertoluzzi/Natasha Pedot (BRA) – Peugeot 206
– Mateus Cassol/Gabriel Cassol (BRA) – Peugeot 207
– Jorge Cresta/Daniel Petersen (PAR) – Toyota Corolla
– Marcos da Silva/Mateus Peruin (BRA) – VW Gol

Categoria RC4 – 4×2

– Fabricio Bianchini/Damon Alencar (BRA) – Peugeot 207
– Felipe Marra/Thiago Osternack (BRA) – Peugeot 207
– Luis Stedille/Armando Miranda (BRA) – Peugeot 207
– Miguel Bravo/Roberto Aguilera (PAR) – Honda Civic
– Wilfred Klassen/Gustavo Garcia (PAR) – Honda Civic
– Simon Ortin/Ricardo Fretes (PAR) – Ford Fiesta R2
– Luis Gomez/Raul Vallejos (PAR) – Honda Civic
– Nicolas Teera/Oscar Sellanes (URU) – Honda Civic
– Fernando Solimann/Felipe Solimann (BRA) – Peugeot 206
– Toninho Genoin/Maicol Souza (BRA) – Peugeot 207
– Diego Elizeche/Juan Bilbao (PAR) – Honda Civic
– Marcos Valandro/Dario Driessen (BRA) – VW Gol
– Emerson Cavassin/Rafael Frasson (BRA) – Peugeot 207
– Carminatti/Marco Marini (BRA) – GM Celta
– Leandro Brustolin/Gilson Yoshimura (BRA) – Renault Clio
– Felipe Mueller/Cesar Ramthum (BRA) – Peugeot 207

Categoria RC5 – 4×2

– Alexandro Damián/Ramiro Ayala Bueno (PAR) – Fiat Palio
– Luciano Cassol/Edgar Marsarotto Jr (BRA) – VW Gol
– Felix Bareiro/Jose Viñales (PAR) – VW Gol
– Sandro Supitz/Eduardo Ortolan (BRA) – VW Gol
– Jorge Maune/Stefan Aguilar (PAR) – Changan Eado
– Mauricio Jarozeski/João Remor (BRA) – Fiat Palio
– Erolf Schotten/Tony Matias (BRA) – Peugeot 206
– Edu Paula/Bruno Scarpeli (BRA) – VW Gol
– Michel Mueller/Luis Felipe Eckel (BRA) – Peugeot 207
– Eder Andreolio/Ernesto Minozzo (BRA) – Fiat Palio
– Luigi Flores/Federico Maggioni (URU) – Peugeot 207
– André Alegretti/Guilherme Trombini (BRA) – Fiat Palio
– Marcelo da Silva/Mauricio da Silva (BRA) – Fiat Palio
– Patricia Pita/Sebastián Gonzales (URU) – Ford KA

Categoria RCR – 4×2

– Cristiano Beus/Francli Luis Fusinatto (BRA) – Fiat Palio
– Bruno Andreya/Marcelo Menegatti (BRA) – Ford KA

SERVIÇO DO RALLY ERECHIM

O que: Erechim Rally Brasil
Onde: Erechim – RS (Brasil)
Quando: dias 18 a 21 de maio de 2017
Competições em disputa: Campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade

PROGRAMA DO RALLY ERECHIM

Quinta-feira – dia 18 de maio

7h30 – Abertura da Secretaria de Prova (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)
8h30 – Início do reconhecimento das especiais, pelos competidores

Sexta-feira, dia 19 de maio

7h20 – Início do shakedown (treino final) – carros 4×4
9h13 – largada do Qualifying Stage – carros 4×4
11h – Início do shakedown (treino final) – carros 4×2
14h30 – Conferência de Imprensa (Pólo de Cultura, junto ao Parque da Accie)
19h – Largada do Super-Prime noturno (Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480)

Sábado, dia 20 de maio

8h13 – Largada da Especial Linha Aurora 1 – 13,4 KM
8h46 – Largada da especial Vale Dourado 1 – 16,1 KM
9h24 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 1 – 15,48 KM
11h35 – Largada da Especial Linha Aurora 2 – 13,4 KM
12h08 – Largada da especial Vale Dourado 2 – 16,1 KM
12h46 – Largada da Especial Vale dos Parreirais 2 – 15,48 KM
14hh34 – Largada do Super-prime (Parque da Accie) – 3,6 KM

Domingo, dia 21 de maio

8h18 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 1 – 14,38 KM
8h41 – Largada da Especial Paulo Bento 1 – 13,41KM
10h32 – Largada da Especial Barão de Cotegipe 2 – 14,38 KM
10h55 – Largada da Especial Paulo Bento 2 – 13,41KM
11h28 – Largada da Especial Accie (Parque da Accie) – 3,6 KM

Texto e foto: Edson Castro
Diretor de Imprensa do Rally Erechim 2017