Search
Close this search box.

Rally Erechim ganha novas especiais e eventos na Edição 2015

– Lançamento do evento aconteceu na noite desta quarta-feira
 
– Novos eventos paralelos serão agregados ao Rally
 
– Prova passa a buscar um novo patamar acrescentando a marca Brasil ao nome 
 
Erechim Rally Brasil. A nova marca do Rally Erechim foi lançada na noite desta quarta-feira, 29, no em evento no Centro Cultural 25 de Julho, em Erechim, no RS. A expectativa dos organizadores com a mudança na marca institucional da prova, é levar o nome para além fronteiras brasileiras. “Hoje o Rally Erechim já é um evento consolidado em todo o Brasil, conhecido por sua excelência e grandiosidade. O que queremos é atingir um novo patamar, fazer com outros países também conheçam nosso evento de maneira mais direta, por isso adotamos este novo posicionamento”, destacou o coordenador geral do Rally, Claudio Pagliosa, que foi quem apresentou a novidade ao público presente na solenidade.
 
Outras novidades foram apresentadas e prometem agregar ainda mais valor ao evento. Entre as atrações, estão eventos paralelos como duas novas exposições: Clube Brasil Peugeot e o Super Carros.
 
Claudio Pagliosa destacou ainda os eventos que estão agregados ao Rally Erechim, e que não fazem parte, diretamente da corrida, como o Rally na Escola, onde os competidores visitam educandários de Erechim e onde os estudantes se envolvem em atividades sobre o esporte, doação de sangue, Rally Bike, um passeio com bicicletas que passou pelas especiais da prova, mas que também homenageou os 97 anos de Erechim, no último domingo.
 
Um dos pontos salientados ainda pelo coordenador, foi a questão do voluntariado na organização do Rally. “Por isso também a importância deste evento, para valorizar e apresentar as ações que estão acontecendo, quem está fazendo, os voluntários que se envolvem diretamente na organização”, pontuou Pagliosa.
 
O presidente do Erechim Auto Esporte Clube, entidade que organiza o Rally, Everton Barbieri, apresentou os patrocinadores do evento deste ano e enfatizou o crescimento que este teve nos últimos anos. “Hoje fazemos parte de um evento de reconhecimento internacional, que entra na sua maioridade, com confiança e maturidade, onde todos sabem que o foco é fazer com responsabilidade e segurança”, salientou Barbieri.
 
O Rally Erechim, que já havia aderido à campanha da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), sobre conscientização no trânsito, este ano também irá aderir a outra proposta da entidade máxima do automobilismo mundial, que quer conscientizar o público expectador, de sua educação ambiental.
 
Este ano está mantida também a parceria com o programa Mesa Brasil, do serviço Social do Comércio (Sesc Erechim), que receberá doações de alimentos como acesso aos super primes, noturno e diurno durante a corrida. Nos últimos quatro anos, foram arrecadas e distribuídas cerca de 43 toneladas de alimentos.
 
O prefeito de Erechim, Paulo Polis salientou o empenho de todos que fazem o Rally Erechim. “Vocês são orgulho para nossa cidade, vocês fazem esta cidade mais feliz”, disse.
 
rallylancamento15-1024x682 
Novas especiais
 
O Rally Erechim será composto por novas especiais este ano, passando por estradas de terra no interior dos municípios de Erechim, Barão de Cotegipe e Paulo Bento. Uma das novidades será a volta da, agora chamada Especial Vale Dourado, uma referencia ao famoso Vale Dourado, que passa pelas comunidades de Sete de Setembro e São Brás, no interior de Erechim. Esta será a primeira especial do segundo dia de prova, o sábado, dia 23 de maio. A segunda especial será a Vale dos Parreiras, que passará por uma região turística entre serras, no interior de Erechim e Barão de Cotegipe. Da cidade vizinha, largará a terceira especial do sábado, a Especial Barão de Cotegipe/Cavaletti.
 
O domingo será composto por mais dois trechos cronometrados. O primeiro, passará pelo tradicional Salto dos Verdureiros e agregará a volta da curva em 180º, na BR 153 (Transbrasiliana), na Especial Verdureiros/Plaxmetal. O segundo trecho, a Especial Campininha/Rei Verde sairá do Bairro Peccin, em direção ao distrito de Capo Erê, retornando à Erechim e fazendo o tradicional “Salto dos Trilhos”, ao contrário.
 
As novidades nas especiais da prova deste ano foram apresentadas nesta quarta-feira, pelo diretor de prova, Adilson Stankievicz. Ele também apontou a continuação do super prime noturno, abrindo a competição, na noite de sexta-feira, dia 22 de maio.
 
Está mantida ainda a programação da manhã de sexta-feira, 22 de maio, o shakedown, em pista que também servirá para o Qualifying Stage, que apontará os 10 primeiros a largar na corrida.
 
O super prime diurno, na tarde de sábado, dia 23, está mantido, junto à pista no Parque da Accie, mesmo local onde acontecerá o super prime noturno.
 
rallylancamento7-1024x682 
Programação mantida
 
O programa do Rally Erechim manteve a mesma sequencia do último ano. A terça-feira, 19, será reservada para a chegada das equipes e montagem dos boxes. Na quarta, 20, começam as atividades, como reconhecimento das especiais.
 
A noite de quinta-feira, dia 21, está reservada para a largada promocional, que está mantida no centro da cidade, evento que apresenta os competidores ao público e que normalmente recebe mais de 15 mil expectadores.
 
A sexta-feira começa com o shakedown/Qualifying Stage e termina com o super prime noturno, abrindo a corrida. O sábado, 22, e o domingo, 23, estão reservados à corrida que pontuará para as segundas etapas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade.
 
Caminhos do Rally
 
Uma grande novidade deste ano foi o desenvolvimento do Selo “Caminhos do Rally”. Ele dá início a uma série de ações que visam unificar o Rally Erechim, ao turismo regional e as belíssimas paisagens do Alto Uruguai.
 
Esta ação será perpetuada no decorrer dos próximos anos. “E este ano já contaremos com algumas novidades vinculadas aos Caminhos do Rally”, apontou Claudio Pagliosa. Serão montadas áreas de camping e recepção a turistas e expectadores do Rally, em comunidades no interior de Erechim, por onde passará a prova.
 
Homenagens especiais
 
Dois momentos marcaram ainda a solenidade de lançamento do Rally de Erechim. O primeiro foi uma homenagem a Ricardo Gorbaran, ex-diretor de Rally da Confederação Sul-americana de Automobilismo, que faleceu em 2013. A ele foi atribuído o Troféu Ricardo Gorbaran, pelos serviços prestados ao esporte.
 
E desta maneira foi premiada a equipe de trabalho do Rally Erechim. Quem recebeu o Troféu em nome de todos os colaboradores e voluntários, foi Ricardo Tausendfreund, que atuará junto ao Comitê de Segurança do evento.
 
Outra homenagem foi prestada ao engenheiro civil Flavio Alberto Remor, que passa a ser o novo Patrono do Rally Erechim. A homenagem foi entregue pelos filhos, João Pedro, Eduarda e Augusto.
 
Mais informações sobre o evento, podem ser acessadas no site oficial, www.rallyerechim.com.
 
Prime Comunicação
Texto e fotos: Edson Castro