Rally Erechim

Cavaletti Rally Racing fecha o ano entre os melhores do Brasileiro de Rally

Equipe gaúcha garante terceiro lugar na categoria mais disputada do ano, após etapa final disputada no Paraná
araucaria-final-cavaletti

 
Quando começaram a temporada 2014, com uma estrutura totalmente nova, carro novo, disputando a primeira temporada do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, a equipe gaúcha Cavaletti Rally Racing já havia projetado: disputar novamente o título de campeão do regional (Campeonato Gaúcho) e fechar o ano pelo menos entre os três melhores da categoria CBR3, no certame nacional.
 
Em outubro, a equipe, formada pela dupla Evandro Carbonera e Eduardo Tonial, conquistou o bicampeonato Gaúcho. E neste final de semana, na cidade de Araucária, no Paraná, a dupla fechou a temporada 2014 no pódio do Brasileiro: terceiro lugar. E esta foi também a classificação final que Evandro ficou como piloto, dando ainda o vice-campeonato a Eduardo, entre os navegadores.
 
“Encontramos aqui um rally muito bom de se fazer, procuramos andar o que dava, sabendo claro, das limitações do nosso carro. Foi uma ótima prova. O terceiro lugar nesta etapa e também no Brasileiro é importante. Este ano começamos uma nova estrutura, carro novo, uma competição que nunca havíamos disputado. Acredito que tenhamos crescido como dupla, o ano todo. Esperamos agora voltar em 2015 e andar em um ritmo mais forte”, destacou o piloto Evandro Carbonera, ao final da prova de Araucária.
 
O navegador Eduardo Tonial salientou que a equipe teve um ano de muito aprendizado. “Principalmente para mim que fiz meu primeiro ano com o Evandro. Tivemos que nos adaptar ao carro (Peugeot 207) também, onde nem eu nem ele já havia andado, mas fomos pegando mão ao longo do ano, e sabemos que ainda temos a melhorar. O terceiro lugar do Evandro e o segundo meu, como navegador, premia o nosso empenho ao longo deste ano”, acrescentou.
 
O Rally das Araucárias era novidade para a equipe Cavaletti Rally Racing (Cavaletti/Lussani/Perfiaço/Copare/Lorenci). O que encontraram pela frente foi uma prova bastante exigente, cansativa e com muita poeira nas estradas de terra no interior do município de Araucária.
 
A prova relembrou grandes disputas de anos passados como o “salto da ponte”, onde o público pode acompanhar inclusive, a última especial do campeonato em 2014.
 
Saldo positivo
 
A equipe Cavaletti Rally Racing fecha o ano de 2014 com saldo positivo. Com a dupla Evandro Carbonera e Eduardo Tonial venceu a maior parte das etapas do Campeonato Gaúcho, onde também foi campeã na categoria RC4.
 
A bordo do Peugeot 207, carro que a dupla pilotou pela primeira vez, também foi buscar uma vitória e vários pódios ao longo do ano no Brasileiro, garantindo o terceiro lugar como piloto e vice como navegador.
 
Ao longo do ano a dupla também levou palestras sobre empreendedorismo para escolas públicas dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Mais de 600 estudantes participaram destes encontros.
 
Agora, a dupla Evandro e Eduardo, que competiram pela primeira vez juntos, passa a projetar a próxima temporada. O primeiro passo está sendo a captação de patrocinadores.
 
RESULTADO FINAL DO RALLY DAS ARAUCÁRIAS
 
Categoria CBR1
 
CATEGORIA CBR3
 
1 – Marco Malucelli/Vinicius Anziliero – VW Gol – 1h22min57
2 – Toninho Genoin/Maicol de Souza – Peugeot 206 – 1h24min54
3 – Evandro Carbonera/Eduardo Tonial – Peugeot 207 – 1h27min28
 
CATEGORIA CBR1
 
1 – Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 1h17min32
2 – Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Mitsubishi Lancer – 1h18min21
3 – Dimas Pimenta III/Ricardo Konig – Peugeot 207 XRC – 1h25min38
 
CATEGORIA CBR2
 
1 – Pedro Zamith/Gilson Rocha – Peugeot 207 – 1h23min30
2 – Mauricio Neves/Leandro Ferrarini – Peugeot 207 – 1h24min35
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALI
 
CATEGORIA CBR3
 
1 – Marco Malucelli/Vinicius Anziliero – VW Gol – 155p
2 – Toninho Genoin/Maicol de Souza – Peugeot 206 – 137p
3 – Evandro Carbonera/Eduardo Tonial – Peugeot 207 – 128p
 
Categoria CBR1
 
1 – Ulysses Bertholdo/Marcelo Dalmut – Mitsubishi Lancer – 164p
2 – Dimas Pimenta III/Ricardo Konig – Peugeot 207 XRC – 124p
3 – Ricardo Malucelli/Giovani Bordin – Mitsubishi Lancer – 109p
 
CATEGORIA CBR2
 
1 – Lucas Arnone/Andrey Karpinski – Peugeot 207 – 135p
1 – Pedro Zamith/Gilson Rocha – Peugeot 207 – 120p
2 – Felipe Muller/Felipe Costa – Peugeot 207 – 98p
 
Prime Comunicação
Texto e foto: Edson Castro